Auditoria e sociedade: análise das diferenças de expectativas dos usuários da contabilidade em relação ao papel do auditor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Kátia Silene Lopes de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7408
Resumo: O objetivo desta dissertação foi identificar possíveis diferenças entre as expectativas dos usuários da Contabilidade e o conteúdo das normas de Auditoria, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, no que diz respeito ao papel do auditor independente em prevenir e detectar erros e fraudes, para, posteriormente, verificar se, por intermédio da opinião dos usuários, a auditoria apresentaria indicadores de legitimidade. As diferenças de expectativas foram verificadas entre os grupos: a) Usuários versus Normas; b) Auditores versus Normas; e c) Usuários versus Auditores. Complementarmente, foi testada a hipótese de que um maior nível de envolvimento com práticas de Auditoria contribui para a redução das diferenças de expectativas. A amostra desta pesquisa foi composta por 50 auditores e 106 usuários das demonstrações contábeis, selecionados entre estudantes de MBAs ligados às áreas de Contabilidade e Administração, da Universidade Federal da Bahia. Para validar as escalas foram testadas: a) a dimensionalidade, através da análise fatorial, índice KMO e do Teste de esfericidade de Bartlett; b) a confiabilidade, por meio do Alfa de Cronbach; e c) a convergência, utilizando o Coeficiente ρ de Spearman. Depois de validadas as escalas, foram realizados testes de hipóteses, utilizando testes paramétricos de diferença de média para uma e duas amostras, regressão linear simples e múltipla. Os resultados encontrados apontaram a existência de diferenças significativas de expectativas entre os três grupos analisados, em relação à responsabilidade dos auditores em prevenir e detectar fraudes, não existindo essa diferença significativa entre usuários e auditores apenas em relação à responsabilidade do auditor em comunicar erros. Esta pesquisa constatou ainda que o nível de envolvimento com práticas de auditoria somente está relacionado a uma menor diferença de expectativa quando analisada a percepção do auditor independente em relação ao conteúdo das normas, no tocante à responsabilidade do auditor em prevenir e detectar fraudes. Para as demais escalas de fraude e todas de erro para os grupos de usuários, a pesquisa revelou que o nível de envolvimento em Auditoria não está relacionado a uma menor diferença de expectativas. Conclui-se, portanto, que existem diferenças de expectativas significativas entre auditores e demais usuários da Contabilidade em relação ao que estabelecem as normas de Auditoria, sendo que os auditores se afastam menos das normas do que os demais usuários da Contabilidade. Essas diferenças são também verificadas entre a percepção que os auditores têm do seu papel e a percepção que os demais usuários têm sobre a função do auditor independente. Informações adicionais encontradas nesta pesquisa evidenciam que a redução das diferenças de expectativas não está relacionada ao nível de envolvimento com práticas em Auditorias, mas sim ao perfil do respondente (usuário ou auditor), e que tais diferenças de expectativas podem ser explicadas pelo alto grau de legitimidade que a profissão possui.
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Conclui-se, portanto, que existem diferenças de expectativas significativas entre auditores e demais usuários da Contabilidade em relação ao que estabelecem as normas de Auditoria, sendo que os auditores se afastam menos das normas do que os demais usuários da Contabilidade. Essas diferenças são também verificadas entre a percepção que os auditores têm do seu papel e a percepção que os demais usuários têm sobre a função do auditor independente. 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