“Milagre do Efatá”: discursos e práticas do catolicismo na educação de surdos no Brasil (1950-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bianca Silva Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31473
Resumo: Esta tese consistiu em uma análise sobre os discursos e as práticas da Igreja Católica na educação de surdos entre os anos de 1950 e 1980, bem como investigou os sentidos e significados desses discursos no processo educacional desses sujeitos. A investigação partiu da análise de obras, textos e documentos tecidos pela Santa Sé para a catequese e, consequentemente, a educação desses indivíduos, buscando identificar nessas produções discursivas, os modos como a surdez foi construída, tecida pela Instituição de forma a instituir saberes. Além disso, percebeu as relações históricas, de poder, de saber e de práticas instituídas pela Igreja para com a educação de surdos. A produção de discursos sobre integração social, educação e acolhimento aos surdos ocupa uma posição de base histórica na Igreja Católica, incomparável a outras instituições. A partir dos anos 30 do século passado no Brasil, foram perceptíveis tentativas expressivas de escolarização para as pessoas com deficiência por parte da Igreja. A organização em associações e a criação de escolas junto a hospitais foram bem evidentes nas décadas seguintes. Diretrizes e princípios foram significados no processo educacional de pessoas com surdez, estabelecendo assim, com a surdez, relações simbióticas, produzindo discursos e práticas que guardaram, por assim dizer, interesses e redes de poder que foram tecidos na construção de enunciados que instituíram significados múltiplos para e na educação de surdos, e, como corolário, determinaram condições históricas e sociais desses sujeitos. Nesse sentido, a produção desses discursos foi materializada nas práticas pedagógicas para com os surdos e, consequentemente, constituiu uma circulação de saberes tornados como verdadeiros. Esta pesquisa qualitativa caminhou sob a luz do Paradigma Pós-Estruturalista e trilhou os caminhos metodológicos da Análise do Discurso (AD) na perspectiva foucaultiana. O exame dos sentidos e significados a partir da AD possibilitou a análise dos lugares, das práticas e das relações de saber e poder que os instituíram. Assim, este estudo investigou quais foram esses discursos e como foram produzidos. Além disso, esquadrinhou as inúmeras práticas produzidas pela Santa Sé para com a surdez, as quais produziram sentidos no processo educacional desses sujeitos na sociedade brasileira. Por meio de seus quadros, a Igreja Católica incentivou tanto uma pedagogia voltada para a oralidade quanto para a linguagem manual, ou ainda voltada para a junção dessas duas modalidades. Perpassou pelas concepções de assistência a essas pessoas, ora pela de educação desses indivíduos. E os discursos, as literaturas e as práticas institucionalizadas configuraram-se como um processo de emergência de um novo discurso em que os aspectos doença, miséria, maldição e castigo foram reconfiguradas e incorporadas no campo da possibilidade, da educação e da integração.
