Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Eliseu Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34953
Resumo: Este estudo trata do movimento cultural e dos processos educacionais de aprendizagem não formal que envolve o universo da Cantoria e suas relações com a educação escolar no município de São Gabriel-Bahia. Essa Cantoria é uma festa que foi idealizada nos anos 1980, sendo realizada sua primeira edição em 1991. A instituição que faz a festa da Cantoria é a Fundação Culturarte, uma organização sem fins lucrativos e com trabalhos voluntários. Seus projetos são desenvolvidos através da captação de recursos por editais culturais, eventos calendarizados e patrocínios. Nesse texto, Fundação e Cantoria se misturam, pois é a Cantoria que dá origem à Fundação Culturarte. A festa da Cantoria nasce antes da constituição da Fundação, a partir das ideias e ideais de alguns jovens da cidade de São Gabriel que procuravam algum movimento cultural de raiz para se divertirem. Eles então se juntam e formam o MAC (Movimento de Arte e Cultura) que sofre perseguições da sociedade na época. Alguns deixam de atuar no MAC e outros se juntam ao movimento social e político da Igreja Católica, sendo apoiados por um padre. Daí surge o JUPP (Jovens Unidos a Procura da Paz). Esses jovens começam a trabalhar o teatro, conscientização política das pessoas e algumas obras sociais. A junção ou experiência desses dois grupos vai dar origem ao Grupo CulturArte que realiza a primeira Cantoria, sendo depois constituída a Fundação Culturarte de São Gabriel. O nosso foco dentro do estudo foi tratar do processo de formação cultural relacionado com o educacional, defendendo a ideia de que o movimento da Cantoria de São Gabriel promove práticas educacionais entre a educação formal escolar e a não formal. Portanto tratamos a Cantoria como um evento híbrido que congrega várias manifestações da música, da poesia e das culturas populares, em um processo de educação plural. Chamamos então para o nosso diálogo textual as experiências de Gohn (2003, 2004, 2010 e 2011) que trata dos movimentos sociais e os processos de educação não formal a partir deles; Brandão (1981, 1997, 2002a, 2002b) com seus estudos sobre culturas e a ampliação do conceito de educação para educações, ideias que compartilhamos desde o título dessa pesquisa. Amalgamamos e dialogamos esses autores com a ideia de hibridismo cultural a partir de Canclini (2000 e 2003) e a constante “movência” das culturas populares, trazendo o conceito de hibridismo para explicarmos a relação híbrida entre os processos educacionais da Cantoria de São Gabriel e a educação escolar. Os saberes que estão no universo da Cantoria como os grupos de reisado, a roda de São Gonçalo, a arte do circo, a roda de capoeira e com eles todo um cancioneiro popular com produções musicais e literárias locais são saberes que movem um processo pedagógico, promovendo educações. A Cantoria de São Gabriel é um evento inovador que avizinha diversos saberes dos grupos das culturas populares, hibridando-os com os saberes escolares, ambos contribuindo para outras aprendizagens. Finalmente o que nos move é a certeza da contribuição do trabalho para um alargamento dos estudos e pesquisas nos campos imbricados da Educação com a música e as culturas populares.
