Escrever é preciso: por uma perspectiva integrada do ensino/aprendizagem de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Erika Fonseca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28132
Resumo: O ensino de português vem sendo alvo de inúmeras discussões sobre o modo como deve ser realizado. De acordo com Antunes (2009, p.34) “ainda prevalece nas aulas de português (salvo algumas exceções) uma concepção de língua (...) descontextualizada (sem interlocutores, sem intenções) e, portanto, falseada”. É comum verificar uma grande preocupação em relação ao conteúdo a ser transmitido, a fim de que seja “útil” aos alunos e que eles saiam da escola sabendo regras e estruturas gramaticais para uma comunicação eficiente. Já os estudantes cobram um ensino em que contemple o conteúdo gramatical, pois acreditam que, desta forma, estarão “aprendendo português” e, consequentemente, terão maiores possibilidades de ascensão social. Entretanto, tem-se verificado que os alunos continuam possuindo uma grande dificuldade em ler e produzir textos, o que faz com que acreditem que não sabem português e que a disciplina é muito complexa, dificultando um processo de aprendizagem que resulte, conforme Kleiman e Sepulveda (2012, P.11) “em um desenvolvimento do potencial comunicativo do aluno, e o consequente fortalecimento de sua capacidade cidadã na sociedade moderna, essencialmente letrada.” Diante do exposto, realizou-se um trabalho no qual foi possível observar a viabilidade de os alunos estudarem os aspectos linguísticos através de suas produções textuais, a fim de que este aprendizado tivesse um significado e fosse, ao mesmo tempo, eficiente e prazeroso, já que o estudante poderia estudar os aspectos linguísticos a partir de algo que produziu. Através de uma pesquisa qualitativa, analisamos o desenvolvimento dos conteúdos em uma unidade letiva do primeiro ano do Ensino Médio com foco principal em uma produção textual, tomando como base o estudo dos pronomes oblíquos. Os resultados deste estudo indicam a possibilidade de se integrar os conteúdos gramaticais, os conteúdos discursivos e de literatura dentro de um processo de aprendizagem mais unificado da língua.
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Entretanto, tem-se verificado que os alunos continuam possuindo uma grande dificuldade em ler e produzir textos, o que faz com que acreditem que não sabem português e que a disciplina é muito complexa, dificultando um processo de aprendizagem que resulte, conforme Kleiman e Sepulveda (2012, P.11) “em um desenvolvimento do potencial comunicativo do aluno, e o consequente fortalecimento de sua capacidade cidadã na sociedade moderna, essencialmente letrada.” Diante do exposto, realizou-se um trabalho no qual foi possível observar a viabilidade de os alunos estudarem os aspectos linguísticos através de suas produções textuais, a fim de que este aprendizado tivesse um significado e fosse, ao mesmo tempo, eficiente e prazeroso, já que o estudante poderia estudar os aspectos linguísticos a partir de algo que produziu. Através de uma pesquisa qualitativa, analisamos o desenvolvimento dos conteúdos em uma unidade letiva do primeiro ano do Ensino Médio com foco principal em uma produção textual, tomando como base o estudo dos pronomes oblíquos. Os resultados deste estudo indicam a possibilidade de se integrar os conteúdos gramaticais, os conteúdos discursivos e de literatura dentro de um processo de aprendizagem mais unificado da língua.Portuguese teaching has been the subject of numerous discussions about how it should be done. According to Antunes (2009, p.34), “in Portuguese classes (with some exceptions) there is still a conception of language (...) decontextualized (without partners, without intent) and therefore distorted". It is common to see a major concern in relation to the content being transmitted, so that it might be "useful" to students as they leave school knowing grammatical rules and structures to be used for efficient communication. Students demand a kind of teaching that addresses the grammatical content, believing that they will be "learning Portuguese" this way, and therefore they might have greater opportunities for social improvement. However, it is common to see that students are still having great difficulty in reading and producing texts, what makes them believe that they do not know Portuguese and the subject is very complex. This fact hampers a learning process which results, according to Kleiman e Sepulveda (2012, P.11), in a "communicative potential development of the student, and the consequent strengthening of his/her citizen capacity in modern society, which is essentially educated." Based on these arguments, we propone a work in which we can observe the feasibility of students mastering the linguistic aspects through their own text productions, so that this learning has some meaning and it can be, at the same time, efficient and pleasurable, since they will be able to study linguistic aspects from something they have produced. Through a qualitative research, this work analyzes the development of the contents in an academic unit at the first year of high school, focusing on one text production, contemplating the study of object pronouns. The results of this study suggest the possibility of integrating grammatical, discourse and literature contents within a more unified language learning process.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-12-06T13:38:33Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado- Erika Fonseca Maciel- versão definitiva.pdf: 13698197 bytes, checksum: 82c0d2b0539874e49299866bbe5f900a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-12-07T19:52:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado- Erika Fonseca Maciel- versão definitiva.pdf: 13698197 bytes, checksum: 82c0d2b0539874e49299866bbe5f900a (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-07T19:52:30Z (GMT). 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