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Nesse sentido, a produção desses discursos foi materializada nas práticas pedagógicas para com os surdos e, consequentemente, constituiu uma circulação de saberes tornados como verdadeiros. Esta pesquisa qualitativa caminhou sob a luz do Paradigma Pós-Estruturalista e trilhou os caminhos metodológicos da Análise do Discurso (AD) na perspectiva foucaultiana. O exame dos sentidos e significados a partir da AD possibilitou a análise dos lugares, das práticas e das relações de saber e poder que os instituíram. Assim, este estudo investigou quais foram esses discursos e como foram produzidos. Além disso, esquadrinhou as inúmeras práticas produzidas pela Santa Sé para com a surdez, as quais produziram sentidos no processo educacional desses sujeitos na sociedade brasileira. Por meio de seus quadros, a Igreja Católica incentivou tanto uma pedagogia voltada para a oralidade quanto para a linguagem manual, ou ainda voltada para a junção dessas duas modalidades. Perpassou pelas concepções de assistência a essas pessoas, ora pela de educação desses indivíduos. E os discursos, as literaturas e as práticas institucionalizadas configuraram-se como um processo de emergência de um novo discurso em que os aspectos doença, miséria, maldição e castigo foram reconfiguradas e incorporadas no campo da possibilidade, da educação e da integração.ABSTRACT This thesis consisted of an analysis of the discourses and practices of the Catholic Church in the education of the deaf between the years 1950-1980, as well as investigating the meanings and meanings of these discourses in the educational process of these subjects. The investigation started from the analysis of works, texts and documents woven by the Institution for catechesis and consequently the education of these individuals, seeking to identify in these discursive productions, the ways in which deafness was built, woven by the Church in order to institute knowledge. In addition, it perceived the historical relationships, power, knowledge and practices instituted by the Church for the education of the deaf. The production of speeches on inclusion, social integration, education and welcoming the deaf occupy a position of historical basis in the Catholic Church, incomparable to other institutions. From the 1930s on in Brazil, significant attempts of schooling for people with disabilities by the Church were noticeable. The organization into associations and the creation of schools next to hospitals were quite evident in the following decades. Guidelines and principles were meant in the educational process of people with deafness, thus establishing with deafness symbiotic relations, producing speeches and practices that kept, so to speak, interests and power networks that were woven in the construction of statements that established multiple meanings for and in the education of deaf, and as a corollary determined historical and social conditions of these subjects. In this sense, the production of these discourses was materialized in the pedagogical practices towards the deaf, and consequently constituted a circulation of knowledge made as true, who thought, spoke and produced on behalf of those subjects. This qualitative research walked under the light of the Post-Structuralist paradigm and walked the methodological paths of Discourse Analysis in the Foucauldian perspective. The examination of the senses and meanings from the (AD) enabled the analysis of the places, practices and relations of knowledge and power that instituted them. Thus, this analysis investigated what were these discourses? How were they produced? In addition, it scoured the countless practices produced by the Catholic institution to deal with deafness, which produced meaning in the educational process of these subjects in Brazilian society. Through its pictures, the Holy See encouraged both a pedagogy focused on orality and manual language, or even focused on the junction of these two modalities. It went through the conceptions of assistance to these people, or the education of these individuals. And the discourses, literatures and institutionalized practices were configured as a process of emergence of a new discourse in which the aspects of illness, misery, curse and punishment were reconfigured and were incorporated into the field of possibility, education and integration.Submitted by Bianca Costa (biancalscosta@gmail.com) on 2020-01-22T15:26:23Z No. of bitstreams: 1 TESE COMPLETA FINAL.pdf: 1638708 bytes, checksum: 1cdb6feec28498a2385ea7b513b2fff9 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-02-13T14:21:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE COMPLETA FINAL.pdf: 1638708 bytes, checksum: 1cdb6feec28498a2385ea7b513b2fff9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-13T14:21:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE COMPLETA FINAL.pdf: 1638708 bytes, checksum: 1cdb6feec28498a2385ea7b513b2fff9 (MD5)História da EducaçãoEducaçãoEducação EspecialEducação de SurdosIgreja CatólicaDiscursosSurdos - EducaçãoEducação cristã de surdosObras da Igreja junto aos surdosIgreja Católica - EducaçãoAnálise crítica do discursoDeaf EducationCatholic ChurchSpeeches“Milagre do Efatá”: discursos e práticas do catolicismo na educação de surdos no Brasil (1950-1980)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.em EducaçãoUFBA/FacedBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE COMPLETA FINAL.pdfTESE COMPLETA FINAL.pdfapplication/pdf1638708https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31473/1/TESE%20COMPLETA%20%20FINAL.pdf1cdb6feec28498a2385ea7b513b2fff9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31473/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTESE COMPLETA FINAL.pdf.txtTESE COMPLETA FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain391552https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31473/3/TESE%20COMPLETA%20%20FINAL.pdf.txtad08f47161e0467857ce68c23eb6136fMD53ri/314732022-07-05 14:04:06.278oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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