POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mônica Leite da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450
Resumo: Esta tese descreve o percurso de experimentação de práticas pedagógicas de ensino de Teatro a partir de canções do universo da capoeira. A investigação foi construída em práticas artístico-pedagógicas com diferentes públicos e contextos, dentre oficinas para artistas amadores em espaços culturais, preparação de atrizes/atores e com estudantes nas salas de aula do Ensino Médio na rede estadual de educação. Nos diversos ambientes e contextos, as canções foram introduzidas como fagulhas de processos e experimentamos desdobramentos na criação de jogos e dinâmicas corporais, que foram profícuas no sentido da produção de teatralidade. A escolha pela canção da capoeira dentro das aulas de teatro se deu pela importância de se trabalhar o corpo de forma ampla, sonora, com suas significâncias e memórias emergidas através da sensação de pertencimento que se tem ao entrar em contato com tais canções. Para tanto, trabalhar as canções da capoeira, tanto com atrizes/atores quanto com alunos da Educação Básica, exigiu, principalmente de quem conduzia o processo, entender os princípios etimológicos com relação às metáforas e à poética pertencentes na cosmovisão que rege o corpo e o pensamento de quem vive a capoeira. Além disso, ainda está somado ao constante processo de investigação pessoal da própria atriz, pesquisadora, professora-cantadeira - mediante experiências e experimentações práticas com as canções da capoeira, com a intenção de ampliar, conectar, degustar, descobrir caminhos e possibilidades outras de trabalho corpóreo/vocal para a cena, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais para o ensino das Artes da Cena.
id UFBA-2_21fa64c7939c890e8ada8e41cb78fd98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36450
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-01-05T15:15:26Z2023-01-05T15:15:26Z2022-12-09SILVA, Mônica Leite da. Poéticas de um corpo que canta: práticas pedagógicas em teatro a partir das canções da capoeira. Salvador, 2022. Tese [Doutorado] – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ PPGAC-UFBA.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450Esta tese descreve o percurso de experimentação de práticas pedagógicas de ensino de Teatro a partir de canções do universo da capoeira. A investigação foi construída em práticas artístico-pedagógicas com diferentes públicos e contextos, dentre oficinas para artistas amadores em espaços culturais, preparação de atrizes/atores e com estudantes nas salas de aula do Ensino Médio na rede estadual de educação. Nos diversos ambientes e contextos, as canções foram introduzidas como fagulhas de processos e experimentamos desdobramentos na criação de jogos e dinâmicas corporais, que foram profícuas no sentido da produção de teatralidade. A escolha pela canção da capoeira dentro das aulas de teatro se deu pela importância de se trabalhar o corpo de forma ampla, sonora, com suas significâncias e memórias emergidas através da sensação de pertencimento que se tem ao entrar em contato com tais canções. Para tanto, trabalhar as canções da capoeira, tanto com atrizes/atores quanto com alunos da Educação Básica, exigiu, principalmente de quem conduzia o processo, entender os princípios etimológicos com relação às metáforas e à poética pertencentes na cosmovisão que rege o corpo e o pensamento de quem vive a capoeira. Além disso, ainda está somado ao constante processo de investigação pessoal da própria atriz, pesquisadora, professora-cantadeira - mediante experiências e experimentações práticas com as canções da capoeira, com a intenção de ampliar, conectar, degustar, descobrir caminhos e possibilidades outras de trabalho corpóreo/vocal para a cena, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais para o ensino das Artes da Cena.This thesis describes the experimentation path of Theater teaching pedagogical practices based on songs from the capoeira universe. The investigation was built on artistic-pedagogical practices with different audiences and contexts, among workshops for amateur artists in cultural spaces, preparation of actresses/actors, and students in high school classrooms in the state education system. In the different environments and contexts, songs were introduced as triggers of processes, and we experienced developments in creating games and body