WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Antonio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29265
Resumo: Considerando-se os estudos avançados da interculturalidade e tomando-se a produção poética como força capaz de expressar cruzamento das culturas e das artes, esta pesquisa intenta “vasculhar” o universo performático da voz e do gesto, que estão presentes na vida e na obra poética de Waly Salomão, especificamente no seu último livro, Pescados Vivos, parte integrante de uma trilogia, cujos primeiros são Lábia e Tarifa de Embarque. Existe uma confluência entre vocalidade e escritura na arena dos signos poéticos que compõem muitos poemas desse poeta. Essa confluência, às vezes, evidencia-se por uma semiose performática da disposição das palavras no papel e na sonoridade semântica que envolve ritmos, melodias, compassos de mundos culturais diversos. Deles todos emanam vozes vivas reveladoras de seus próprios modos de vida e de suas estruturas mentais. Poesia Cantante, faiscante e vulcânica, a poesia de Waly Salomão convoca o leitor ao ato e à cena do mundo, à ação representativa de nós mesmos e do outro em gritos e sussurros de vozes vivas recolhidas de diferentes espaços culturais.
id UFBA-2_2de6fbf34bc4fdb44613663094e48372
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29265
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Brito, AntonioMatos, Edilene Dias2019-04-10T19:07:26Z2019-04-10T19:07:26Z2019-04-102019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29265Considerando-se os estudos avançados da interculturalidade e tomando-se a produção poética como força capaz de expressar cruzamento das culturas e das artes, esta pesquisa intenta “vasculhar” o universo performático da voz e do gesto, que estão presentes na vida e na obra poética de Waly Salomão, especificamente no seu último livro, Pescados Vivos, parte integrante de uma trilogia, cujos primeiros são Lábia e Tarifa de Embarque. Existe uma confluência entre vocalidade e escritura na arena dos signos poéticos que compõem muitos poemas desse poeta. Essa confluência, às vezes, evidencia-se por uma semiose performática da disposição das palavras no papel e na sonoridade semântica que envolve ritmos, melodias, compassos de mundos culturais diversos. Deles todos emanam vozes vivas reveladoras de seus próprios modos de vida e de suas estruturas mentais. Poesia Cantante, faiscante e vulcânica, a poesia de Waly Salomão convoca o leitor ao ato e à cena do mundo, à ação representativa de nós mesmos e do outro em gritos e sussurros de vozes vivas recolhidas de diferentes espaços culturais.Considering the advanced studies of interculturality and taking poetic production as a force capable of expressing cross-cultures and the arts, this research attempts to "search" the performative universe of voice and gesture, which are present in life and work poetry of Waly Salomão, specifically in his last book, Pescados Vivos, an integral part of a trilogy, whose first are Lábia and Tarifa de embarque. There is a confluence between vocality and writing in the arena of the poetic signs that compose many poems of this poet. This confluence is sometimes evidenced by a performative semiosis of the disposition of words on paper and in semantic sonority that involves rhythms, melodies, and bars of diverse cultural worlds. From them all emanate living voices revealing their own ways of life and their mental structures. Poetry Singing, sparkling and volcanic, the poetry of Waly Salomão summons the reader to the act and scene of the world, the action representative of ourselves and the other in shouts and whispers of voices alive collected from different cultural spaces.Submitted by Bianca Rodrigues de Oliveira (bianca75300@gmail.com) on 2019-04-10T19:05:01Z No. of bitstreams: 2 TESE cópia-convertido.pdf: 2950857 bytes, checksum: 2faee263768fed2be990fb9f089fef33 (MD5) ANEXOS.pdf: 18871827 bytes, checksum: dabc6f5e42a07ce2405816ded122021a (MD5)Approved for entry into archive by Bianca Rodrigues de Oliveira (bianca75300@gmail.com) on 2019-04-10T19:07:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE cópia-convertido.pdf: 2950857 bytes, checksum: 2faee263768fed2be990fb9f089fef33 (MD5) ANEXOS.pdf: 18871827 bytes, checksum: dabc6f5e42a07ce2405816ded122021a (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-10T19:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE cópia-convertido.pdf: 2950857 bytes, checksum: 2faee263768fed2be990fb9f089fef33 (MD5) ANEXOS.pdf: 18871827 bytes, checksum: dabc6f5e42a07ce2405816ded122021a (MD5)vocalidadeescriturainteculturalidadepoesiaperformanceWALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de Humanidades, Artes e CiênciasMultidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e SociedadeIHACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE cópia-convertido.pdfTESE cópia-convertido.pdfapplication/pdf2950857https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/1/TESE%20c%c3%b3pia-convertido.pdf2faee263768fed2be990fb9f089fef33MD51ANEXOS.pdfANEXOS.pdfapplication/pdf18871827https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/2/ANEXOS.pdfdabc6f5e42a07ce2405816ded122021aMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/3/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD53TEXTTESE cópia-convertido.pdf.txtTESE cópia-convertido.pdf.txtExtracted texttext/plain603773https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/4/TESE%20c%c3%b3pia-convertido.pdf.txt108e43362a3e408917a537e6d3b82cd4MD54ANEXOS.pdf.txtANEXOS.pdf.txtExtracted texttext/plain55197https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/5/ANEXOS.pdf.txtaa938f21a16060ff9325c81001c273eeMD55ri/292652022-02-20 22:56:50.996oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:56:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
title WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
spellingShingle WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
Brito, Antonio
vocalidade
escritura
inteculturalidade
poesia
performance
title_short WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
title_full WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
title_fullStr WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
title_full_unstemmed WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
title_sort WALY SALOMÃO: POÉTICAS PERFORMÁTICAS DO GESTO E DA VOZ
author Brito, Antonio
author_facet Brito, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Edilene Dias
contributor_str_mv Matos, Edilene Dias
dc.subject.por.fl_str_mv vocalidade
escritura
inteculturalidade
poesia
performance
topic vocalidade
escritura
inteculturalidade
poesia
performance
description Considerando-se os estudos avançados da interculturalidade e tomando-se a produção poética como força capaz de expressar cruzamento das culturas e das artes, esta pesquisa intenta “vasculhar” o universo performático da voz e do gesto, que estão presentes na vida e na obra poética de Waly Salomão, especificamente no seu último livro, Pescados Vivos, parte integrante de uma trilogia, cujos primeiros são Lábia e Tarifa de Embarque. Existe uma confluência entre vocalidade e escritura na arena dos signos poéticos que compõem muitos poemas desse poeta. Essa confluência, às vezes, evidencia-se por uma semiose performática da disposição das palavras no papel e na sonoridade semântica que envolve ritmos, melodias, compassos de mundos culturais diversos. Deles todos emanam vozes vivas reveladoras de seus próprios modos de vida e de suas estruturas mentais. Poesia Cantante, faiscante e vulcânica, a poesia de Waly Salomão convoca o leitor ao ato e à cena do mundo, à ação representativa de nós mesmos e do outro em gritos e sussurros de vozes vivas recolhidas de diferentes espaços culturais.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-10T19:07:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-10T19:07:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29265
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
dc.publisher.program.fl_str_mv Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv IHAC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/1/TESE%20c%c3%b3pia-convertido.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/2/ANEXOS.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/4/TESE%20c%c3%b3pia-convertido.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29265/5/ANEXOS.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2faee263768fed2be990fb9f089fef33
dabc6f5e42a07ce2405816ded122021a
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
108e43362a3e408917a537e6d3b82cd4
aa938f21a16060ff9325c81001c273ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459589163679744