Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Silvia Raquel de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463
Resumo: As narrativas expográficas da exposição de longa duração “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”, no Museu de Arte de Belém (MABE), constituíram-se como objeto de estudo desta Dissertação, que se desdobrou em analisar sete imagens de mulheres negras, retratadas em pinturas na referida mostra. Imagens que consolidam a problemática categorização de “tipos populares”. Tendo como material empírico o catálogo da exposição, considerado como um importante documento, suporte de conhecimento em relação ao conteúdo, muito além de vestígio expográfico, pois oferece a possibilidade de compreender as obras e os contextos que suscita e os objetivos propostos pela equipe curatorial. Com base nos pensamentos feministas negros e em questões pertinentes ao campo da História da Arte, entrelaçadas às relações raciais, este estudo apresenta argumentos teóricos que confluem para análises do campo museal e museológico. Utilizando uma síntese argumentativa que partiu do estudo de três categorias “tirânicas” foram realizadas análises sobre estereótipos que cercam o imaginário em torno da representação de mulheres negras: a “tirania do visível”, de Georges Didi-Huberman, a “tirania do silêncio”, de Audre Lorde e as “imagens de controle”, de Patricia Hill Collins. A aplicação das categorias “tirânicas” levou à compreensão de outros modos de ver as imagens de mulheres negras em contexto de exposição de longa duração, diferentes daquele da seleção expositiva que produziu narrativas de ausência.
id UFBA-2_1e6f22a590cfc425e8233faf36f61ea6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36463
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-01-10T16:21:46Z2023-01-10T16:21:46Z2021-11-17PANTOJA, Silvia Raquel de Souza. Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE). Orientadora: Joseania Miranda Freitas. 2022. 137 f. il. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Ciência Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463As narrativas expográficas da exposição de longa duração “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”, no Museu de Arte de Belém (MABE), constituíram-se como objeto de estudo desta Dissertação, que se desdobrou em analisar sete imagens de mulheres negras, retratadas em pinturas na referida mostra. Imagens que consolidam a problemática categorização de “tipos populares”. Tendo como material empírico o catálogo da exposição, considerado como um importante documento, suporte de conhecimento em relação ao conteúdo, muito além de vestígio expográfico, pois oferece a possibilidade de compreender as obras e os contextos que suscita e os objetivos propostos pela equipe curatorial. Com base nos pensamentos feministas negros e em questões pertinentes ao campo da História da Arte, entrelaçadas às relações raciais, este estudo apresenta argumentos teóricos que confluem para análises do campo museal e museológico. Utilizando uma síntese argumentativa que partiu do estudo de três categorias “tirânicas” foram realizadas análises sobre estereótipos que cercam o imaginário em torno da representação de mulheres negras: a “tirania do visível”, de Georges Didi-Huberman, a “tirania do silêncio”, de Audre Lorde e as “imagens de controle”, de Patricia Hill Collins. A aplicação das categorias “tirânicas” levou à compreensão de outros modos de ver as imagens de mulheres negras em contexto de exposição de longa duração, diferentes daquele da seleção expositiva que produziu narrativas de ausência.The expographic narratives of the long-term exhibition “Windows of the past, mirrors of the present: Belém of Pará, art, image and history”, at Museu de Arte de Belém (MABE), constituted the object of study of this Dissertation, which unfolded in analyzing seven images of black women, portrayed in paintings in that exhibition. Images that consolidate the problematic categorization of “popular types”. Having as empirical material the exhibition catalog, considered as an important document, support of knowledge in relation to the content, far beyond the expographic trace, as it offers the possibility to understand the works and their raised contexts and the objectives proposed by the curatorial team. Based on black feminist thoughts, and on issues pertinent to the field of Art History, intertwined with racial relations, this study presents theoretical arguments that converge to analyzes of the museal and museological field. Using an argumentative synthesis that started from the study of three “tyrannical” categories, analyzes were carried out on stereotypes that surround the imaginary about the representation of black women: the “tyranny of the visible”, by Georges Didi-Huberman, the “tyranny of silence”, by Audre Lorde and “images of control”, by Patricia Hill Collins. The application of “tyrannical” categories led to the understanding of other ways of seeing the images of black women in the context of long-term exposure, unlike the expository selection that produced narratives of absence.Submitted by Silvia Pantoja (silvia.raquel@ufba.br) on 2023-01-02T23:55:02Z No. of bitstreams: 1 dissertação SilviaPantoja.pdf: 4631200 bytes, checksum: 17e5551816819d9936a175c8d1f5d3c6 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-01-10T16:21:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação SilviaPantoja.pdf: 4631200 bytes, checksum: 17e5551816819d9936a175c8d1f5d3c6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-10T16:21:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação SilviaPantoja.pdf: 4631200 bytes, checksum: 17e5551816819d9936a175c8d1f5d3c6 (MD5) Previous issue date: 2021-11-17CAPESporUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Expographic narrativesLong-term exposureTyrannical categoriesBlack womenCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIANarrativas expográficasExposição longa duraçãoCategorias tirânicasMulheres negrasMulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)Black women visualized and ignored: an analysis of expographic narratives at Museu de Arte de Belém (MABE)Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFreitas, Joseania Mirandahttps://orcid.org/0000-0002-6133-2303http://lattes.cnpq.br/2522358867008495Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo daRios, Flavia Mateushttp://lattes.cnpq.br/9491355582964341Araújo, Rosângela Janja