Construções de lesbianidades no cinema brasileiro pós retomada, 1995-2018
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34222 |
Resumo: | Essa pesquisa estuda a construção das personagens do sexo feminino que se direcionam eroticamente a outras mulheres no cinema brasileiro. Lorde (2019) define o erótico tanto como uma fonte de poder que reside no interior de cada uma de nós, correspondente à mutualidade e à intensidade do compartilhamento profundo de qualquer busca com outra pessoa, como a conexão criada pela partilha do gozo físico, emocional, psíquico e intelectual. Os objetivos propostos são analisar a construção das personagens nos filmes indicados de acordo com sua posição na narrativa, perfil psicológico, perfil social, interação com outros personagens; entender como os filmes analisados rompem ou reforçam estereótipos e que significados atribuem a mulheres que se relacionam eroticamente com outras mulheres; discutir a construção das lesbianidades nos filmes, de acordo com as contribuições de teóricas feministas lésbicas e decoloniais; fazer o percurso histórico sobre homoerotismo entre mulheres no cinema nacional. Como resultado da pesquisa, também foi organizado um banco de dados com os filmes de longa-metragem encontrados entre 1948 e 2019: título, ano, direção, roteiro, sinopse. Esse banco de dados foi o ponto de partida para a realização dessa pesquisa. A partir desses dados a pesquisa trás um histórico sobre a construção das lesbianidades no cinema com uma visão geral dos filmes a fim de contextualizar essas narrativas. Identificados os filmes que tratam a temática lésbica de maneira central em suas narrativas, foram escolhidas para analisar as personagens daqueles que dão centralidade à discussão nos filmes pós-Retomada do cinema: Como Esquecer (2010), Flores Raras (2013), O perfume da memória (2016), Nós duas descendo a escada (2016), As boas maneiras (2018). A escolha de, majoritariamente, autoras decoloniais e lésbicas, que coloquem as lesbianidades em perspectiva e discuta sobre as colonialidades é, além de um campo fértil para realizar essas discussões, também uma proposta política de visibilidade a valorização desses debates e de quem os realiza. O conceito de erótico trazido por Audre Lorde (2019), assim como o conceito político de lesbianidades, trazido por autoras como Adrienne Rich (2010), Monique Wittig (1970, 1980, 1982,1987), Ochy Curiel (2013) e Tanya Saunders (2017), junto ao histórico construído sobre os filmes foram importantes aliados na compreensão e análise dos filmes escolhidos para a análise. A expectativa é a de lançar luz sobre o olhar do cinema brasileiro sobre o erotismo entre mulheres, discutir e fortalecer as perspectivas teóricas trazidas e auxiliar outros estudos como esse. |
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Bianchi, Naiade SeixasBianchi, Naiade SeixasRubim, LindinalvaSouza, SimoneSouza, SimoneMatos, Rita2021-09-11T11:04:54Z2021-09-11T11:04:54Z2021-09-112020-12-18http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34222Essa pesquisa estuda a construção das personagens do sexo feminino que se direcionam eroticamente a outras mulheres no cinema brasileiro. Lorde (2019) define o erótico tanto como uma fonte de poder que reside no interior de cada uma de nós, correspondente à mutualidade e à intensidade do compartilhamento profundo de qualquer busca com outra pessoa, como a conexão criada pela partilha do gozo físico, emocional, psíquico e intelectual. Os objetivos propostos são analisar a construção das personagens nos filmes indicados de acordo com sua posição na narrativa, perfil psicológico, perfil social, interação com outros personagens; entender como os filmes analisados rompem ou reforçam estereótipos e que significados atribuem a mulheres que se relacionam eroticamente com outras mulheres; discutir a construção das lesbianidades nos filmes, de acordo com as contribuições de teóricas feministas lésbicas e decoloniais; fazer o percurso histórico sobre homoerotismo entre mulheres no cinema nacional. Como resultado da pesquisa, também foi organizado um banco de dados com os filmes de longa-metragem encontrados entre 1948 e 2019: título, ano, direção, roteiro, sinopse. Esse banco de dados foi o ponto de partida para a realização dessa pesquisa. A partir desses dados a pesquisa trás um histórico sobre a construção das lesbianidades no cinema com uma visão geral dos filmes a fim de contextualizar essas narrativas. Identificados os filmes que tratam a