O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitta, Alexandre Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377
Resumo: Criolo e Emicida são músicos que possuem destaque no cenário musical brasileiro contemporâneo, fruto de uma significativa produção artística e de atuações que marcam seus posicionamentos políticos no país. Os artistas compõem e atuam no contexto da modernidade tardia brasileira, sob os efeitos nefastos do modelo econômico que se estabeleceu durante a ditadura e com a democracia neoliberal que se firma após os anos de chumbo e que consolida as disparidades sociais já acentuadas nestes tempos. Há, então, na crítica a essa realidade nacional, o entrelaçamento de temáticas e de procedimentos estéticos: utilizando o sampling como procedimento de apropriação dos estilhaços desse mundo, os rappers desconstroem a ideia de um Brasil montado sob a égide da mestiçagem, sustentada pela falsa noção de democracia racial. Tal postura se manifesta não apenas nas produções cancionais de Criolo e de Emicida, como também nas suas múltiplas atuações, que performatizam modos de enfrentamento a esse contexto de violências históricas. A partir dessas problematizações, o trabalho pretende analisar como as composições desses artistas produzem uma leitura sobre a modernidade tardia brasileira, em que medida suas produções cancionais rasuram os discursos acerca da identidade brasileira e dos afro-brasileiros, como a violência sobre o corpo afrobrasileiro é apresentada como um dos traços significativos dessa modernidade e como os artistas e suas obras operam formas de insurgência contra essa face violenta do Brasil tardo-moderno. No desenvolvimento do trabalho, observou-se o processo de sampling como um procedimento estético e político, que, num viés afrodiaspórico, agencia diferentes perspectivas do Brasil e dos afro-brasileiros e as põem em diálogo. Outro aspecto importante é a afirmação da identidade afrobrasileira a partir da ocupação do espaço da rua – analisado no processo de formação das favelas brasileiras e na relação entre essa formação e a produção cancional dos artistas – como resposta a uma concepção de cidadania que, ao invés de garantir direitos, se manifesta como necropolítica que assassina o povo negro no Brasil. Além disso, foi possível apontar, a partir dos diferentes espaços de atuação dos artistas, diferentes formas com as quais eles se constroem como pensadores e como figuras atuantes na construção de alternativas para combater o trabalho de morte que historicamente se impõe sobre os afro-brasileiros, que tem o Estado como um de seus principais agentes.
id UFBA-2_2b9ecb05b3d70a2f62163fa703875b79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29377
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Pitta, Alexandre CarvalhoHerrera, Antonia TorreãoRibeiro, Gustavo SilveiraSantos, Alvanita AlmeidaRibeiro, Gustavo SilveiraDrummond, Washington Luis Lima2019-04-25T20:48:29Z2019-04-25T20:48:29Z2019-04-252019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377Criolo e Emicida são músicos que possuem destaque no cenário musical brasileiro contemporâneo, fruto de uma significativa produção artística e de atuações que marcam seus posicionamentos políticos no país. Os artistas compõem e atuam no contexto da modernidade tardia brasileira, sob os efeitos nefastos do modelo econômico que se estabeleceu durante a ditadura e com a democracia neoliberal que se firma após os anos de chumbo e que consolida as disparidades sociais já acentuadas nestes tempos. Há, então, na crítica a essa realidade nacional, o entrelaçamento de temáticas e de procedimentos estéticos: utilizando o sampling como procedimento de apropriação dos estilhaços desse mundo, os rappers desconstroem a ideia de um Brasil montado sob a égide da mestiçagem, sustentada pela falsa noção de democracia racial. Tal postura se manifesta não apenas nas produções cancionais de Criolo e de Emicida, como também nas suas múltiplas atuações, que performatizam modos de enfrentamento a esse contexto de violências históricas. A partir dessas problematizações, o trabalho pretende analisar como as composições desses artistas produzem uma leitura sobre a modernidade tardia brasileira, em que medida suas produções cancionais rasuram os discursos acerca da identidade brasileira e dos afro-brasileiros, como a violência sobre o corpo afrobrasileiro é apresentada como um dos traços significativos dessa modernidade e como os artistas e suas obras operam formas de insurgência contra essa face violenta do Brasil tardo-moderno. No desenvolvimento do trabalho, observou-se o processo de sampling como um procedimento estético e político, que, num viés afrodiaspórico, agencia diferentes perspectivas do Brasil e dos afro-brasileiros e as põem em diálogo. Outro aspecto importante é a afirmação da identidade afrobrasileira a partir da ocupação do espaço da rua – analisado no processo de formação das favelas brasileiras e na relação entre essa formação e a produção cancional dos artistas – como resposta a uma concepção de cidadania que, ao invés de garantir direitos, se manifesta como necropolítica que assassina o povo negro no Brasil. Além disso, foi possível apontar, a partir dos diferentes espaços de atuação dos artistas, diferentes formas com as quais eles se constroem como pensadores e como figuras atuantes na construção de alternativas para combater o trabalho de morte que historicamente se impõe sobre os afro-brasileiros, que tem o Estado como um de seus principais agentes.Criolo y Emicida son músicos destacados en el escenario musical brasileño contemporáneo, fruto de una significativa producción artística y de actuaciones que marcan sus posicionamientos políticos en el país. Los artistas componen y actúan en el contexto de la modernidad tardía brasileña, bajo los efectos nefastos del modelo económico que se estableció durante la dictadura y con la democracia neoliberal que se implementa después de los años de plomo y que consolida las disparidades sociales ya acentuadas en estos tiempos. Hay, entonces, en la crítica a esa realidad nacional, el entrelazamiento de temáticas y de procedimientos estéticos: partiendo del sampling como procedimiento de apropiación de los fragmentos de ese mundo, los rappers deshacen la idea de un Brasil montado bajo la égida del mestizaje, sostenida por la falsa noción de democracia racial. A partir de esas problemáticas, este trabajo tiene como objetivo examinar cómo las composiciones de estos artistas producen una lectura/interpretación sobre la modernidad tardía brasileña, en qué medida sus producciones musicales rasuran los discursos acerca de la identidad brasileña y de los afrobrasileños, cómo la violencia sobre el cuerpo afrobrasileño