A Modernização do Carimbó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29497
Resumo: Neste estudo, investigo o processo de modernização do Carimbó no estado do Pará, destacando o papel desempenhado pelas instituições públicas criadas no contexto de intensas transformações modernizantes na região amazônica a partir da década de 50. Estabelecendo uma retrospectiva histórica, defendo que a trajetória do ritmo, desde seus primeiros registros historiográficos no final do século XIX, foi marcada pela discriminação, estigmatização e proibições. Entendo os momentos de mobilização da cultura popular, através da experiência de trauma gerada pelo caráter disruptivo da modernização capitalista. Analisando dados recolhidos em entrevistas, jornais e em pesquisa bibliográfica, revelo a inclinação de várias instituições públicas na promoção do Carimbó a partir da década de 50. A criação da Comissão Paraense de Folclore 1950 e do Conselho Estadual de Cultura, CEC, em 1968, são marcos fundamentais no ordenamento e mobilização dos agentes da cultura popular. Neste sentido, destaco a atuação dos intelectuais regionais, mormente os folcloristas paraenses. Além disto, mostro que, em sintonia com esta tendência institucional, as prefeituras locais,criando festivais de Carimbó, a escola pública, fundando grupos de Carimbó entre os alunos e o departamento de turismo, promovendo eventos (DETUR e PARATUR) foram instrumentos importantes na legitimação do Carimbó no início da década de 70. Em conclusão, considero que a mobilização modernizante do Carimbó levada a cabo pelos intelectuais regionais por meio das instituições públicas, tornou-se uma estratégia crescente dentro do período de modernização autoritária durante a ditadura civil-militar no Brasil. Atualmente, está em trâmite a proposta de Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. Este reconhecimento oficial do Carimbó entende-se como continuidade da expansão modernizante que analisamos neste trabalho.
id UFBA-2_325d43a6dc06e0e324a4a0e384560a7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29497
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mesquita, Bernardo Thiago PaivaMesquita, Bernardo Thiago PaivaLühning, Angela ElisabethCosta, TonyAlves, ArivaldoPereira, ClaudioRosas, Laila2019-05-14T13:54:36Z2019-05-14T13:54:36Z2019-05-142014M528http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29497Neste estudo, investigo o processo de modernização do Carimbó no estado do Pará, destacando o papel desempenhado pelas instituições públicas criadas no contexto de intensas transformações modernizantes na região amazônica a partir da década de 50. Estabelecendo uma retrospectiva histórica, defendo que a trajetória do ritmo, desde seus primeiros registros historiográficos no final do século XIX, foi marcada pela discriminação, estigmatização e proibições. Entendo os momentos de mobilização da cultura popular, através da experiência de trauma gerada pelo caráter disruptivo da modernização capitalista. Analisando dados recolhidos em entrevistas, jornais e em pesquisa bibliográfica, revelo a inclinação de várias instituições públicas na promoção do Carimbó a partir da década de 50. A criação da Comissão Paraense de Folclore 1950 e do Conselho Estadual de Cultura, CEC, em 1968, são marcos fundamentais no ordenamento e mobilização dos agentes da cultura popular. Neste sentido, destaco a atuação dos intelectuais regionais, mormente os folcloristas paraenses. Além disto, mostro que, em sintonia com esta tendência institucional, as prefeituras locais,criando festivais de Carimbó, a escola pública, fundando grupos de Carimbó entre os alunos e o departamento de turismo, promovendo eventos (DETUR e PARATUR) foram instrumentos importantes na legitimação do Carimbó no início da década de 70. Em conclusão, considero que a mobilização modernizante do Carimbó levada a cabo pelos intelectuais regionais por meio das instituições públicas, tornou-se uma estratégia crescente dentro do período de modernização autoritária durante a ditadura civil-militar no Brasil. Atualmente, está em trâmite a proposta de Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. Este reconhecimento oficial do Carimbó entende-se como continuidade da expansão modernizante que analisamos neste trabalho.In this study, i investigate the process of modernization of Carimbó in Para state, highlighting the role played by public institutions created under intense modernizing transformations in the Amazon region from the 50s. Establishing a historical retrospective, i argue that the trajectory of pace from his first historiographical records in the late nineteenth century, was marked by discrimination, stigmatization and prohibitions. I understand the moments of mobilization of popular culture through the experience of trauma generated by the disruptive character of capitalist modernization. Analyzing data collected from interviews, newspapers and literature, reveal the slope of various public institutions in promoting Carimbó from the 50s. Creation of Pará Folklore Commission in 1950 and the State Council Culture, CEC, in 1968, are key milestones in the planning and mobilization of agents of popular culture. I show that, in line with this institutional bias, local municipalities, through the creation of festivals Carimbó, public school and the department of tourism (DETUR and PARATUR) were important tools in legitimizing the Carimbó in the early 70s. This sense, i highlight the role of regional intellectuals, especially the Para folklorists. In conclusion, i believe that modernizing Carimbó mobilization carried out by regional intellectuals through public institutions, has become a growing strategy within the period of authoritarian modernization during the civil-military dictatorship in Brazil. Currently, the proposal is pending in the Carimbó registry as Cultural Heritage of Brazil. This official recognition of Carimbó is understood