Princípios fundamentais na prática instrumental do NEOJIBA: um estudo de caso com os clarinetistas do programa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Amanda Müller de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29896
Resumo: O NEOJIBA, Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, é um programa prioritário do governo do Estado da Bahia e suas práticas musicais são norteadas com base nos princípios fundamentais originados no El Sistema, Sistema Nacional para las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela. A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender como esses princípios fundamentais se apresentam e como são vivenciados na prática instrumental. A pesquisa se desenvolve sob a ótica dos clarinetistas do programa. Os objetivos específicos se concentraram em: a) apresentar o perfil social dos clarinetistas atendidos pelo programa; b) apresentar o histórico do programa, listando os professores convidados, as atividades, o repertório e os materiais didáticos utilizados para o desenvolvimento dos clarinetistas ao longo dos 10 primeiros anos do programa; c) descrever as características da prática instrumental e de formação dos clarinetistas do programa; e d) compreender como os clarinetistas monitores aplicam os princípios fundamentais em aula. Foi utilizado como referencial teórico da pesquisa o “The Five Fundamentals of El Sistema” de Jonathan Govias (2011), que apresenta os princípios fundamentais do El Sistema, que servem de referência para o NEOJIBA. Foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico o estudo de caso. A partir das observações e entrevistas realizadas foram observados padrões de vivência dos clarinetistas do programa referentes a cada princípio fundamental. Os padrões observados foram: integração social, interação nas práticas musicais coletivas; melhoria no comportamento, na disciplina, no foco e na responsabilidade, gerando desenvolvimento em relação à paciência e persistência; sentimento de segurança ao estarem nos núcleos; aumento da autoestima; expectativa de um futuro melhor em consequência das oportunidades oferecidas pelo programa, oportunidades estas referentes à aquisição de conhecimentos específicos de alta qualidade, acesso à bons instrumentos musicais e realização de intercâmbios internacionais; espírito de equipe; equilíbrio entre competição e cooperação, expandindo o sentido da solidariedade; atividades com base na tutoria entre pares; acessibilidade devido à gratuidade das atividades e ao acesso não seletivo, provocando por isso dificuldades pedagógicas devido aos diferentes níveis em sala de aula; livre mobilidade entre os núcleos. Como considerações finais foi observada a apresentação e concordância dos cinco fundamentos nas vivências dos clarinetistas do programa, apesar da falta de conhecimento teórico destes integrantes sobre estes fundamentos. Nota-se que a integração social por meio da prática musical coletiva e a tutoria entre pares, por terem um caráter indissociável das práticas do programa, deveriam ser consideradas como mais um princípio fundamental do NEOJIBA. Nota-se também que, para que o programa possa cumprir com sua missão e visão, será necessário um investimento maior em abertura de núcleos bem equipados e na capacitação de profissionais em ensino coletivo de excelência.