es presentada como una de las marcas significativas de esa modernidad y cómo los artistas y sus obras operan formas de insurgencia contra esa faz violenta del Brasil tardo-moderno. En el desarrollo del trabajo, se observó el proceso de sampling como un procedimiento estético y político, que, en un sesgo afrodiaspórico, articula diferentes perspectivas de Brasil y de los afrobrasileños y las ponen en diálogo. Otro aspecto importante es la afirmación de la identidad afro-brasileña a partir de la ocupación del espacio de la calle – analizado en el proceso de formación de las favelas brasileñas y en la relación entre esa formación y la producción cancional de los artistas – como respuesta a una concepción de ciudadanía que, en vez de asegurar derechos, se manifiesta como necropolítica que asesina al pueblo negro en Brasil. Además, fue posible señalar, a partir de los diferentes espacios de actuación de los artistas, diferentes formas con las que se construyen como pensadores y como figuras actuantes en la construcción de alternativas para combatir el trabajo de muerte que históricamente se impone sobre los afro-brasileños, que tiene el Estado como uno de sus principales agentesSubmitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-04-24T22:08:43Z No. of bitstreams: 1 Alexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf: 3232769 bytes, checksum: 22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-04-25T20:48:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf: 3232769 bytes, checksum: 22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-25T20:48:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf: 3232769 bytes, checksum: 22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1 (MD5)LetrasModernidade TardiaCanção Popular BrasileiraSamplingRapDiáspora AfricanaCriouloEmicidaO RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdfAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdfapplication/pdf3232769https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/1/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf.txtAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf.txtExtracted texttext/plain599203https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/3/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf.txt4f0c67522b2f7b13a7310f0a1c8c60cfMD53ri/293772022-02-21 00:28:27.671oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:28:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
title O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
spellingShingle O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
Pitta, Alexandre Carvalho
Letras
Modernidade Tardia
Canção Popular Brasileira
Sampling
Rap
Diáspora Africana
Crioulo
Emicida
title_short O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
title_full O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
title_fullStr O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
title_full_unstemmed O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
title_sort O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
author Pitta, Alexandre Carvalho
author_facet Pitta, Alexandre Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitta, Alexandre Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herrera, Antonia Torreão
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Gustavo Silveira
Santos, Alvanita Almeida
Ribeiro, Gustavo Silveira
Drummond, Washington Luis Lima
contributor_str_mv Herrera, Antonia Torreão
Ribeiro, Gustavo Silveira
Santos, Alvanita Almeida
Ribeiro, Gustavo Silveira
Drummond, Washington Luis Lima
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Modernidade Tardia
Canção Popular Brasileira
Sampling
Rap
Diáspora Africana
Crioulo
Emicida
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade Tardia
Canção Popular Brasileira
Sampling
Rap
Diáspora Africana
Crioulo
Emicida
description Criolo e Emicida são músicos que possuem destaque no cenário musical brasileiro contemporâneo, fruto de uma significativa produção artística e de atuações que marcam seus posicionamentos políticos no país. Os artistas compõem e atuam no contexto da modernidade tardia brasileira, sob os efeitos nefastos do modelo econômico que se estabeleceu durante a ditadura e com a democracia neoliberal que se firma após os anos de chumbo e que consolida as disparidades sociais já acentuadas nestes tempos. Há, então, na crítica a essa realidade nacional, o entrelaçamento de temáticas e de procedimentos estéticos: utilizando o sampling como procedimento de apropriação dos estilhaços desse mundo, os rappers desconstroem a ideia de um Brasil montado sob a égide da mestiçagem, sustentada pela falsa noção de democracia racial. Tal postura se manifesta não apenas nas produções cancionais de Criolo e de Emicida, como também nas suas múltiplas atuações, que performatizam modos de enfrentamento a esse contexto de violências históricas. A partir dessas problematizações, o trabalho pretende analisar como as composições desses artistas produzem uma leitura sobre a modernidade tardia brasileira, em que medida suas produções cancionais rasuram os discursos acerca da identidade brasileira e dos afro-brasileiros, como a violência sobre o corpo afrobrasileiro é apresentada como um dos traços significativos dessa modernidade e como os artistas e suas obras operam formas de insurgência contra essa face violenta do Brasil tardo-moderno. No desenvolvimento do trabalho, observou-se o processo de sampling como um procedimento estético e político, que, num viés afrodiaspórico, agencia diferentes perspectivas do Brasil e dos afro-brasileiros e as põem em diálogo. Outro aspecto importante é a afirmação da identidade afrobrasileira a partir da ocupação do espaço da rua – analisado no processo de formação das favelas brasileiras e na relação entre essa formação e a produção cancional dos artistas – como resposta a uma concepção de cidadania que, ao invés de garantir direitos, se manifesta como necropolítica que assassina o povo negro no Brasil. Além disso, foi possível apontar, a partir dos diferentes espaços de atuação dos artistas, diferentes formas com as quais eles se constroem como pensadores e como figuras atuantes na construção de alternativas para combater o trabalho de morte que historicamente se impõe sobre os afro-brasileiros, que tem o Estado como um de seus principais agentes.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-25T20:48:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-25T20:48:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/1/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/3/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
4f0c67522b2f7b13a7310f0a1c8c60cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502678652551168