as modernizing continued expansion analyzed in this work.Submitted by Bernardo Mesquita (bernardopaivamesquita@gmail.com) on 2019-05-10T17:09:21Z No. of bitstreams: 1 Tese_A modernização do Carimbó_Bernardo Mesquita_última versão-mesclado(1).pdf: 2800528 bytes, checksum: 38caa365f7cc37898d07ad35f71533b6 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-05-14T13:54:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_A modernização do Carimbó_Bernardo Mesquita_última versão-mesclado(1).pdf: 2800528 bytes, checksum: 38caa365f7cc37898d07ad35f71533b6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-14T13:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_A modernização do Carimbó_Bernardo Mesquita_última versão-mesclado(1).pdf: 2800528 bytes, checksum: 38caa365f7cc37898d07ad35f71533b6 (MD5)Artes/MúsicaEtnomusicologiaMúsica - instrução e ensinoGuitarraCarimbóA Modernização do Carimbóinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese_A modernização do Carimbó_Bernardo Mesquita_última versão-mesclado(1).pdfTese_A modernização do Carimbó_Bernardo Mesquita_última versão-mesclado(1).pdfapplication/pdf2800528https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29497/1/Tese_A%20moderniza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Carimb%c3%b3_Bernardo%20Mesquita_%c3%baltima%20vers%c3%a3o-mesclado%281%29.pdf38caa365f7cc37898d07ad35f71533b6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29497/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTese_A modernização do Carimbó_Bernardo Mesquita_última versão-mesclado(1).pdf.txtTese_A modernização do Carimbó_Bernardo Mesquita_última versão-mesclado(1).pdf.txtExtracted texttext/plain524887https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29497/3/Tese_A%20moderniza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Carimb%c3%b3_Bernardo%20Mesquita_%c3%baltima%20vers%c3%a3o-mesclado%281%29.pdf.txt4f4ae64dba4ef2f0a84270d13fd96cf9MD53ri/294972022-07-05 14:03:53.843oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Modernização do Carimbó
title A Modernização do Carimbó
spellingShingle A Modernização do Carimbó
Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
Artes/Música
Etnomusicologia
Música - instrução e ensino
Guitarra
Carimbó
title_short A Modernização do Carimbó
title_full A Modernização do Carimbó
title_fullStr A Modernização do Carimbó
title_full_unstemmed A Modernização do Carimbó
title_sort A Modernização do Carimbó
author Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
author_facet Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lühning, Angela Elisabeth
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Tony
Alves, Arivaldo
Pereira, Claudio
Rosas, Laila
contributor_str_mv Lühning, Angela Elisabeth
Costa, Tony
Alves, Arivaldo
Pereira, Claudio
Rosas, Laila
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes/Música
topic Artes/Música
Etnomusicologia
Música - instrução e ensino
Guitarra
Carimbó
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomusicologia
Música - instrução e ensino
Guitarra
Carimbó
description Neste estudo, investigo o processo de modernização do Carimbó no estado do Pará, destacando o papel desempenhado pelas instituições públicas criadas no contexto de intensas transformações modernizantes na região amazônica a partir da década de 50. Estabelecendo uma retrospectiva histórica, defendo que a trajetória do ritmo, desde seus primeiros registros historiográficos no final do século XIX, foi marcada pela discriminação, estigmatização e proibições. Entendo os momentos de mobilização da cultura popular, através da experiência de trauma gerada pelo caráter disruptivo da modernização capitalista. Analisando dados recolhidos em entrevistas, jornais e em pesquisa bibliográfica, revelo a inclinação de várias instituições públicas na promoção do Carimbó a partir da década de 50. A criação da Comissão Paraense de Folclore 1950 e do Conselho Estadual de Cultura, CEC, em 1968, são marcos fundamentais no ordenamento e mobilização dos agentes da cultura popular. Neste sentido, destaco a atuação dos intelectuais regionais, mormente os folcloristas paraenses. Além disto, mostro que, em sintonia com esta tendência institucional, as prefeituras locais,criando festivais de Carimbó, a escola pública, fundando grupos de Carimbó entre os alunos e o departamento de turismo, promovendo eventos (DETUR e PARATUR) foram instrumentos importantes na legitimação do Carimbó no início da década de 70. Em conclusão, considero que a mobilização modernizante do Carimbó levada a cabo pelos intelectuais regionais por meio das instituições públicas, tornou-se uma estratégia crescente dentro do período de modernização autoritária durante a ditadura civil-militar no Brasil. Atualmente, está em trâmite a proposta de Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. Este reconhecimento oficial do Carimbó entende-se como continuidade da expansão modernizante que analisamos neste trabalho.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-14T13:54:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-14T13:54:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29497
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv M528
identifier_str_mv M528
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29497/1/Tese_A%20moderniza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Carimb%c3%b3_Bernardo%20Mesquita_%c3%baltima%20vers%c3%a3o-mesclado%281%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29497/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29497/3/Tese_A%20moderniza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Carimb%c3%b3_Bernardo%20Mesquita_%c3%baltima%20vers%c3%a3o-mesclado%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38caa365f7cc37898d07ad35f71533b6
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
4f4ae64dba4ef2f0a84270d13fd96cf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459591300677632