Cultura de resistência e resistência de uma identidade cultural: a santería cubana e o candomblé brasileiro, (1950-2000).
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Data de Publicação: | 2009 |
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Limonta, Ileana de las Mercedes HodgeLimonta, Ileana de las Mercedes HodgeSilva, Elizete da2013-05-24T11:39:35Z2013-05-24T11:39:35Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11253387f.Esta tese tem como enfoque o estudo comparativo da Santería cubana e dos Candomblés brasileiros de tradição iorubá. O objetivo foi estudar os perfis identitários destas expressões religiosas de matriz africana, como cultura de resistência ante uma cultura imposta durante séculos de colonialismo pelas elites do poder, no período histórico que vai de 1950 a 2000. Teve-se em vista os mecanismos de enfrentamento ou confrontação que estas religiosidades criaram como via de defesa e inserção social. Tentamos desvendar, na medida do possível e de forma comparativa, as relações políticas e a incidência sócio-cultural no entorno social em que atuaram estas expressões em Cuba e no Brasil, conhecendo de antemão a influência que tradicionalmente elas têm exercido na esfera da consciência individual dos iniciados em seus cultos religiosos. Temas como: africanidade, etnicidade, cultura, resistência, poder e repressão foram analisados em função da estrutura religiosa da Santería e do Candomblé, em contrate com a realidade social que enfrentaram nos países para onde foram transplantadas. Esta estrutura teve como núcleo principal a família religiosa em uma intrincada rede de sociabilidades, que encontrou e ainda encontra nos terreiros e nas casas-templo o ambiente propício para recriar os elementos culturais africanos que sustentam, como parte do continuum das tradições culturais herdadas dos africanos, que buscaram e encontraram um lugar na história e identidade nacional cubana e brasileira, como expressões religiosas de resistência em defesa da identidade cultural.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-22T16:15:04Z No. of bitstreams: 3 Tese Ileana Limonta3.pdf: 3908228 bytes, checksum: f95d8bba1c5ec0e4d8ef9961db5dc65d (MD5) Tese Ileana Limonta2.pdf: 5969335 bytes, checksum: 71ada33384664a2717a4be6bfe0c8137 (MD5) Tese Ileana Limonta1.pdf: 8530405 bytes, checksum: f35dc1d3ce53f4921cd5e8bfcb94ed7a (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-24T11:39:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Tese Ileana Limonta3.pdf: 3908228 bytes, checksum: f95d8bba1c5ec0e4d8ef9961db5dc65d (MD5) Tese Ileana Limonta2.pdf: 5969335 bytes, checksum: 71ada33384664a2717a4be6bfe0c8137 (MD5) Tese Ileana Limonta1.pdf: 8530405 bytes, checksum: f35dc1d3ce53f4921cd5e8bfcb94ed7a (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-24T11:39:35Z (GMT). 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