id UFBA-2_32926e181ce549972011ee869bc2805f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/34953
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-03-28T20:10:16Z2022-03-28T20:10:16Z2021-08-25https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34953Este estudo trata do movimento cultural e dos processos educacionais de aprendizagem não formal que envolve o universo da Cantoria e suas relações com a educação escolar no município de São Gabriel-Bahia. Essa Cantoria é uma festa que foi idealizada nos anos 1980, sendo realizada sua primeira edição em 1991. A instituição que faz a festa da Cantoria é a Fundação Culturarte, uma organização sem fins lucrativos e com trabalhos voluntários. Seus projetos são desenvolvidos através da captação de recursos por editais culturais, eventos calendarizados e patrocínios. Nesse texto, Fundação e Cantoria se misturam, pois é a Cantoria que dá origem à Fundação Culturarte. A festa da Cantoria nasce antes da constituição da Fundação, a partir das ideias e ideais de alguns jovens da cidade de São Gabriel que procuravam algum movimento cultural de raiz para se divertirem. Eles então se juntam e formam o MAC (Movimento de Arte e Cultura) que sofre perseguições da sociedade na época. Alguns deixam de atuar no MAC e outros se juntam ao movimento social e político da Igreja Católica, sendo apoiados por um padre. Daí surge o JUPP (Jovens Unidos a Procura da Paz). Esses jovens começam a trabalhar o teatro, conscientização política das pessoas e algumas obras sociais. A junção ou experiência desses dois grupos vai dar origem ao Grupo CulturArte que realiza a primeira Cantoria, sendo depois constituída a Fundação Culturarte de São Gabriel. O nosso foco dentro do estudo foi tratar do processo de formação cultural relacionado com o educacional, defendendo a ideia de que o movimento da Cantoria de São Gabriel promove práticas educacionais entre a educação formal escolar e a não formal. Portanto tratamos a Cantoria como um evento híbrido que congrega várias manifestações da música, da poesia e das culturas populares, em um processo de educação plural. Chamamos então para o nosso diálogo textual as experiências de Gohn (2003, 2004, 2010 e 2011) que trata dos movimentos sociais e os processos de educação não formal a partir deles; Brandão (1981, 1997, 2002a, 2002b) com seus estudos sobre culturas e a ampliação do conceito de educação para educações, ideias que compartilhamos desde o título dessa pesquisa. Amalgamamos e dialogamos esses autores com a ideia de hibridismo cultural a partir de Canclini (2000 e 2003) e a constante “movência” das culturas populares, trazendo o conceito de hibridismo para explicarmos a relação híbrida entre os processos educacionais da Cantoria de São Gabriel e a educação escolar. Os saberes que estão no universo da Cantoria como os grupos de reisado, a roda de São Gonçalo, a arte do circo, a roda de capoeira e com eles todo um cancioneiro popular com produções musicais e literárias locais são saberes que movem um processo pedagógico, promovendo educações. A Cantoria de São Gabriel é um evento inovador que avizinha diversos saberes dos grupos das culturas populares, hibridando-os com os saberes escolares, ambos contribuindo para outras aprendizagens. Finalmente o que nos move é a certeza da contribuição do trabalho para um alargamento dos estudos e pesquisas nos campos imbricados da Educação com a música e as culturas populares.ABSTRACT: This study deals with the cultural movement and the educational processes of non-formal learning that involve the universe of singing and its relations with school education in the city of São Gabriel-Bahia. This singing is a party that was created in the 1980s, with its first edition being held in 1991. The institution that organizes the singing party is Fundação Culturarte, a non-profit organization with volunteer work. Its projects are developed through fundraising through cultural notices, scheduled events and sponsorships. In this text, foundation and singing are mixed, as it is the singing that gives rise to Fundação Culturarte.The singing party was born before the creation of the Foundation, from the ideas and ideals of some young people from the city of São Gabriel who were looking for a cultural movement from the ground up to have fun. They then got together and formed the MAC (Movement of Art and Culture) that suffered persecution from society at the time. Some stop working at MAC and others join the social and political movement of the Catholic Church, being supported by a priest.From that was created JUPP (Youth United in the Pursuit of Peace). These young people start working with theatre, people's political awareness and some social work. The combination or experience of these two groups gave rise to the CulturArte Group, which performed the first singing, and later constituted the Fundação Culturarte de São Gabriel. Our focus within the study was to deal with the process of cultural formation related to the educational, defending the idea that the São Gabriel´s singing (Cantoria de São Gabriel) movement promotes educational practices between formal school and non-formal education.Therefore, we treat singing as a hybrid event that brings together various manifestations of music, poetry and popular cultures, in a process of plural education. We then call for our textual dialogue the experiences of Gohn (2003, 2004, 2010 and 2011) who deal with social movements and non-formal education processes based on them; Brandão (1981, 1997, 2002a, 2002b) with his studies on cultures and the expansion of the concept of education for education, ideas that we have shared since the title of this research. We amalgamate and dialogue these authors with the idea of cultural hybridism from Canclini (2000 and 2003) and the constant "movement" of popular cultures, bringing the concept of hybridity to explain the hybrid relationship between the educational processes of São Gabriel´s singing (Cantoria de São Gabriel and school education.The knowledge that