“Vale a pena ver de novo?” : juventude, escola e televisão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Maria da Conceição Carvalho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10679
Resumo: Esta dissertação apresenta a importância dos meios de comunicação para formação cultural dos estudantes do Colégio Edvaldo Brandão Correia (CEBC), escola de Ensino Médio, localizada no bairro da periferia de Salvador. A metodologia utilizada foi à pesquisa etnográfica, através de observações participativas, entrevistas, oficinas que resultou na produção do diário de campo com a descrição da cultura daqueles estudantes. A importância da televisão era visível naquele ambiente, percebida pela relevância dada pelos alunos às informações divulgadas pela tevê. E também na organização de grupos em torno de identidades sugeridas pela mídia, na identificação dos estudantes com as personagens de novelas ou ídolos musicais, visualizadas na escola, pela forma de vestir e de se comportar de alguns estudantes que se intitulam roqueiros e pagodeiros. A instituição pesquisada é reconhecida como referência no bairro, e os professores participam efetivamente das reuniões de coordenação e planejamento das aulas, produzindo atividades interdisciplinar, mesmo assim, inexiste um planejamento que traga para sala de aula discussões postas pela televisão. Dessa forma, a mídia não é incorporada ao currículo e a televisão deixa de ser vista como um recurso de leitura diária e constante dos fatos do cotidiano que precisa ser problematizada como um elemento formador das pessoas, principalmente das novas gerações. A partir, da redefinição da prática pedagógica que estabeleça um currículo pautado na compreensão dos Estudos Culturais, capaz de compreender a juventude e a sua cultura, os fundamentos da diversidade, da identidade e da diferença, para criar autonomia no sujeito e valorizar as suas múltiplas dimensões.
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E também na organização de grupos em torno de identidades sugeridas pela mídia, na identificação dos estudantes com as personagens de novelas ou ídolos musicais, visualizadas na escola, pela forma de vestir e de se comportar de alguns estudantes que se intitulam roqueiros e pagodeiros. A instituição pesquisada é reconhecida como referência no bairro, e os professores participam efetivamente das reuniões de coordenação e planejamento das aulas, produzindo atividades interdisciplinar, mesmo assim, inexiste um planejamento que traga para sala de aula discussões postas pela televisão. Dessa forma, a mídia não é incorporada ao currículo e a televisão deixa de ser vista como um recurso de leitura diária e constante dos fatos do cotidiano que precisa ser problematizada como um elemento formador das pessoas, principalmente das novas gerações. A partir, da redefinição da prática pedagógica que estabeleça um currículo pautado na compreensão dos Estudos Culturais, capaz de compreender a juventude e a sua cultura, os fundamentos da diversidade, da identidade e da diferença, para criar autonomia no sujeito e valorizar as suas múltiplas dimensões.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-09T14:00:47Z No. of bitstreams: 1 Maria Dantas.pdf: 3832214 bytes, checksum: 0a73cb0f93d395d4dadbea6555f51f08 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-09T16:45:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria Dantas.pdf: 3832214 bytes, checksum: 0a73cb0f93d395d4dadbea6555f51f08 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-09T16:45:46Z (GMT). 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