Linha 74: a dança e o tempo do corpo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34241 |
Resumo: | Este memorial de pesquisa reflete sobre as questões que envolvem a longevidade de corpos dançantes, tendo como objeto de pesquisa a criação de uma obra solo. As etapas do trabalho geraram conteúdos e discussões de temas contemporâneos na viabilidade da produção em dança com bailarinos acima dos quarenta anos. Dessa forma, foram estabelecidas considerações sobre o envelhecimento e potência do corpo do bailarino na perspectiva do desenvolvimento da capacidade física e motora, criativa, de produção, dentre outras e suas expectativas de continuidade no cenário artístico. Ao desvelar, ao redor do mundo, que bailarinos com mais idade vêm cada vez mais mostrando que é possível envelhecer dançando, este memorial apresenta a discussão sobre a maturidade e o fazer artístico com a perspectiva de lançar novos olhares para estes corpos dançantes. O espetáculo solo, resultante da pesquisa, será disponibilizado em meio digital, gerando assim outros conteúdos de investigação para profissionais da dança, universitários e pesquisadores em geral. O trabalho será pautado em referências de autores como Jorge Larrosa, Giorgio Agamben, Renato Cohen, Kátia Canton, Ítalo Calvino, Zygmund Bauman e Cecília Salles. Palavras-chaves: Dança. Longevidade. Potência. Processos criativos. Este memorial de pesquisa reflete sobre as questões que envolvem a longevidade de corpos dançantes, tendo como objeto de pesquisa a criação de uma obra solo. As etapas do trabalho geraram conteúdos e discussões de temas contemporâneos na viabilidade da produção em dança com bailarinos acima dos quarenta anos. Dessa forma, foram estabelecidas considerações sobre o envelhecimento e potência do corpo do bailarino na perspectiva do desenvolvimento da capacidade física e motora, criativa, de produção, dentre outras e suas expectativas de continuidade no cenário artístico. Ao desvelar, ao redor do mundo, que bailarinos com mais idade vêm cada vez mais mostrando que é possível envelhecer dançando, este memorial apresenta a discussão sobre a maturidade e o fazer artístico com a perspectiva de lançar novos olhares para estes corpos dançantes. O espetáculo solo, resultante da pesquisa, será disponibilizado em meio digital, gerando assim outros conteúdos de investigação para profissionais da dança, universitários e pesquisadores em geral. O trabalho será pautado em referências de autores como Jorge Larrosa, Giorgio Agamben, Renato Cohen, Kátia Canton, Ítalo Calvino, Zygmund Bauman e Cecília Salles. |
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Mello, Adriana Bamberg MarquesSanches Neto, Antrifo RibeiroGuimarães, Daniela BemficaLima Neto, Djalma RodriguesSanches Neto, Antrifo2021-09-14T14:50:10Z2021-09-14T14:50:10Z2021-09-142017-06-17http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34241Este memorial de pesquisa reflete sobre as questões que envolvem a longevidade de corpos dançantes, tendo como objeto de pesquisa a criação de uma obra solo. As etapas do trabalho geraram conteúdos e discussões de temas contemporâneos na viabilidade da produção em dança com bailarinos acima dos quarenta anos. Dessa forma, foram estabelecidas considerações sobre o envelhecimento e potência do corpo do bailarino na perspectiva do desenvolvimento da capacidade física e motora, criativa, de produção, dentre outras e suas expectativas de continuidade no cenário artístico. Ao desvelar, ao redor do mundo, que bailarinos com mais idade vêm cada vez mais mostrando que é possível envelhecer dançando, este memorial apresenta a discussão sobre a maturidade e o fazer artístico com a perspectiva de lançar novos olhares para estes corpos dançantes. O espetáculo solo, resultante da pesquisa, será disponibilizado em meio digital, gerando assim outros conteúdos de investigação para profissionais da dança, universitários e pesquisadores em geral. O trabalho será pautado em referências de autores como Jorge Larrosa, Giorgio Agamben, Renato Cohen, Kátia Canton, Ítalo Calvino, Zygmund Bauman e Cecília Salles. Palavras-chaves: Dança. Longevidade. Potência. Processos criativos. Este memorial de pesquisa reflete sobre as questões que envolvem a longevidade de corpos dançantes, tendo como objeto de pesquisa a criação de uma obra solo. As etapas do trabalho geraram conteúdos e discussões de temas contemporâneos na viabilidade da produção em dança com bailarinos acima dos quarenta anos. Dessa forma, foram estabelecidas considerações sobre o envelhecimento e potência do corpo do bailarino na perspectiva do desenvolvimento da capacidade física e motora, criativa, de produção, dentre outras e suas expectativas de continuidade no cenário artístico. Ao desvelar, ao redor do mundo, que bailarinos com mais idade vêm cada vez mais mostrando que é possível envelhecer dançando, este memorial apresenta a discussão sobre a maturidade e o fazer artístico com a perspectiva de lançar novos olhares para estes corpos dançantes. O espetáculo solo, resultante da pesquisa, será disponibilizado em meio digital, gerando assim outros conteúdos de investigação para profissionais da dança, universitários e pesquisadores em geral. O trabalho será pautado em referências de autores como Jorge Larrosa, Giorgio Agamben, Renato Cohen, Kátia Canton, Ítalo Calvino, Zygmund Bauman e Cecília Salles.This research memorandum reflects on issues concerning the longevity of dancing bodies and it has a solo work creation as its research object. The stages of this creation generated content and discussions of contemporary themes related to the viability of dance production with dancers over forty years old. Therefore, considerations about aging and power of the dancer's body were made in the perspective of the development of physical and motor skills, creative ability and production capacity, among others and their expectations of keeping dancing in the artistic scenario. By revealing, around the world, that older dancers are increasingly showing that it is possible to grow old and keep dancing, this research memorandum presents the discussion about maturity and artistic practice with the perspective of taking a new look at these dancing bodies. The solo work, resulting from the research, will be available in digital media, thus generating other research content for professional dancers, university students and researchers in general. The work is based on references from authors such as Jorge Larrosa, Giorgio Agamben, Renato Cohen, Kátia Canton, Ítalo Calvino, Zygmund Bauman and Cecília Salles.Submitted by PRODAN null (prodan@ufba.br) on 2021-08-27T20:00:53Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso_Adriana Bamberg.pdf: 987704 bytes, checksum: ebdfb2c1276f71a8e3da11821fff6c87 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-09-14T14:50:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso_Adriana Bamberg.pdf: 987704 bytes, checksum: ebdfb2c1276f71a8e3da11821fff6c87 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-14T14:50:10Z (GMT). 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