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Os objetivos específicos se concentraram em: a) apresentar o perfil social dos clarinetistas atendidos pelo programa; b) apresentar o histórico do programa, listando os professores convidados, as atividades, o repertório e os materiais didáticos utilizados para o desenvolvimento dos clarinetistas ao longo dos 10 primeiros anos do programa; c) descrever as características da prática instrumental e de formação dos clarinetistas do programa; e d) compreender como os clarinetistas monitores aplicam os princípios fundamentais em aula. Foi utilizado como referencial teórico da pesquisa o “The Five Fundamentals of El Sistema” de Jonathan Govias (2011), que apresenta os princípios fundamentais do El Sistema, que servem de referência para o NEOJIBA. Foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico o estudo de caso. A partir das observações e entrevistas realizadas foram observados padrões de vivência dos clarinetistas do programa referentes a cada princípio fundamental. Os padrões observados foram: integração social, interação nas práticas musicais coletivas; melhoria no comportamento, na disciplina, no foco e na responsabilidade, gerando desenvolvimento em relação à paciência e persistência; sentimento de segurança ao estarem nos núcleos; aumento da autoestima; expectativa de um futuro melhor em consequência das oportunidades oferecidas pelo programa, oportunidades estas referentes à aquisição de conhecimentos específicos de alta qualidade, acesso à bons instrumentos musicais e realização de intercâmbios internacionais; espírito de equipe; equilíbrio entre competição e cooperação, expandindo o sentido da solidariedade; atividades com base na tutoria entre pares; acessibilidade devido à gratuidade das atividades e ao acesso não seletivo, provocando por isso dificuldades pedagógicas devido aos diferentes níveis em sala de aula; livre mobilidade entre os núcleos. Como considerações finais foi observada a apresentação e concordância dos cinco fundamentos nas vivências dos clarinetistas do programa, apesar da falta de conhecimento teórico destes integrantes sobre estes fundamentos. Nota-se que a integração social por meio da prática musical coletiva e a tutoria entre pares, por terem um caráter indissociável das práticas do programa, deveriam ser consideradas como mais um princípio fundamental do NEOJIBA. Nota-se também que, para que o programa possa cumprir com sua missão e visão, será necessário um investimento maior em abertura de núcleos bem equipados e na capacitação de profissionais em ensino coletivo de excelência.The NEOJIBA, State Centers for the Youth and Children's Orchestras of Bahia, is a priority program of the state government of Bahia, and their musical practices are guided on the basis of the fundamental principles originated of El Sistema, National System for the Youth and Children's Orchestras of Venezuela. The main objective of this research was to understand how these fundamental principles present themselves and how they are experienced in instrumental practice. The research was developed under the optic of the clarinetists of the program. The specific objectives were: a) to present the social profile of the clarinetists attended by the program; b) to present the history of the program, listing the invited teachers, activities, repertoire and didactic material used for the development of clarinetists during the first 10 years of the program; c) to describe the characteristics of the instrumental and training practice of the clarinetists of the program; and d) to understand how clarinetist acting as monitors apply the fundamental principles in class."The Five Fundamentals of El Sistema" by Jonathan Govias (2011) was used as a theoretical reference of the research, that he presents the fundamental principles of El Sistema, which have served as references for the NEOJIBA. The qualitative research approach was used and the case study was the methodological procedure. Based on the observations and interviews, the living standards of the clarinetists of the program were observed for each fundamental principle. The patterns observed were: social integration, interaction in collective musical practices; improvement in behavior, discipline, focus and responsibility, generating development in relation to patience and persistence; feeling of security while being in the nuclei; increased self-esteem; expectations of a better future as a result of the opportunities offered by the program, opportunities for acquiring high quality specific knowledge, access to good musical instruments and international exchanges; team spirit; balance between competition and cooperation, expanding the sense of solidarity; activities based on peer tutoring; accessibility due to the gratuity of activities and non-selective access, thus causing pedagogical difficulties due to the different levels in the classroom; and free mobility between nuclei. As final considerations, it was observed the presence and agreement of the five fundamentals in the experiences of the clarinetists of the program, despite the lack of theoretical knowledge of these members on these grounds. It was noted that social integration through collective music practice and peer tutoring, because it is inseparable from the program daily practices, should be considered as another fundamental principle of NEOJIBA. It was also noted that, in order for the program to fulfill its mission and vision, it will require a greater investment in opening well-equipped nuclei and in the training of professionals in collective music education of excellence.Submitted by Amanda Castro (amandamullercl@gmail.com) on 2019-06-14T20:19:45Z No. of bitstreams: 1 Tese Amanda Müller de Castro.pdf: 292824406 bytes, checksum: b4d95d51008821d65e074c75193d414c (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-06-19T15:51:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Amanda Müller de Castro.pdf: 292824406 bytes, checksum: b4d95d51008821d65e074c75193d414c (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T15:51:43Z (GMT). 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