Costahttps://orcid.org/0000-0001-9006-8719http://lattes.cnpq.br/5387419210733898Britto, Clovis Carvalhohttps://orcid.org/0000-0001-6267-544Xhttp://lattes.cnpq.br/7846212059366799http://lattes.cnpq.br/8246819454433878https://orcid.org/0000-0003-4735-3519http://lattes.cnpq.br/5804420791295004Pantoja, Silvia Raquel de Souzareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTdissertação SilviaPantoja.pdf.txtdissertação SilviaPantoja.pdf.txtExtracted texttext/plain316490https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36463/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20SilviaPantoja.pdf.txt59315627ff584d4ca4bb718f740dc0a3MD53ORIGINALdissertação SilviaPantoja.pdfdissertação SilviaPantoja.pdfapplication/pdf4631200https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36463/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20SilviaPantoja.pdf17e5551816819d9936a175c8d1f5d3c6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36463/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/364632023-01-14 02:03:41.357oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-01-14T05:03:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Black women visualized and ignored: an analysis of expographic narratives at Museu de Arte de Belém (MABE)
title Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
spellingShingle Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
Pantoja, Silvia Raquel de Souza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Narrativas expográficas
Exposição longa duração
Categorias tirânicas
Mulheres negras
Expographic narratives
Long-term exposure
Tyrannical categories
Black women
title_short Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
title_full Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
title_fullStr Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
title_full_unstemmed Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
title_sort Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)
author Pantoja, Silvia Raquel de Souza
author_facet Pantoja, Silvia Raquel de Souza
author_role author
dc.contributor.refereesLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8246819454433878
dc.contributor.refereesIDs.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4735-3519
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Joseania Miranda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6133-2303
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2522358867008495
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da
Rios, Flavia Mateus
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9491355582964341
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araújo, Rosângela Janja Costa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9006-8719
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5387419210733898
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Britto, Clovis Carvalho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6267-544X
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7846212059366799
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5804420791295004
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Silvia Raquel de Souza
contributor_str_mv Freitas, Joseania Miranda
Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da
Rios, Flavia Mateus
Araújo, Rosângela Janja Costa
Britto, Clovis Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Narrativas expográficas
Exposição longa duração
Categorias tirânicas
Mulheres negras
Expographic narratives
Long-term exposure
Tyrannical categories
Black women
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas expográficas
Exposição longa duração
Categorias tirânicas
Mulheres negras
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Expographic narratives
Long-term exposure
Tyrannical categories
Black women
description As narrativas expográficas da exposição de longa duração “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”, no Museu de Arte de Belém (MABE), constituíram-se como objeto de estudo desta Dissertação, que se desdobrou em analisar sete imagens de mulheres negras, retratadas em pinturas na referida mostra. Imagens que consolidam a problemática categorização de “tipos populares”. Tendo como material empírico o catálogo da exposição, considerado como um importante documento, suporte de conhecimento em relação ao conteúdo, muito além de vestígio expográfico, pois oferece a possibilidade de compreender as obras e os contextos que suscita e os objetivos propostos pela equipe curatorial. Com base nos pensamentos feministas negros e em questões pertinentes ao campo da História da Arte, entrelaçadas às relações raciais, este estudo apresenta argumentos teóricos que confluem para análises do campo museal e museológico. Utilizando uma síntese argumentativa que partiu do estudo de três categorias “tirânicas” foram realizadas análises sobre estereótipos que cercam o imaginário em torno da representação de mulheres negras: a “tirania do visível”, de Georges Didi-Huberman, a “tirania do silêncio”, de Audre Lorde e as “imagens de controle”, de Patricia Hill Collins. A aplicação das categorias “tirânicas” levou à compreensão de outros modos de ver as imagens de mulheres negras em contexto de exposição de longa duração, diferentes daquele da seleção expositiva que produziu narrativas de ausência.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-10T16:21:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-10T16:21:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PANTOJA, Silvia Raquel de Souza. Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE). Orientadora: Joseania Miranda Freitas. 2022. 137 f. il. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Ciência Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463
identifier_str_mv PANTOJA, Silvia Raquel de Souza. Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE). Orientadora: Joseania Miranda Freitas. 2022. 137 f. il. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Ciência Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36463/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20SilviaPantoja.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36463/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20SilviaPantoja.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36463/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59315627ff584d4ca4bb718f740dc0a3
17e5551816819d9936a175c8d1f5d3c6
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459657643032576