dynamics, which were productive regarding the theatrical production. The choice for the capoeira song in theater classes was due to the importance of working the body in a broad, sonorous way, with its meanings and memories emerging through the feeling of belonging that one has when coming into contact with such songs. Therefore, working with capoeira songs, both with actresses/actors and with Basic Education students, demanded, especially of whom conducted the process, understanding the etymological principles related to metaphors and poetics belonging to the cosmovision govern the body and the thought of those who live capoeira. In addition, it is still added to the constant process of personal investigation of the actress, researcher, teacher - singer - in front of practical experiences and experimentation with the songs of capoeira to expand, connect, taste, and discover other paths and possibilities of bodily work/vocal for the scene, pointing to the development of decolonial pedagogical practices for the teaching of Performing Arts.Submitted by Mônica Leite da Silva (monicaleite25@gmail.com) on 2023-01-05T01:23:36Z No. of bitstreams: 1 REPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdf: 2996142 bytes, checksum: 359fcf44956f3058b9038b23c22df555 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-01-05T15:15:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdf: 2996142 bytes, checksum: 359fcf44956f3058b9038b23c22df555 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-05T15:15:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdf: 2996142 bytes, checksum: 359fcf44956f3058b9038b23c22df555 (MD5) Previous issue date: 2022-12-09porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroTheater PedagogyCapoeira songsExperiencesBody~voiceAncestryTeatro - Estudo e Ensino; Arte e Música; Teatro na Educação; Capoeira - canções e música; Sentidos e sensações na arte;Pedagogia do TeatroCanções da capoeiraVivênciasCorpo~vozAncestralidadePOÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRAPOETICS OF A BODY THAT SINGS: PEDAGOGICAL PRACTICES IN THEATER BASED ON CAPOEIRA SONGSDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDomenici, Eloisa Leitehttp://lattes.cnpq.br/9652870444818895Domenici, Eloisa Leitehttp://lattes.cnpq.br/9652870444818895Lima, Evani Tavareshttp://lattes.cnpq.br/8546090153038923Costa, Eliene Benício Amânciohttp://lattes.cnpq.br/9802809026361422Machado, Lara Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8465131534198907Oliveira, Aline Nunes dehttp://lattes.cnpq.br/2578391063948577https://orcid.org/0000-0001-5622-2575http://lattes.cnpq.br/7967575409417070Silva, Mônica Leite daABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1 ed. Tradução: Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007. AMARAL, João do. Arte descolonial. Pra começar a falar do assunto ou: aprendendo a andar pra dançar. Revista Iberoamérica Social, 2017. Disponível em: <https://iberoamericasocial.com/arte-decolonial-pra-comecar-falar-do-assunto-ouaprendendo-andar-pra-dancar/>. Acesso em: 9 março 2022. BAGETI ZEIFERT, Anna P.; AGNOLETTO, Vitória. O Pensamento descolonial e a teoria dos direitos humanos: saberes e dignidades nas sociedades latino-americanas. Revista Húmus. v.9, n.26, 2016. Disponível em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12077> Acesso em: 23 mar. 2022. BELFANTE, Diego Bezerra. Besouro: de Valentão a Herói. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal/RN,2013. Disponível em: <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364936565_ARQUIVO_BesourodeValentaoaheroi-textocompleto.pdf> Acesso em 14 mar. 2020. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os Homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990. CAMPO, Giuliano. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. Tradução Julia Barros. São Paulo: É Realizações, 2012. DINIZ, Flávia Cach. Capoeira Angola: identidade e trânsito musical. Salvador: Tese de Doutorado: Escola de Música -UFBA, 2011. DINIZ, Flávia. Capoeira, música e transe. In.: Capoeira em múltiplos olhares: estudos e pesquisas em jogo. Org. Antônio Liberac Cardoso Simões Pires, Francine Simplício Figueiredo, Paulo Andrade Magalhães Filho, Sara Abreu da Mata Machado. Cruz das Almas: EDUFRO, Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. p. 337 – 352. FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, estado cênico. Revista Contrapontos – Eletrônica. v. 10, n. 3, set. dez., 2010. (p. 321 – 326). Disponível em: <https://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256/1721> Acesso em: 27 mar. 2022. FERREIRA, Elizia Cristina. Umbigo do mundo – subjetividade, arte e tempo. Ensaios Filosóficos, Volume XV – julho/2017, p. 127 – 142. Acesso em: nov. 2020. Disponível em: < http://ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo15/10_FERREIRA_Ensaios_Filosoficos_Volume_XV.pdf> FERREIRA, Emília Biancardi. Ôlelê Maculelê. Ed. Especial. Brasília, 1969. