Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463 |
Resumo: | As narrativas expográficas da exposição de longa duração “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”, no Museu de Arte de Belém (MABE), constituíram-se como objeto de estudo desta Dissertação, que se desdobrou em analisar sete imagens de mulheres negras, retratadas em pinturas na referida mostra. Imagens que consolidam a problemática categorização de “tipos populares”. Tendo como material empírico o catálogo da exposição, considerado como um importante documento, suporte de conhecimento em relação ao conteúdo, muito além de vestígio expográfico, pois oferece a possibilidade de compreender as obras e os contextos que suscita e os objetivos propostos pela equipe curatorial. Com base nos pensamentos feministas negros e em questões pertinentes ao campo da História da Arte, entrelaçadas às relações raciais, este estudo apresenta argumentos teóricos que confluem para análises do campo museal e museológico. Utilizando uma síntese argumentativa que partiu do estudo de três categorias “tirânicas” foram realizadas análises sobre estereótipos que cercam o imaginário em torno da representação de mulheres negras: a “tirania do visível”, de Georges Didi-Huberman, a “tirania do silêncio”, de Audre Lorde e as “imagens de controle”, de Patricia Hill Collins. A aplicação das categorias “tirânicas” levou à compreensão de outros modos de ver as imagens de mulheres negras em contexto de exposição de longa duração, diferentes daquele da seleção expositiva que produziu narrativas de ausência. |
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2023-01-10T16:21:46Z2023-01-10T16:21:46Z2021-11-17PANTOJA, Silvia Raquel de Souza. Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE). Orientadora: Joseania Miranda Freitas. 2022. 137 f. il. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Ciência Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463As narrativas expográficas da exposição de longa duração “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”, no Museu de Arte de Belém (MABE), constituíram-se como objeto de estudo desta Dissertação, que se desdobrou em analisar sete imagens de mulheres negras, retratadas em pinturas na referida mostra. Imagens que consolidam a problemática categorização de “tipos populares”. Tendo como material empírico o catálogo da exposição, considerado como um importante documento, suporte de conhecimento em relação ao conteúdo, muito além de vestígio expográfico, pois oferece a possibilidade de compreender as obras e os contextos que suscita e os objetivos propostos pela equipe curatorial. Com base nos pensamentos feministas negros e em questões pertinentes ao campo da História da Arte, entrelaçadas às relações raciais, este estudo apresenta argumentos teóricos que confluem para análises do campo museal e museológico. Utilizando uma síntese argumentativa que partiu do estudo de três categorias “tirânicas” foram realizadas análises sobre estereótipos que cercam o imaginário em torno da representação de mulheres negras: a “tirania do visível”, de Georges Didi-Huberman, a “tirania do silêncio”, de Audre Lorde e as “imagens de controle”, de Patricia Hill Collins. A aplicação das categorias “tirânicas” levou à compreensão de outros modos de ver as imagens de mulheres negras em contexto de exposição de longa duração, diferentes daquele da seleção expositiva que produziu narrativas de ausência.The expographic narratives of the long-term exhibition “Windows of the past, mirrors of the present: Belém of Pará, art, image and history”, at Museu de Arte de Belém (MABE), constituted the object of study of this Dissertation, which unfolded in analyzing seven images of black women, portrayed in paintings in that exhibition. Images that consolidate the problematic categorization of “popular types”. Having as empirical material the exhibition catalog, considered as an important document, support of knowledge in relation to the content, far beyond the expographic trace, as it offers the possibility to understand the works and their raised contexts and the objectives proposed by the curatorial team. Based on black feminist thoughts, and on issues pertinent to the field of Art History, intertwined with racial relations, this study presents theoretical arguments that converge to analyzes of the museal and museological field. Using an argumentative synthesis that started from the study of three “tyrannical” categories, analyzes were carried out on stereotypes that surround the imaginary about the representation of black women: the “tyranny of the visible”, by Georges Didi-Huberman, the “tyranny of silence”, by Audre Lorde and “images of control”, by Patricia Hill Collins. The application of “tyrannical” categories led to the understanding of other ways of seeing the images of black women in the context of long-term exposure, unlike the expository selection that produced narratives of absence.Submitted by Silvia Pantoja (silvia.raquel@ufba.br) on 2023-01-02T23:55:02Z No. of bitstreams: 1 dissertação SilviaPantoja.pdf: 4631200 bytes, checksum: 17e5551816819d9936a175c8d1f5d3c6 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-01-10T16:21:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação SilviaPantoja.pdf: 4631200 bytes, checksum: 17e5551816819d9936a175c8d1f5d3c6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-10T16:21:46Z (GMT). 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