Representações Sociais de estudantes universitários acerca do HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juan Felipy Felix de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29430
Resumo: Após quase 40 anos passados desde a contabilização dos primeiros casos de infecção pelo HIV, estima-se que, até junho de 2018, apenas no Brasil, 982.129 pessoas tenham contraído o vírus. O HIV/AIDS é uma doença de múltiplas faces, que pode sofrer a influência de diversos fatores, sejam eles demográficos, socioespaciais, financeiro, de gênero, etc. Vários são os campos de saber que o estudam, inclusive com a abordagem das Representações Sociais. Objetivo: analisar as Representações Sociais de estudantes universitários, participantes de um projeto de extensão sobre o HIV/AIDS. Metodologia: Trata-se de um trabalho quanti-qualitativo, realizado em dois momentos, com estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares, da Universidade Federal da Bahia, que participaram do Projeto de extensão universitária AIDS: Educar para Desmitificar, nos anos de 2017 e 2018. Num primeiro momento, buscou-se identificar a estrutura das representações dos estudantes sobre o HIV. Em seguida, foram discutidas as Representações Sociais propriamente ditas. Para a coleta de dados foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), além da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados com o auxílio do aporte teórico e metodológico da Teoria das Representações sociais, proposta por Moscovici, e da Análise de Conteúdo de Bardin, de forma a explorar a complexidade das respostas dos participantes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados e Discussões: Ao contrário do que acontece em outros 10 estados brasileiros, as taxas de detecção do HIV/AIDS no estado da Bahia apresentam tendência de aumento, com 11% a mais no ano de 2017, quando comparado com 2007. Os casos estão concentrados, para homens e mulheres, na faixa etária de 25 a 39 anos. Em relação à estrutura representacional dos estudantes acerca do HIV, percebe-se que o seu Núcleo Central é constituído pela ideia de doença, embora se disponha hoje de um cuidado em saúde que pode evitar o desencadeamento da AIDS. A análise dos TALP e das entrevistas possibilitaram uma série de reflexões, notadamente sobre a percepção que os jovens têm acerca do não uso do preservativo. Segundo eles, essa prática se configura como o principal comportamento de risco frente às infecções do HIV, porém os mesmos acabam não se considerando expostos a esse risco, praticando o sexo desprotegido. Isso indica uma possível transferência de percepção de vulnerabilidade, quando associam, de alguma forma, as infecções a determinados ‘grupos’ ou situações específicas. Considerações: Embora existam trabalhos sobre as representações sociais ligados à temática do HIV/AIDS, o tema faz relações com diversas questões, não se limitando apenas ao vírus ou à síndrome. Foram identificados os conhecimentos e as percepções de aspectos que se relacionam direta ou indiretamente com o vírus, como comportamentos de risco, formas de transmissão, tratamento, etc. Também se percebeu que certos aspectos individuais e coletivos podem exercer influências nessas representações. Pode-se afirmar que o HIV carrega até hoje uma série de elementos relacionados aos processos de saúde e doença, como fatores de vulnerabilidade, formas de prevenção ao contágio, fatores socioculturais, pauperização, dentre outros. Levando essas questões em consideração, bem como o aumento de infecções entre jovens, se mostra de exímia importância o incentivo à pesquisas e ações voltadas especificamente para a população universitária. Além disso, também deve ser incentivada a criação de espaços para diálogos, onde os estudantes possam expor suas opiniões, dúvidas e questionamentos.
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