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. A sacralidade do mundo natural. Tradução Makota Valdina Pinto. Disponível em: https://estahorareall.files.wordpress.com/2015/07/dr-bunseki-fu-kiau-a-visc3a3o-bantu-kongo-da-sacralidade-do-mundo-natural.pdf Acesso em: 23 set. 2021. GRANDOLPHO, Marcela. A incorporação vocal do texto: técnicas psicofísicas para transformar texto em ação. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. HOLESGROVE, Thomas. Organicidade e liberação da voz natural: princípios de uma técnica corporal de transmissão. Tese. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP, 2014. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2007. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. LIMA, Evani Tavares. Capoeira de Angola como treinamento para o ator. Dissertação. UFBA. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Escola de Teatro – Universidade Federal da Bahia. 2002. LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. LEITE DA SILVA, Mônica. Corpo Transpassado: dramaturgias de uma atriz com a ginga da rua. Dissertação. UnB. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Universidade de Brasília. 2017. MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia. Tradução de Aluizio Ramos Trinta – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985. MARTINS, Leda Maria. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras UFMG. n. 26. jun. p. 63 – 81. 2003. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308> Acesso em: 23 mar. 2022. MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. 2.ed. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021. MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: < http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf> Acesso em: 23 mar. 2022. NUNES, Sandra Meyer. Pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator: Viewpoints em questão. Revista DA Pesquisa (UDESC). Florianópolis/SC, Volume 1, Número 3, 2008. Disponível em: <http://www1.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/082_Sandra_Makowiecky.pdf>. Acesso em 27 mar. 2022. OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira. Fortaleza/CE: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Tese de Doutorado, 2005. OLIVEIRA, Eduardo David de. Epistemologia da Ancestralidade. Entrelugares: Revista de Sociopética e Abordagens Afins. v. 1, n. 2, mar/ago. 2009. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=17:artigos&Itemid=12> Acesso em: 01 de abr. 2017. OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Coleção X – Organização? Rafael Haddoock-Lobo – 1 ed. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2021. PEREIRA, Sayonara e COSTA, Daniel Santos. Corpo, festa e performatividade: encruzilhadas e reflexões desde a oralidade popular brasileira. Revista Moringa –Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPE, v.8, n.2, jul./dez, 2017, p. 43 – 55. RAMOS, Jarbas Siqueira. O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 296-315, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2237-266066605>Acesso em: 27 mar. 2022. RÊGO, Waldeloir, Capoeira Angola: Ensaios Etnográficos. 2. ed. Rio de Janeiro: MC&G, 2015. Disponível em: <https://www.capoeirashop.fr/pt/blog/capoeira-angola-ensaio-socio-etnografico-waldeloir-rego-1968-n9> Acesso em: 23 mar. 2022. RANGEL, Sônia Lucia. Olho Desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009. RIBEIRO, V. V.; FRIGO, L. F.; BASTILHA, G. R.; CIELO, C. A. Aquecimento e desaquecimento vocais: revisão sistemática. Rev. CEFAC. nov. – dez., 2016, p. 1456 – 1465. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1982-0216201618617215> Acesso em: 27 mar. 2022. SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. São Paulo/SP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado, 2019. SILVA, Eusébio Lôbo da. O corpo na Capoeira. v. 4, 2. ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010. STOBBAERTS, Georges. O corpo e a expressão teatral. Recife: CEPE, 2014. p. 39 – 74. VARGENS, Meran Muniz da Costa. A voz articulada pelo coração. São Paulo, SP: Perspectiva, 2013. REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS ALENCAR, Valéria Decolonialidade ou Descolonização? Semelhanças, Diferenças e Propostas Pedagógicas não Hegemônicas Aula com Professora Valéria Alencar UFMU. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NuTJ6dulrWM&ab_channel=RSEducacao> Acesso em: 23 mar.2022. A VERDADEIRA HISTÓRIA DO MACULELÊ. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dmC-YiUbfzo&t=5s> Acesso em: 13 de abr. 2019. ARAÚJO, Rosângela Janja Costa. Epistemologia da Ginga. IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. YouTube, 26 abr. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CyVxa0Bzsqk&ab_channel=IHAC-InstitutodeHumanidades%2CArteseCi%C3%AAncias> Acesso em: 13 mar. 2022. BESOURO. [Direção de] João Daniel Tikhomiroff. Santo Amaro/BA, 2009. Filme (93 min). Publicado pelo canal PortalAfroxe. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iSkSrQH95ww> Acesso em: 23 mar. 2022. KRENAK, Ailton. Aula 1 – Práticas Indígenas de Produção de Cuidado. 2021. Publicado pelo canal: Núcleo de Psicologia Comunitária e da Saúde (NUCS) – UFCG. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FEnc2arDpJg> Acesso em: 27 mar. 2022. MACULELÊ A GRANDE HISTÓRIA – PELO HISTORIADOR ANTÔNIO LIBERAC. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xD0eqcad-3I> Acesso em: 13 de abr. 2019. MACULELÊ COM MESTRE TONI VARGAS. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=e5XZzmpSw3Y> Acesso em: 13 de abr. 2019. MAKULELÊ: OS GUERREIROS QUE DANÇAM NO ESCURO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vs7eUh-SYC0> Acesso em: 13 de abr. 2019. SANTANA, Tiganá. Entrevista com Tiganá Santana - Filosofia Contemporânea - Doutorado em Difusão do Conhecimento Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WTh2SmSAmLw&ab_channel=PPGDC-Rede> Acesso em: 23 set. 2021 VALDINA, Makota. Um jeito negro de ser e viver. 2012. Publicado pelo Canal Povo de Axé. –Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=sa0HXc48ylE&ab_channel=POVODEAX%C3%89>. Acesso em: 13 dez. 2022. VALDINA, Makota. Ancestralidade por Makota Valdina, 2018. Publicado pelo Canal Agô – Música e Ancestralidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N9l4diwjRbU&ab_channel=Ag%C3%B4-M%C3%BAsicaeAncestralidade>. Acesso em: 23 set. 2021reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALREPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdfREPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdfapplication/pdf2996142https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36450/1/REPOSIT%c3%93RIO%20TESE%20Monica%20Leite%20da%20Silva%20.pdf359fcf44956f3058b9038b23c22df555MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36450/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTREPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdf.txtREPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdf.txtExtracted texttext/plain316664https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36450/3/REPOSIT%c3%93RIO%20TESE%20Monica%20Leite%20da%20Silva%20.pdf.txt1f25a92526f7237d201516648fba9d48MD53ri/364502023-01-07 02:04:53.815oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-01-07T05:04:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv POETICS OF A BODY THAT SINGS: PEDAGOGICAL PRACTICES IN THEATER BASED ON CAPOEIRA SONGS
title POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
spellingShingle POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
Silva, Mônica Leite da
Teatro - Estudo e Ensino; Arte e Música; Teatro na Educação; Capoeira - canções e música; Sentidos e sensações na arte;
Pedagogia do Teatro
Canções da capoeira
Vivências
Corpo~voz
Ancestralidade
Theater Pedagogy
Capoeira songs
Experiences
Body~voice
Ancestry
title_short POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
title_full POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
title_fullStr POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
title_full_unstemmed POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
title_sort POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA
author Silva, Mônica Leite da
author_facet Silva, Mônica Leite da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domenici, Eloisa Leite
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9652870444818895