temática lésbica de maneira central em suas narrativas, foram escolhidas para analisar as personagens daqueles que dão centralidade à discussão nos filmes pós-Retomada do cinema: Como Esquecer (2010), Flores Raras (2013), O perfume da memória (2016), Nós duas descendo a escada (2016), As boas maneiras (2018). A escolha de, majoritariamente, autoras decoloniais e lésbicas, que coloquem as lesbianidades em perspectiva e discuta sobre as colonialidades é, além de um campo fértil para realizar essas discussões, também uma proposta política de visibilidade a valorização desses debates e de quem os realiza. O conceito de erótico trazido por Audre Lorde (2019), assim como o conceito político de lesbianidades, trazido por autoras como Adrienne Rich (2010), Monique Wittig (1970, 1980, 1982,1987), Ochy Curiel (2013) e Tanya Saunders (2017), junto ao histórico construído sobre os filmes foram importantes aliados na compreensão e análise dos filmes escolhidos para a análise. A expectativa é a de lançar luz sobre o olhar do cinema brasileiro sobre o erotismo entre mulheres, discutir e fortalecer as perspectivas teóricas trazidas e auxiliar outros estudos como esse.Esta investigación estudia la construcción de personajes del sexo femenino que se dirigen eróticamente hacía otras mujeres, en el cine brasileño. Lorde (2019) define el erótico tanto como una fuente de poder que reside dentro de cada una de nosotras, correspondiente a la reciprocidad y la intensidad del compartir profundo de cualquier búsqueda con otra persona, como la conexión que se crea al compartir el goce físico, emocional, psíquico e intelectual. Los objetivos propuestos son analizar la construcción de las personajes de las películas indicadas según su posición en la narrativa, perfil psicológico, perfil social, interacción con otros personajes; comprender cómo las películas analizadas rompen o refuerzan los estereotipos y qué significados atribuyen a las mujeres que se relacionan eróticamente con otras mujeres; discutir la construcción de los lesbianismos en las películas según las contribuciones de las teóricas feministas lesbianas y descoloniales; hacer el recorrido histórico sobre el homoerotismo entre las mujeres en el cine nacional. Como resultado de la investigación, también se organizó una base de datos con los largometrajes encontrados entre 1948 y 2019: título, año, dirección, guión, sinopsis. Este banco de datos fue el punto de partida para esta investigación. A partir de estos datos la investigación aporta un historial de la construcción de los lesbianismos en el cine con una visión general de las películas con el fin de contextualizar estas narraciones. Habiendo identificado las películas que tratan el tema lésbico de manera central en sus narrativas, elegimos para analizar las personajes de las películas que dan centralidad a la discusión en el cine de la post-recuperación: Como Esquecer (2010), Flores Raras (2013), O perfume da memória (2016), Nós duas descendo a escada (2016), As boas maneiras (2018). La elección de autoras mayoritariamente decoloniales y lesbianas, que ponen sus experiencias en perspectiva y discuten las colonialidades es, además de un campo fértil para llevar a cabo estas discusiones, también una propuesta política de visibilidad, la valoración de estos debates y de quienes los realizan. El concepto de erótico traído por Audre Lorde (2019), así como el concepto político del lesbianismo, traído por autores como Adrienne Rich (2010), Monique Wittig (1970, 1980, 1982, 1987), Ochy Curiel (2013) y Tanya Saunders (2017), junto a la historia construida sobre las películas, fueron importantes aliados para comprender y analizar las películas elegidas para su análisis. La expectativa es arrojar luz sobre la mirada que el cine brasileño proyecta sobre el erotismo entre las mujeres, debatir y fortalecer las perspectivas teóricas aportadas, y ayudar a otros estudios como este.Submitted by Naiade Bianchi (nbianchi@ufba.br) on 2021-08-31T18:15:02Z No. of bitstreams: 1 Construções de Lesbianidades no Cinema Brasileiro pós Retomada.pdf: 3045869 bytes, checksum: 87509620ef708904a453e55aeac8f6b2 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-09-11T11:04:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Construções de Lesbianidades no Cinema Brasileiro pós Retomada.pdf: 3045869 bytes, checksum: 87509620ef708904a453e55aeac8f6b2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-11T11:04:54Z (GMT). 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