Análise da regulação tarifária no Porto de Salvador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9803 |
Resumo: | A opção do Brasil por participar do acirrado mercado internacional através de uma política de abertura econômica exige uma maior eficiência logística e por conseqüência portuária. Optar pelos mecanismos de mercado, dada a sua natureza, leva a discussão sobre a regulação econômica e no porto de Salvador regulação tarifária. O controle dos preços das tarifas é considerado o mais eficaz método de regulação, porém no porto de Salvador, dadas as características do contrato de arrendamento 012/2000 são observadas diversas falhas que acabam por não inibir as ineficiências dos agentes econômicos regulados. Vários são os modelos de regulação tarifária: tarifação pela taxa de retorno; tarifação pelo custo marginal, tarifação por preço máximo (price-cap models); regulação por comparação de desempenho (benchmark models e yardstick comperison). A escolha do modelo de regulação por preço máximo para o mercado de movimentação de contêineres no porto de Salvador é observada no seu contrato de arrendamento. O porto de Salvador, a partir da lei dos portos (lei 6830/1999) veio ganhando produtividade, porém o aumento do preço da THC (principal tarifa, remunera o serviço de capatazia) tem sido mais que proporcional aos ganhos de produtividade (do ponto de vista dos usuários). Diversas são as demandas dos usuários que não são atendidas o que acaba viabilizando a exportação por portos de outros estados (fenômeno que ficou conhecido como fuga de cargas). A regulação adequada dos serviços de movimentação de contêineres prestados no porto de Salvador determina em grande medida a capacidade das empresas baianas importadoras e exportadoras competirem no mercado mundial. |
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Silveira, André Ricardo SantosSilveira, André Ricardo SantosCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado de2013-04-16T16:06:31Z2013-04-16T16:06:31Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9803A opção do Brasil por participar do acirrado mercado internacional através de uma política de abertura econômica exige uma maior eficiência logística e por conseqüência portuária. Optar pelos mecanismos de mercado, dada a sua natureza, leva a discussão sobre a regulação econômica e no porto de Salvador regulação tarifária. O controle dos preços das tarifas é considerado o mais eficaz método de regulação, porém no porto de Salvador, dadas as características do contrato de arrendamento 012/2000 são observadas diversas falhas que acabam por não inibir as ineficiências dos agentes econômicos regulados. Vários são os modelos de regulação tarifária: tarifação pela taxa de retorno; tarifação pelo custo marginal, tarifação por preço máximo (price-cap models); regulação por comparação de desempenho (benchmark models e yardstick comperison). A escolha do modelo de regulação por preço máximo para o mercado de movimentação de contêineres no porto de Salvador é observada no seu contrato de arrendamento. O porto de Salvador, a partir da lei dos portos (lei 6830/1999) veio ganhando produtividade, porém o aumento do preço da THC (principal tarifa, remunera o serviço de capatazia) tem sido mais que proporcional aos ganhos de produtividade (do ponto de vista dos usuários). Diversas são as demandas dos usuários que não são atendidas o que acaba viabilizando a exportação por portos de outros estados (fenômeno que ficou conhecido como fuga de cargas). A regulação adequada dos serviços de movimentação de contêineres prestados no porto de Salvador determina em grande medida a capacidade das empresas baianas importadoras e exportadoras competirem no mercado mundial.Submitted by Veloso Valdinea (valdinea@gmail.com) on 2013-04-16T15:45:31Z No. of bitstreams: 1 TCC ANDRÉ RICARDO SANTOS SILVEIRA.pdf: 221636 bytes, checksum: 50389748fb38cee1c0d1d06c7afd2901 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes(magal@ufba.br) on 2013-04-16T16:06:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ANDRÉ RICARDO SANTOS SILVEIRA.pdf: 221636 bytes, checksum: 50389748fb38cee1c0d1d06c7afd2901 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-16T16:06:31Z (GMT). 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