O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377 |
Resumo: | Criolo e Emicida são músicos que possuem destaque no cenário musical brasileiro contemporâneo, fruto de uma significativa produção artística e de atuações que marcam seus posicionamentos políticos no país. Os artistas compõem e atuam no contexto da modernidade tardia brasileira, sob os efeitos nefastos do modelo econômico que se estabeleceu durante a ditadura e com a democracia neoliberal que se firma após os anos de chumbo e que consolida as disparidades sociais já acentuadas nestes tempos. Há, então, na crítica a essa realidade nacional, o entrelaçamento de temáticas e de procedimentos estéticos: utilizando o sampling como procedimento de apropriação dos estilhaços desse mundo, os rappers desconstroem a ideia de um Brasil montado sob a égide da mestiçagem, sustentada pela falsa noção de democracia racial. Tal postura se manifesta não apenas nas produções cancionais de Criolo e de Emicida, como também nas suas múltiplas atuações, que performatizam modos de enfrentamento a esse contexto de violências históricas. A partir dessas problematizações, o trabalho pretende analisar como as composições desses artistas produzem uma leitura sobre a modernidade tardia brasileira, em que medida suas produções cancionais rasuram os discursos acerca da identidade brasileira e dos afro-brasileiros, como a violência sobre o corpo afrobrasileiro é apresentada como um dos traços significativos dessa modernidade e como os artistas e suas obras operam formas de insurgência contra essa face violenta do Brasil tardo-moderno. No desenvolvimento do trabalho, observou-se o processo de sampling como um procedimento estético e político, que, num viés afrodiaspórico, agencia diferentes perspectivas do Brasil e dos afro-brasileiros e as põem em diálogo. Outro aspecto importante é a afirmação da identidade afrobrasileira a partir da ocupação do espaço da rua – analisado no processo de formação das favelas brasileiras e na relação entre essa formação e a produção cancional dos artistas – como resposta a uma concepção de cidadania que, ao invés de garantir direitos, se manifesta como necropolítica que assassina o povo negro no Brasil. Além disso, foi possível apontar, a partir dos diferentes espaços de atuação dos artistas, diferentes formas com as quais eles se constroem como pensadores e como figuras atuantes na construção de alternativas para combater o trabalho de morte que historicamente se impõe sobre os afro-brasileiros, que tem o Estado como um de seus principais agentes. |
id |
UFBA-2_2b9ecb05b3d70a2f62163fa703875b79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29377 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Pitta, Alexandre CarvalhoHerrera, Antonia TorreãoRibeiro, Gustavo SilveiraSantos, Alvanita AlmeidaRibeiro, Gustavo SilveiraDrummond, Washington Luis Lima2019-04-25T20:48:29Z2019-04-25T20:48:29Z2019-04-252019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377Criolo e Emicida são músicos que possuem destaque no cenário musical brasileiro contemporâneo, fruto de uma significativa produção artística e de atuações que marcam seus posicionamentos políticos no país. Os artistas compõem e atuam no contexto da modernidade tardia brasileira, sob os efeitos nefastos do modelo econômico que se estabeleceu durante a ditadura e com a democracia neoliberal que se firma após os anos de chumbo e que consolida as disparidades sociais já acentuadas nestes tempos. Há, então, na crítica a essa realidade nacional, o entrelaçamento de temáticas e de procedimentos estéticos: utilizando o sampling como procedimento de apropriação dos estilhaços desse mundo, os rappers desconstroem a ideia de um Brasil montado sob a égide da mestiçagem, sustentada pela falsa noção de democracia racial. Tal postura se manifesta não apenas nas produções cancionais de Criolo e de Emicida, como também nas suas múltiplas atuações, que performatizam modos de enfrentamento a esse contexto de violências históricas. A partir dessas problematizações, o trabalho pretende analisar como as composições desses artistas produzem uma leitura sobre a modernidade tardia brasileira, em que medida suas produções cancionais rasuram os discursos acerca da identidade brasileira e dos afro-brasileiros, como a violência sobre o corpo afrobrasileiro é apresentada como um dos traços significativos dessa modernidade e como os artistas e suas obras operam formas de insurgência contra essa face violenta do Brasil tardo-moderno. No desenvolvimento do trabalho, observou-se o processo de sampling como um