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Domenici, Eloisa Leite
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9652870444818895
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Evani Tavares
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8546090153038923
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Costa, Eliene Benício Amâncio
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802809026361422
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Machado, Lara Rodrigues
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8465131534198907
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Oliveira, Aline Nunes de
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2578391063948577
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5622-2575
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7967575409417070
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mônica Leite da
contributor_str_mv Domenici, Eloisa Leite
Domenici, Eloisa Leite
Lima, Evani Tavares
Costa, Eliene Benício Amâncio
Machado, Lara Rodrigues
Oliveira, Aline Nunes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Teatro - Estudo e Ensino; Arte e Música; Teatro na Educação; Capoeira - canções e música; Sentidos e sensações na arte;
topic Teatro - Estudo e Ensino; Arte e Música; Teatro na Educação; Capoeira - canções e música; Sentidos e sensações na arte;
Pedagogia do Teatro
Canções da capoeira
Vivências
Corpo~voz
Ancestralidade
Theater Pedagogy
Capoeira songs
Experiences
Body~voice
Ancestry
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do Teatro
Canções da capoeira
Vivências
Corpo~voz
Ancestralidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Theater Pedagogy
Capoeira songs
Experiences
Body~voice
Ancestry
description Esta tese descreve o percurso de experimentação de práticas pedagógicas de ensino de Teatro a partir de canções do universo da capoeira. A investigação foi construída em práticas artístico-pedagógicas com diferentes públicos e contextos, dentre oficinas para artistas amadores em espaços culturais, preparação de atrizes/atores e com estudantes nas salas de aula do Ensino Médio na rede estadual de educação. Nos diversos ambientes e contextos, as canções foram introduzidas como fagulhas de processos e experimentamos desdobramentos na criação de jogos e dinâmicas corporais, que foram profícuas no sentido da produção de teatralidade. A escolha pela canção da capoeira dentro das aulas de teatro se deu pela importância de se trabalhar o corpo de forma ampla, sonora, com suas significâncias e memórias emergidas através da sensação de pertencimento que se tem ao entrar em contato com tais canções. Para tanto, trabalhar as canções da capoeira, tanto com atrizes/atores quanto com alunos da Educação Básica, exigiu, principalmente de quem conduzia o processo, entender os princípios etimológicos com relação às metáforas e à poética pertencentes na cosmovisão que rege o corpo e o pensamento de quem vive a capoeira. Além disso, ainda está somado ao constante processo de investigação pessoal da própria atriz, pesquisadora, professora-cantadeira - mediante experiências e experimentações práticas com as canções da capoeira, com a intenção de ampliar, conectar, degustar, descobrir caminhos e possibilidades outras de trabalho corpóreo/vocal para a cena, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais para o ensino das Artes da Cena.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-05T15:15:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-05T15:15:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Mônica Leite da. Poéticas de um corpo que canta: práticas pedagógicas em teatro a partir das canções da capoeira. Salvador, 2022. Tese [Doutorado] – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ PPGAC-UFBA.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450
