O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Vinicius
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32861
Resumo: O presente trabalho busca avançar no entendimento da importância das construções rítmicas como ferramentas composicionais, imaginando e mesmo materializando relações entre o universo da capoeira, a partir do trabalho de Bertissolo (2013) e os quatro conceitos que estabelece como síntese — ciclicidade, incisividade, circularidade e surpreendibilidade —, e a teoria do ritmo, tomando as noções de gesto e de processo como alavancas ou catalisadores dos experimentos a serem realizados, e consequentemente, do próprio traçado da investigação, focalizando a produção de quatro obras musicais e um memorial analítico-descritivo que sintetizem todo o percurso delineado pela pesquisa.
id UFBA-2_2b7210c582de854ba568add6578d8461
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32861
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Amaro, ViniciusLima, PauloNogueira, MarcosBertissolo, Guilherme2021-02-23T17:58:19Z2021-02-23T17:58:19Z2021-02-232015-06-08http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32861O presente trabalho busca avançar no entendimento da importância das construções rítmicas como ferramentas composicionais, imaginando e mesmo materializando relações entre o universo da capoeira, a partir do trabalho de Bertissolo (2013) e os quatro conceitos que estabelece como síntese — ciclicidade, incisividade, circularidade e surpreendibilidade —, e a teoria do ritmo, tomando as noções de gesto e de processo como alavancas ou catalisadores dos experimentos a serem realizados, e consequentemente, do próprio traçado da investigação, focalizando a produção de quatro obras musicais e um memorial analítico-descritivo que sintetizem todo o percurso delineado pela pesquisa.Submitted by Vinícius Amaro (vinicius-amaro@hotmail.com) on 2021-01-28T16:15:02Z No. of bitstreams: 1 Vinicius Amaro - Dissertação de Mestrado.pdf: 25356079 bytes, checksum: 3509ed91ffe464e4c6ab045e6fa262a5 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-02-23T17:58:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vinicius Amaro - Dissertação de Mestrado.pdf: 25356079 bytes, checksum: 3509ed91ffe464e4c6ab045e6fa262a5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-23T17:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vinicius Amaro - Dissertação de Mestrado.pdf: 25356079 bytes, checksum: 3509ed91ffe464e4c6ab045e6fa262a5 (MD5)CAPESComposição MusicalMúsicaComposiçãoRitmoCapoeiraProcessos rítmicosGestoO ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Música da UFBAPrograma de Pós Graduação em MúsicaPPGMUSBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALVinicius Amaro - Dissertação de Mestrado.pdfVinicius Amaro - Dissertação de Mestrado.pdfapplication/pdf25356079https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32861/1/Vinicius%20Amaro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf3509ed91ffe464e4c6ab045e6fa262a5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32861/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTVinicius Amaro - Dissertação de Mestrado.pdf.txtVinicius Amaro - Dissertação de Mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain238173https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32861/3/Vinicius%20Amaro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf.txt35a127538a17a5209077b92a48e20c5fMD53ri/328612022-03-10 16:23:09.107oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T19:23:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
title O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
spellingShingle O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
Amaro, Vinicius
Composição Musical
Música
Composição
Ritmo
Capoeira
Processos rítmicos
Gesto
title_short O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
title_full O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
title_fullStr O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
title_full_unstemmed O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
title_sort O ritmo com um articulador de gestos e processos composicionais na perspectiva de um diálogo com a Capoeira
author Amaro, Vinicius
author_facet Amaro, Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Vinicius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Paulo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nogueira, Marcos
Bertissolo, Guilherme
contributor_str_mv Lima, Paulo
Nogueira, Marcos
Bertissolo, Guilherme
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Composição Musical
topic Composição Musical
Música
Composição
Ritmo
Capoeira
Processos rítmicos
Gesto
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Composição
Ritmo
Capoeira
Processos rítmicos
Gesto
description O presente trabalho busca avançar no entendimento da importância das construções rítmicas como ferramentas composicionais, imaginando e mesmo materializando relações entre o universo da capoeira, a partir do trabalho de Bertissolo (2013) e os quatro conceitos que estabelece como síntese — ciclicidade, incisividade, circularidade e surpreendibilidade —, e a teoria do ritmo, tomando as noções de gesto e de processo como alavancas ou catalisadores dos experimentos a serem realizados, e consequentemente, do próprio traçado da investigação, focalizando a produção de quatro obras musicais e um memorial analítico-descritivo que sintetizem todo o percurso delineado pela pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-23T17:58:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-23T17:58:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32861
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFBA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32861/1/Vinicius%20Amaro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32861/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32861/3/Vinicius%20Amaro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3509ed91ffe464e4c6ab045e6fa262a5
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
35a127538a17a5209077b92a48e20c5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459621054021632