A Segurança da Informação na Ciência da Informação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Fausta Joaquina Clarinda de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34280
Resumo: Investiga a temática da Segurança da Informação (SI) na área de Ciência da Informação (CI) no Brasil. Como objetivo geral, estuda-se como a área da CI aborda a temática da SI considerando-se o âmbito das universidades federais brasileiras. Como objetivos específicos procurou-se: 1) Levantar e conhecer os conteúdos de textos sobre SI publicados entre 1994 e 2018, existentes em fontes especializadas para este fim; 2) Levantar as correntes teóricas que caracterizam as origens da CI identificadas nos textos selecionados para análise, sobre SI na CI, no Brasil; 3) Levantar normas sobre SI; 4) Levantar a oferta da disciplina SI, ou Gestão de Segurança da Informação, ou disciplinas com denominações similares, oferecida(s) por universidades federais brasileiras em cursos acadêmicos e profissionais de mestrado e doutorado em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e por cursos de Graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia, com base em suas respectivas matrizes curriculares. A partir da hipótese de que as subáreas da CI (Arquivologia e Biblioteconomia) e os cursos de pós-graduação em CI não promovem adequadamente a formação profissional de nível superior quando não oferecem componente curricular sobre SI como disciplina obrigatória, defende-se a tese de que somente com a oferta de componente curricular obrigatório relativo à SI, a área de conhecimento da CI proporcionará formação adequada. O método de abordagem adotado foi o dedutivo; as técnicas de coleta de dados foram a documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e a documentação direta (pesquisa documental); os métodos de procedimento aplicados ao que foi coletado ao longo da investigação foram os de tratamentos básicos (seleção inicial e organização básica), seguidos de procedimentos de otimização (seleção final, eliminação de redundâncias e identificação de origens do material selecionado), com representações organizadas em quadros e infográficos resultantes de análises dos dados obtidos nos levantamentos realizados. A investigação revelou que apenas um curso investigado oferece a disciplina SI (ou similar) na modalidade obrigatória, e que os demais nem mesmo a incluem em suas matrizes curriculares. Revelou ainda a existência de um único grupo de pesquisa sobre o tema. As teorias, publicações, observações, argumentos e análises aqui reunidos permitiram demonstrar a grande relevância e a urgente necessidade de ampliação da pesquisa em SI na área da CI, e a verdadeira lacuna no ensino de componentes curriculares correlacionados à temática da SI, uma disciplina percebida atualmente como fundamental, essencial, para a qualificação profissional na área da CI.
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spelling Santana, Fausta Joaquina Clarinda deSantana, Fausta Joaquina Clarinda deSilva, Rubens Ribeiro Gonçalves daMatos, Maria Teresa Navarro de BrittoAlvares, Lillian Maria Araújo de RezendeAraújo, Wagner Junqueira deOliveira, José Cláudio Alves de2021-09-27T21:22:17Z2021-09-27T21:22:17Z2021-09-272021-06-11http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34280Investiga a temática da Segurança da Informação (SI) na área de Ciência da Informação (CI) no Brasil. Como objetivo geral, estuda-se como a área da CI aborda a temática da SI considerando-se o âmbito das universidades federais brasileiras. Como objetivos específicos procurou-se: 1) Levantar e conhecer os conteúdos de textos sobre SI publicados entre 1994 e 2018, existentes em fontes especializadas para este fim; 2) Levantar as correntes teóricas que caracterizam as origens da CI identificadas nos textos selecionados para análise, sobre SI na CI, no Brasil; 3) Levantar normas sobre SI; 4) Levantar a oferta da disciplina SI, ou Gestão de Segurança da Informação, ou disciplinas com denominações similares, oferecida(s) por universidades federais brasileiras em cursos acadêmicos e profissionais de mestrado e doutorado em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e por cursos de Graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia, com base em suas respectivas matrizes curriculares. A partir da hipótese de que as subáreas da CI (Arquivologia e Biblioteconomia) e os cursos de pós-graduação em CI não promovem adequadamente a formação profissional de nível superior quando não oferecem componente curricular sobre SI como disciplina obrigatória, defende-se a tese de que somente com a oferta de componente curricular obrigatório