Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24372 |
Resumo: | O crescimento das grandes cidades brasileiras não levou em conta um modelo de transporte eficiente, o que promoveu o país a uma crise de mobilidade. Isso em razão de um projeto de governo, somado a regulações municipais e investimentos que priorizaram o uso do transporte individual de passageiros em detrimento do transporte público que acabou levando ao problema dos engarrafamentos. Nesse sentido, o trabalho tem objetivo de identificar o processo de formação dos congestionamentos nas vias urbanas extraindo os conceitos de externalidades inter-setorial e intrassetorial. A metodologia aplicada no trabalho tem em princípio,através do arcabouço econômico, destacar as duas diferentes visões de planejamento urbano, Gestão de Oferta e Gestão de Demanda, e a sua resolução frente à essa problemática. E em seguida, são analisadas as possibilidades de resolução do problema tendo como base a bibliografia relacionada com a mesma. E por fim, é feita uma análise do problema através do programa de geoprocessamento de mapas que tem o propósito de evidenciar que política de gestão de oferta que estimula a construção de estacionamentos éum dos fatores que contribuem para a formação dos congestionamentos. |
id |
UFBA-2_27010b1877c9572fa1923c346b453c23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/24372 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Dantas, Sérgio BarbosaCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado deSantos, Gervásio Ferreira dosViana, Marcela Sgura2017-10-19T13:23:15Z2017-10-19T13:23:15Z2017-10-192017-08-30Trabalho de conclusão de cursohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24372O crescimento das grandes cidades brasileiras não levou em conta um modelo de transporte eficiente, o que promoveu o país a uma crise de mobilidade. Isso em razão de um projeto de governo, somado a regulações municipais e investimentos que priorizaram o uso do transporte individual de passageiros em detrimento do transporte público que acabou levando ao problema dos engarrafamentos. Nesse sentido, o trabalho tem objetivo de identificar o processo de formação dos congestionamentos nas vias urbanas extraindo os conceitos de externalidades inter-setorial e intrassetorial. A metodologia aplicada no trabalho tem em princípio,através do arcabouço econômico, destacar as duas diferentes visões de planejamento urbano, Gestão de Oferta e Gestão de Demanda, e a sua resolução frente à essa problemática. E em seguida, são analisadas as possibilidades de resolução do problema tendo como base a bibliografia relacionada com a mesma. E por fim, é feita uma análise do problema através do programa de geoprocessamento de mapas que tem o propósito de evidenciar que política de gestão de oferta que estimula a construção de estacionamentos éum dos fatores que contribuem para a formação dos congestionamentos.The growth of large Brazilian cities did not take into account an efficient transportation model, which promoted the country to a mobility crisis. This was due to a government project, added to municipal regulations and investments that prioritized the use of individual passenger transport to the detriment of public transport that eventually led to the problem of traffic jams. In this sense, the objective of this work is to identify the process of congestion formation in urban roads by extracting the concepts of inter-sectorial and intrassetorial externalities. The methodology applied in the work has in principle, through the economic framework, to highlight the two different views of urban planning, Supply Management and Demand Management, and its resolution to this problem. And then, the possibilities of solving the problem are analyzed based on the bibliography related to it. Finally, an analysis of the problem is done through the mapping geoprocessing program that aims to show that supply management policies that stimulate the construction of parking lots are one of the factors that contribute to the formation of congestion.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2017-10-18T17:56:18Z No. of bitstreams: 1 tcc sergio Barbosa Dantas revisado 11.09.17.pdf: 1906826 bytes, checksum: b642330f4684ad61b1cba711767e6d19 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-10-19T13:23:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc sergio Barbosa Dantas revisado 11.09.17.pdf: 1906826 bytes, checksum: b642330f4684ad61b1cba711767e6d19 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-19T13:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc sergio Barbosa Dantas revisado 11.09.17.pdf: 1906826 bytes, checksum: b642330f4684ad61b1cba711767e6d19 (MD5)Economia do trasporte e planejamentoEconomia do transporteMobilidade urbanaTransporte urbanoEstacionamentosEstacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtcc sergio Barbosa Dantas revisado 11.09.17.pdftcc sergio Barbosa Dantas revisado 11.09.17.pdfapplication/pdf1906826https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24372/1/tcc%20sergio%20Barbosa%20Dantas%20revisado%2011.09.17.pdfb642330f4684ad61b1cba711767e6d19MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24372/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTtcc sergio Barbosa Dantas revisado 11.09.17.pdf.txttcc sergio Barbosa Dantas revisado 11.09.17.pdf.txtExtracted texttext/plain86235https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24372/3/tcc%20sergio%20Barbosa%20Dantas%20revisado%2011.09.17.pdf.txtccbd75c56efa9e91319f5017df7376cdMD53ri/243722022-03-23 20:22:30.024oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-23T23:22:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens |
title |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens |
spellingShingle |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens Dantas, Sérgio Barbosa Economia do trasporte e planejamento Economia do transporte Mobilidade urbana Transporte urbano Estacionamentos |
title_short |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens |
title_full |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens |
title_fullStr |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens |
title_full_unstemmed |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens |
title_sort |
Estacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagens |
author |
Dantas, Sérgio Barbosa |
author_facet |
Dantas, Sérgio Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Sérgio Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Gervásio Ferreira dos Viana, Marcela Sgura |
contributor_str_mv |
Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de Santos, Gervásio Ferreira dos Viana, Marcela Sgura |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia do trasporte e planejamento |
topic |
Economia do trasporte e planejamento Economia do transporte Mobilidade urbana Transporte urbano Estacionamentos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia do transporte Mobilidade urbana Transporte urbano Estacionamentos |
description |
O crescimento das grandes cidades brasileiras não levou em conta um modelo de transporte eficiente, o que promoveu o país a uma crise de mobilidade. Isso em razão de um projeto de governo, somado a regulações municipais e investimentos que priorizaram o uso do transporte individual de passageiros em detrimento do transporte público que acabou levando ao problema dos engarrafamentos. Nesse sentido, o trabalho tem objetivo de identificar o processo de formação dos congestionamentos nas vias urbanas extraindo os conceitos de externalidades inter-setorial e intrassetorial. A metodologia aplicada no trabalho tem em princípio,através do arcabouço econômico, destacar as duas diferentes visões de planejamento urbano, Gestão de Oferta e Gestão de Demanda, e a sua resolução frente à essa problemática. E em seguida, são analisadas as possibilidades de resolução do problema tendo como base a bibliografia relacionada com a mesma. E por fim, é feita uma análise do problema através do programa de geoprocessamento de mapas que tem o propósito de evidenciar que política de gestão de oferta que estimula a construção de estacionamentos éum dos fatores que contribuem para a formação dos congestionamentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-19T13:23:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-19T13:23:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24372 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
Trabalho de conclusão de curso |
identifier_str_mv |
Trabalho de conclusão de curso |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24372/1/tcc%20sergio%20Barbosa%20Dantas%20revisado%2011.09.17.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24372/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24372/3/tcc%20sergio%20Barbosa%20Dantas%20revisado%2011.09.17.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b642330f4684ad61b1cba711767e6d19 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 ccbd75c56efa9e91319f5017df7376cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459548697034752 |