procedimento estético e político, que, num viés afrodiaspórico, agencia diferentes perspectivas do Brasil e dos afro-brasileiros e as põem em diálogo. Outro aspecto importante é a afirmação da identidade afrobrasileira a partir da ocupação do espaço da rua – analisado no processo de formação das favelas brasileiras e na relação entre essa formação e a produção cancional dos artistas – como resposta a uma concepção de cidadania que, ao invés de garantir direitos, se manifesta como necropolítica que assassina o povo negro no Brasil. Além disso, foi possível apontar, a partir dos diferentes espaços de atuação dos artistas, diferentes formas com as quais eles se constroem como pensadores e como figuras atuantes na construção de alternativas para combater o trabalho de morte que historicamente se impõe sobre os afro-brasileiros, que tem o Estado como um de seus principais agentes.Criolo y Emicida son músicos destacados en el escenario musical brasileño contemporáneo, fruto de una significativa producción artística y de actuaciones que marcan sus posicionamientos políticos en el país. Los artistas componen y actúan en el contexto de la modernidad tardía brasileña, bajo los efectos nefastos del modelo económico que se estableció durante la dictadura y con la democracia neoliberal que se implementa después de los años de plomo y que consolida las disparidades sociales ya acentuadas en estos tiempos. Hay, entonces, en la crítica a esa realidad nacional, el entrelazamiento de temáticas y de procedimientos estéticos: partiendo del sampling como procedimiento de apropiación de los fragmentos de ese mundo, los rappers deshacen la idea de un Brasil montado bajo la égida del mestizaje, sostenida por la falsa noción de democracia racial. A partir de esas problemáticas, este trabajo tiene como objetivo examinar cómo las composiciones de estos artistas producen una lectura/interpretación sobre la modernidad tardía brasileña, en qué medida sus producciones musicales rasuran los discursos acerca de la identidad brasileña y de los afrobrasileños, cómo la violencia sobre el cuerpo afrobrasileño es presentada como una de las marcas significativas de esa modernidad y cómo los artistas y sus obras operan formas de insurgencia contra esa faz violenta del Brasil tardo-moderno. En el desarrollo del trabajo, se observó el proceso de sampling como un procedimiento estético y político, que, en un sesgo afrodiaspórico, articula diferentes perspectivas de Brasil y de los afrobrasileños y las ponen en diálogo. Otro aspecto importante es la afirmación de la identidad afro-brasileña a partir de la ocupación del espacio de la calle – analizado en el proceso de formación de las favelas brasileñas y en la relación entre esa formación y la producción cancional de los artistas – como respuesta a una concepción de ciudadanía que, en vez de asegurar derechos, se manifiesta como necropolítica que asesina al pueblo negro en Brasil. Además, fue posible señalar, a partir de los diferentes espacios de actuación de los artistas, diferentes formas con las que se construyen como pensadores y como figuras actuantes en la construcción de alternativas para combatir el trabajo de muerte que históricamente se impone sobre los afro-brasileños, que tiene el Estado como uno de sus principales agentesSubmitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-04-24T22:08:43Z No. of bitstreams: 1 Alexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf: 3232769 bytes, checksum: 22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-04-25T20:48:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf: 3232769 bytes, checksum: 22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-25T20:48:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf: 3232769 bytes, checksum: 22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1 (MD5)LetrasModernidade TardiaCanção Popular BrasileiraSamplingRapDiáspora AfricanaCriouloEmicidaO RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdfAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdfapplication/pdf3232769https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/1/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf.txtAlexandre Carvalho Pitta - doutorado - Programa de Literatura e Cultura.pdf.txtExtracted texttext/plain599203https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/3/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf.txt4f0c67522b2f7b13a7310f0a1c8c60cfMD53ri/293772022-02-21 00:28:27.671oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:28:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA |
title |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA |
spellingShingle |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA Pitta, Alexandre Carvalho Letras Modernidade Tardia Canção Popular Brasileira Sampling Rap Diáspora Africana Crioulo Emicida |
title_short |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA |
title_full |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA |
title_fullStr |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA |
title_full_unstemmed |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA |
title_sort |
O RAP DO FIM DO MUNDO: MODERNIDADE TARDIA BRASILEIRA E INSURGÊNCIA NAS CANÇÕES DE CRIOLO E EMICIDA |
author |
Pitta, Alexandre Carvalho |
author_facet |
Pitta, Alexandre Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitta, Alexandre Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Herrera, Antonia Torreão |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ribeiro, Gustavo Silveira Santos, Alvanita Almeida Ribeiro, Gustavo Silveira Drummond, Washington Luis Lima |
contributor_str_mv |
Herrera, Antonia Torreão Ribeiro, Gustavo Silveira Santos, Alvanita Almeida Ribeiro, Gustavo Silveira Drummond, Washington Luis Lima |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras |
topic |
Letras Modernidade Tardia Canção Popular Brasileira Sampling Rap Diáspora Africana Crioulo Emicida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidade Tardia Canção Popular Brasileira Sampling Rap Diáspora Africana Crioulo Emicida |
description |
Criolo e Emicida são músicos que possuem destaque no cenário musical brasileiro contemporâneo, fruto de uma significativa produção artística e de atuações que marcam seus posicionamentos políticos no país. Os artistas compõem e atuam no contexto da modernidade tardia brasileira, sob os efeitos nefastos do modelo econômico que se estabeleceu durante a ditadura e com a democracia neoliberal que se firma após os anos de chumbo e que consolida as disparidades sociais já acentuadas nestes tempos. Há, então, na crítica a essa realidade nacional, o entrelaçamento de temáticas e de procedimentos estéticos: utilizando o sampling como procedimento de apropriação dos estilhaços desse mundo, os rappers desconstroem a ideia de um Brasil montado sob a égide da mestiçagem, sustentada pela falsa noção de democracia racial. Tal postura se manifesta não apenas nas produções cancionais de Criolo e de Emicida, como também nas suas múltiplas atuações, que performatizam modos de enfrentamento a esse contexto de violências históricas. A partir dessas problematizações, o trabalho pretende analisar como as composições desses artistas produzem uma leitura sobre a modernidade tardia brasileira, em que medida suas produções cancionais rasuram os discursos acerca da identidade brasileira e dos afro-brasileiros, como a violência sobre o corpo afrobrasileiro é apresentada como um dos traços significativos dessa modernidade e como os artistas e suas obras operam formas de insurgência contra essa face violenta do Brasil tardo-moderno. No desenvolvimento do trabalho, observou-se o processo de sampling como um procedimento estético e político, que, num viés afrodiaspórico, agencia diferentes perspectivas do Brasil e dos afro-brasileiros e as põem em diálogo. Outro aspecto importante é a afirmação da identidade afrobrasileira a partir da ocupação do espaço da rua – analisado no processo de formação das favelas brasileiras e na relação entre essa formação e a produção cancional dos artistas – como resposta a uma concepção de cidadania que, ao invés de garantir direitos, se manifesta como necropolítica que assassina o povo negro no Brasil. Além disso, foi possível apontar, a partir dos diferentes espaços de atuação dos artistas, diferentes formas com as quais eles se constroem como pensadores e como figuras atuantes na construção de alternativas para combater o trabalho de morte que historicamente se impõe sobre os afro-brasileiros, que tem o Estado como um de seus principais agentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-25T20:48:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-25T20:48:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/1/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29377/3/Alexandre%20Carvalho%20Pitta%20-%20doutorado%20-%20Programa%20de%20Literatura%20e%20Cultura.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22c583a6e50493b7c2511fc5f0e3c0b1 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 4f0c67522b2f7b13a7310f0a1c8c60cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502678652551168 |