identifier_str_mv SILVA, Mônica Leite da. Poéticas de um corpo que canta: práticas pedagógicas em teatro a partir das canções da capoeira. Salvador, 2022. Tese [Doutorado] – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ PPGAC-UFBA.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1 ed. Tradução: Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007. AMARAL, João do. Arte descolonial. Pra começar a falar do assunto ou: aprendendo a andar pra dançar. Revista Iberoamérica Social, 2017. Disponível em: <https://iberoamericasocial.com/arte-decolonial-pra-comecar-falar-do-assunto-ouaprendendo-andar-pra-dancar/>. Acesso em: 9 março 2022. BAGETI ZEIFERT, Anna P.; AGNOLETTO, Vitória. O Pensamento descolonial e a teoria dos direitos humanos: saberes e dignidades nas sociedades latino-americanas. Revista Húmus. v.9, n.26, 2016. Disponível em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12077> Acesso em: 23 mar. 2022. BELFANTE, Diego Bezerra. Besouro: de Valentão a Herói. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal/RN,2013. Disponível em: <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364936565_ARQUIVO_BesourodeValentaoaheroi-textocompleto.pdf> Acesso em 14 mar. 2020. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os Homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990. CAMPO, Giuliano. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. Tradução Julia Barros. São Paulo: É Realizações, 2012. DINIZ, Flávia Cach. Capoeira Angola: identidade e trânsito musical. Salvador: Tese de Doutorado: Escola de Música -UFBA, 2011. DINIZ, Flávia. Capoeira, música e transe. In.: Capoeira em múltiplos olhares: estudos e pesquisas em jogo. Org. Antônio Liberac Cardoso Simões Pires, Francine Simplício Figueiredo, Paulo Andrade Magalhães Filho, Sara Abreu da Mata Machado. Cruz das Almas: EDUFRO, Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. p. 337 – 352. FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, estado cênico. Revista Contrapontos – Eletrônica. v. 10, n. 3, set. dez., 2010. (p. 321 – 326). Disponível em: <https://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256/1721> Acesso em: 27 mar. 2022. FERREIRA, Elizia Cristina. Umbigo do mundo – subjetividade, arte e tempo. Ensaios Filosóficos, Volume XV – julho/2017, p. 127 – 142. Acesso em: nov. 2020. Disponível em: < http://ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo15/10_FERREIRA_Ensaios_Filosoficos_Volume_XV.pdf> FERREIRA, Emília Biancardi. Ôlelê Maculelê. Ed. Especial. Brasília, 1969. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. A sacralidade do mundo natural. Tradução Makota Valdina Pinto. Disponível em: https://estahorareall.files.wordpress.com/2015/07/dr-bunseki-fu-kiau-a-visc3a3o-bantu-kongo-da-sacralidade-do-mundo-natural.pdf Acesso em: 23 set. 2021. GRANDOLPHO, Marcela. A incorporação vocal do texto: técnicas psicofísicas para transformar texto em ação. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. HOLESGROVE, Thomas. Organicidade e liberação da voz natural: princípios de uma técnica corporal de transmissão. Tese. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP, 2014. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2007. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. LIMA, Evani Tavares. Capoeira de Angola como treinamento para o ator. Dissertação. UFBA. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Escola de Teatro – Universidade Federal da Bahia. 2002. LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. LEITE DA SILVA, Mônica. Corpo Transpassado: dramaturgias de uma atriz com a ginga da rua. Dissertação. UnB. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Universidade de Brasília. 2017. MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia. Tradução de Aluizio Ramos Trinta – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985. MARTINS, Leda Maria. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras UFMG. n. 26. jun. p. 63 – 81. 2003. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308> Acesso em: 23 mar. 2022. MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. 2.ed. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021. MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: < http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf> Acesso em: 23 mar. 2022. NUNES, Sandra Meyer. Pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator: Viewpoints em questão. Revista DA Pesquisa (UDESC). Florianópolis/SC, Volume 1, Número 3, 2008. Disponível em: <http://www1.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/082_Sandra_Makowiecky.pdf>. Acesso em 27 mar. 2022. OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira. Fortaleza/CE: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Tese de Doutorado, 2005. OLIVEIRA, Eduardo David de. Epistemologia da Ancestralidade. Entrelugares: Revista de Sociopética e Abordagens Afins. v. 1, n. 2, mar/ago. 2009. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=17:artigos&Itemid=12> Acesso em: 01 de abr. 2017. OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Coleção X – Organização? Rafael Haddoock-Lobo – 1 ed. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2021. PEREIRA, Sayonara e COSTA, Daniel Santos. Corpo, festa e performatividade: encruzilhadas e reflexões desde a oralidade popular brasileira. Revista Moringa –Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPE, v.8, n.2, jul./dez, 2017, p. 43 – 55. RAMOS, Jarbas Siqueira. O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 296-315, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2237-266066605>Acesso em: 27 mar. 2022. RÊGO, Waldeloir, Capoeira Angola: Ensaios Etnográficos. 2. ed. Rio de Janeiro: MC&G, 2015. Disponível em: <https://www.capoeirashop.fr/pt/blog/capoeira-angola-ensaio-socio-etnografico-waldeloir-rego-1968-n9> Acesso em: 23 mar. 2022. RANGEL, Sônia Lucia. Olho Desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009. RIBEIRO, V. V.; FRIGO, L. F.; BASTILHA, G. R.; CIELO, C. A. Aquecimento e desaquecimento vocais: revisão sistemática. Rev. CEFAC. nov. – dez., 2016, p. 1456 – 1465. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1982-0216201618617215> Acesso em: 27 mar. 2022. SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. São Paulo/SP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado, 2019. SILVA, Eusébio Lôbo da. O corpo na Capoeira. v. 4, 2. ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010. STOBBAERTS, Georges. O corpo e a expressão teatral. Recife: CEPE, 2014. p. 39 – 74. VARGENS, Meran Muniz da Costa. A voz articulada pelo coração. São Paulo, SP: Perspectiva, 2013. REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS ALENCAR, Valéria Decolonialidade ou Descolonização? Semelhanças, Diferenças e Propostas Pedagógicas não Hegemônicas Aula com Professora Valéria Alencar UFMU. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NuTJ6dulrWM&ab_channel=RSEducacao> Acesso em: 23 mar.2022. A VERDADEIRA HISTÓRIA DO MACULELÊ. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dmC-YiUbfzo&t=5s> Acesso em: 13 de abr. 2019. ARAÚJO, Rosângela Janja Costa. Epistemologia da Ginga. IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. YouTube, 26 abr. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CyVxa0Bzsqk&ab_channel=IHAC-InstitutodeHumanidades%2CArteseCi%C3%AAncias> Acesso em: 13 mar. 2022. BESOURO. [Direção de] João Daniel Tikhomiroff. Santo Amaro/BA, 2009. Filme (93 min). Publicado pelo canal PortalAfroxe. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iSkSrQH95ww> Acesso em: 23 mar. 2022. KRENAK, Ailton. Aula 1 – Práticas Indígenas de Produção de Cuidado. 2021. Publicado pelo canal: Núcleo de Psicologia Comunitária e da Saúde (NUCS) – UFCG. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FEnc2arDpJg> Acesso em: 27 mar. 2022. MACULELÊ A GRANDE HISTÓRIA – PELO HISTORIADOR ANTÔNIO LIBERAC. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xD0eqcad-3I> Acesso em: 13 de abr. 2019. MACULELÊ COM MESTRE TONI VARGAS. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=e5XZzmpSw3Y> Acesso em: 13 de abr. 2019. MAKULELÊ: OS GUERREIROS QUE DANÇAM NO ESCURO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vs7eUh-SYC0> Acesso em: 13 de abr. 2019. SANTANA, Tiganá. Entrevista com Tiganá Santana - Filosofia Contemporânea - Doutorado em Difusão do Conhecimento Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WTh2SmSAmLw&ab_channel=PPGDC-Rede> Acesso em: 23 set. 2021 VALDINA, Makota. Um jeito negro de ser e viver. 2012. Publicado pelo Canal Povo de Axé. –Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=sa0HXc48ylE&ab_channel=POVODEAX%C3%89>. Acesso em: 13 dez. 2022. VALDINA, Makota. Ancestralidade por Makota Valdina, 2018. Publicado pelo Canal Agô – Música e Ancestralidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N9l4diwjRbU&ab_channel=Ag%C3%B4-M%C3%BAsicaeAncestralidade>. Acesso em: 23 set. 2021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36450/1/REPOSIT%c3%93RIO%20TESE%20Monica%20Leite%20da%20Silva%20.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36450/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36450/3/REPOSIT%c3%93RIO%20TESE%20Monica%20Leite%20da%20Silva%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 359fcf44956f3058b9038b23c22df555
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
1f25a92526f7237d201516648fba9d48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459657699655680