Lunetas para Espaço Aberto: uma atriz em travessia poiética com Imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Lílith
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33822
Resumo: Trata-se de uma investigação prático-teórica movida pela principal pergunta-passaporte: Como uma atriz cria por imagens? Inspirada na abordagem artístico-compreensiva proposta pela Prof.ª Dr.ª Sonia Rangel, a atriz se propõe a brincar de ver seu cosmo pessoal, partindo do exercício de criação cênica laboratorial para ensaiar uma multiplicidade de respostas. Nessa travessia poiética, as cenas nasceram concomitantes à criação da sua escrita dramática, que também compõe a tese, assumindo a forma lírica numa dramaturgia contingente que gerou a encenação intitulada Lunetas para espaço aberto, objeto e meta desta pesquisa. Compõem a metodologia os laboratórios de criação, internos e (ou) abertos, além de cinco estratégias compositivas articuladas pela pesquisadora: lugar de espiar, perguntas-passaporte, poesguia, altares-instalação e geração de imagens. Como princípios orientadores do percurso criativo destacam-se: o pensar por imagens, o exercício do transver, a mitopoiética, a experiência e o devaneio. Tais princípios são forças impulsionadoras do processo, espreitando as possíveis insurgências na geração das Imagens, sobretudo nas figuras mitopoiéticas, denominadas Lunetas, que compõem os duplos da atriz em cena: Suzana, Kassandra e Lilith Mito. No estudo da atriz sobre si mesma, a fim de per formar seu criar-pensar, são reconhecidos os modos de operação de sua poiesis cênica com imagens: um olhar de atriz-poeta se forja. A pesquisa dialoga, entre outros campos, com as teorias do imaginário, com a literatura lírica, com o teatro contemporâneo e com a psicologia analítica, em consonância com o pensamento de teóricos e de poetas, tais como: Adélia Prado, Alba Liberato, Carl G. Jung, Cleise Mendes, Gaston Bachelard, Jorge Larossa, Joseph Campbell, Lita Passos, Manoel de Barros, Matteo Bonfitto, Fernando Pessoa, Paul Zumthor, Peter Brook, Sonia Rangel, entre outros.
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Compõem a metodologia os laboratórios de criação, internos e (ou) abertos, além de cinco estratégias compositivas articuladas pela pesquisadora: lugar de espiar, perguntas-passaporte, poesguia, altares-instalação e geração de imagens. Como princípios orientadores do percurso criativo destacam-se: o pensar por imagens, o exercício do transver, a mitopoiética, a experiência e o devaneio. Tais princípios são forças impulsionadoras do processo, espreitando as possíveis insurgências na geração das Imagens, sobretudo nas figuras mitopoiéticas, denominadas Lunetas, que compõem os duplos da atriz em cena: Suzana, Kassandra e Lilith Mito. No estudo da atriz sobre si mesma, a fim de per formar seu criar-pensar, são reconhecidos os modos de operação de sua poiesis cênica com imagens: um olhar de atriz-poeta se forja. A pesquisa dialoga, entre outros campos, com as teorias do imaginário, com a literatura lírica, com o teatro contemporâneo e com a psicologia analítica, em consonância com o pensamento de teóricos e de poetas, tais como: Adélia Prado, Alba Liberato, Carl G. Jung, Cleise Mendes, Gaston Bachelard, Jorge Larossa, Joseph Campbell, Lita Passos, Manoel de Barros, Matteo Bonfitto, Fernando Pessoa, Paul Zumthor, Peter Brook, Sonia Rangel, entre outros.This is a practical-theoretical investigation conducted by the main question-passport: How does an actress create through Images? Inspired by the artistic-comprehensive approach proposed by Prof. Dr. Sonia Rangel, the actress proposes play with seeing her personal cosmos, starting from the exercise of scenic laboratory creation to test a multiplicity of responses. In this poetic journey, the scenes were born concomitant to the creation of her dramatic writing, which also makes up the thesis taking on the lyrical form in a contingent dramaturgy that generated the staging entitled Telescopes to Open Space, object and goal of this research. The methodology includes the creation laboratories, internal and (or) external ones. In addition, there are five compositional strategies articulated by the researcher: place to spy, questions-passport, poesguia, altars-installation and image generation. However, the following guiding principles stand out: thinking by images, the exercise of the transver, the mythopoietic, the experience and the reverie. Such principles are motion forces in the process, peeking out the possible insurgencies in the generation of Images, especially in the mythopoietic figures. These figures are called Telescopes and they make up the actress's doubles on stage: Suzana, Kassandra and Lilith Myth. On the study about herself and in order to perform her create-thinking process, the actress's operation modes through her scenic poiesis with Images are recognized: an actress-poet look is forged. The research dialogues with the theories of the imaginary, lyric literature, contemporary theater and with analytical psychology, among other fields. It is also aligned with some theorists and poets thoughts like Adélia Prado, Alba Liberato, Carl G. Jung, Cleise Mendes, Gaston Bachelard, Jorge Larossa, Joseph Campbell, Lita Passos, Manoel de Barros, Matteo Bonfitto, Fernando Pessoa, Paul Zumthor, Peter Brook, Sonia Rangel and others.Submitted by Lílith Marques (lilith.volt@gmail.com) on 2021-07-28T19:15:31Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL JULHO 2021_REVLUZ_LILI.pdf: 15872761 bytes, checksum: 3a7062d967288dc0cfe05846add7690f (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-08-02T12:48:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL JULHO 2021_REVLUZ_LILI.pdf: 15872761 bytes, checksum: 3a7062d967288dc0cfe05846add7690f (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-02T12:48:39Z (GMT). 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