relativo à SI, a área de conhecimento da CI proporcionará formação adequada. O método de abordagem adotado foi o dedutivo; as técnicas de coleta de dados foram a documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e a documentação direta (pesquisa documental); os métodos de procedimento aplicados ao que foi coletado ao longo da investigação foram os de tratamentos básicos (seleção inicial e organização básica), seguidos de procedimentos de otimização (seleção final, eliminação de redundâncias e identificação de origens do material selecionado), com representações organizadas em quadros e infográficos resultantes de análises dos dados obtidos nos levantamentos realizados. A investigação revelou que apenas um curso investigado oferece a disciplina SI (ou similar) na modalidade obrigatória, e que os demais nem mesmo a incluem em suas matrizes curriculares. Revelou ainda a existência de um único grupo de pesquisa sobre o tema. As teorias, publicações, observações, argumentos e análises aqui reunidos permitiram demonstrar a grande relevância e a urgente necessidade de ampliação da pesquisa em SI na área da CI, e a verdadeira lacuna no ensino de componentes curriculares correlacionados à temática da SI, uma disciplina percebida atualmente como fundamental, essencial, para a qualificação profissional na área da CI.Investigation of the subject of Information Security (InfoSec) in the area of Information Science (IS) in Brazil. The general purpose is to study how the IS area address the subject of InfoSec considering the scope of Brazilian federal universities. The specific purposes aimed to: 1) Identify and knowing the contents of texts on InfoSec published between the years 1994 and 2019, which exist among sources specific for this purpose; 2) Survey the theoretical trends that characterize the origins of IS identified in the selected texts on InfoSec in IS, in Brazil; 3) Identify the standards on InfoSec; 4) Investigate the offer of the subject InfoSec, or Information Security Management, or subjects with similar descriptions, offered by the Brazilian federal universities in academic and professional courses of master and doctor degrees in Information Science Post-Graduation Programs and in undergraduate courses in the areas of Archival and Library Sciences, from their respective pedagogic directives. Based on the hypothesis that the subareas of IS (Archival and Library Sciences) and the IS undergraduate courses do not promote the professional higher education properly by failing to offer the contents on InfoSec as a mandatory subject, arguments are presented to defend the thesis that only with the provision of mandatory curricular component related to IS, the area of knowledge of IS will provide adequate higher education. The approach adopted was the deductive method; the techniques of data collection were the indirect documentation (bibliographic research) and the direct documentation (documentary research); the procedure methods applied to what has been collected during the investigation were those of basic treatments (initial selection and basic organization), followed by optimization procedures (final selection, elimination of redundancies and identification of origins of the selected material), with representations organized in tables and infographics resulting from analysis of the data obtained in the surveys performed. The investigation showed that only one of the investigated courses offers InfoSec (or similar) as a mandatory subject, and that the others not even include it in their pedagogic directives. It also revealed the existence of only one research group on the subject. The theories, publications, observations, arguments and analysis gathered herein allowed to demonstrate not only the great relevance and the urgent need to increase the InfoSec research in the area of IS, but also an important gap in the teaching of subjects related to the theme of InfoSec, which is currently deemed to be of essence for the professional qualification in the area of IS.Submitted by Fausta Santana (faustajoaquina@gmail.com) on 2021-09-24T01:19:07Z No. of bitstreams: 1 TESE_FAUSTA_FINAL_REVISADA2_HOMOLOGADA (com Folha de Aporovação)-14-09-2021.pdf: 5164668 bytes, checksum: f943abcc7a0dd69f7a25032b5d1d17ec (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2021-09-27T21:22:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_FAUSTA_FINAL_REVISADA2_HOMOLOGADA (com Folha de Aporovação)-14-09-2021.pdf: 5164668 bytes, checksum: f943abcc7a0dd69f7a25032b5d1d17ec (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-27T21:22:17Z (GMT). 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