is in the universe of singing such as reisado groups, the São Gonçalo roda, the art of the circus, the capoeira circle and with them a whole popular songbook with local musical and literary productions are knowledge that move a pedagogical process, promoting educations. São Gabriel´s singing (Cantoria de São Gabriel is an innovative event that brings together different types of knowledge from popular culture groups, hybridizing them with school knowledge, both contributing to other learning. Finally, what moves us is the certainty of the work's contribution to a broadening of studies and research in the fields of Education intertwined with music and popular cultures.Submitted by Eliseu Couto (zeu_uefs@hotmail.com) on 2022-03-28T17:54:22Z No. of bitstreams: 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdf: 48760741 bytes, checksum: 458139400fda72b9d68cdb3cf9b427d1 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2022-03-28T20:10:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdf: 48760741 bytes, checksum: 458139400fda72b9d68cdb3cf9b427d1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-28T20:10:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdf: 48760741 bytes, checksum: 458139400fda72b9d68cdb3cf9b427d1 (MD5) Previous issue date: 2021-08-25FAPESBporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) UFBABrasilFaculdade de EducaçãoSingingPopular CulturesFormal educationSchoolingKnowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCantoriaCulturas popularesEducação FormalEducação EscolarSaberesPelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabrielinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAbib, Pedro Rodolpho Jungereshttp://lattes.cnpq.br/8287621182146633Carvalho, José Jorge deMacedo, Roberto Sidnei AlvesSodré, Maria Dorath BentoSilva, Andréa Betânia daAbib, Pedro Rodolpho Jungershttp://lattes.cnpq.br/4748984561912617Couto, Eliseu Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdf.txtUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdf.txtExtracted texttext/plain338065https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34953/3/UNIVERSIDADE%20FEDERAL%20DA%20BAHIA_TESE_RI.pdf.txt318dd5f66107b26e8c073f28b2ae0f57MD53ORIGINALUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdfUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdfapplication/pdf48760741https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34953/1/UNIVERSIDADE%20FEDERAL%20DA%20BAHIA_TESE_RI.pdf458139400fda72b9d68cdb3cf9b427d1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34953/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52ri/349532022-04-02 04:20:25.469oai:repositorio.ufba.br:ri/34953TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gCnBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2t1cCAKZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiAKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIApvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-04-02T07:20:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
title Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
spellingShingle Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
Couto, Eliseu Pereira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cantoria
Culturas populares
Educação Formal
Educação Escolar
Saberes
Singing
Popular Cultures
Formal education
Schooling
Knowledge
title_short Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
title_full Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
title_fullStr Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
title_full_unstemmed Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
title_sort Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
author Couto, Eliseu Pereira
author_facet Couto, Eliseu Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abib, Pedro Rodolpho Jungeres
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8287621182146633
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carvalho, José Jorge de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Macedo, Roberto Sidnei Alves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sodré, Maria Dorath Bento
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Silva, Andréa Betânia da
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Abib, Pedro Rodolpho Jungers
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4748984561912617
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Eliseu Pereira
contributor_str_mv Abib, Pedro Rodolpho Jungeres
Carvalho, José Jorge de
Macedo, Roberto Sidnei Alves
Sodré, Maria Dorath Bento
Silva, Andréa Betânia da
Abib, Pedro Rodolpho Jungers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cantoria
Culturas populares
Educação Formal
Educação Escolar
Saberes
Singing
Popular Cultures
Formal education
Schooling
Knowledge
dc.subject.por.fl_str_mv Cantoria
Culturas populares
Educação Formal
Educação Escolar
Saberes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Singing
Popular Cultures
Formal education
Schooling
Knowledge
description Este estudo trata do movimento cultural e dos processos educacionais de aprendizagem não formal que envolve o universo da Cantoria e suas relações com a educação escolar no município de São Gabriel-Bahia. Essa Cantoria é uma festa que foi idealizada nos anos 1980, sendo realizada sua primeira edição em 1991. A instituição que faz a festa da Cantoria é a Fundação Culturarte, uma organização sem fins lucrativos e com trabalhos voluntários. Seus projetos são desenvolvidos através da captação de recursos por editais culturais, eventos calendarizados e patrocínios. Nesse texto, Fundação e Cantoria se misturam, pois é a Cantoria que dá origem à Fundação Culturarte. A festa da Cantoria nasce antes da constituição da Fundação, a partir das ideias e ideais de alguns jovens da cidade de São Gabriel que procuravam algum movimento cultural de raiz para se divertirem. Eles então se juntam e formam o MAC (Movimento de Arte e Cultura) que sofre perseguições da sociedade na época. Alguns deixam de atuar no MAC e outros se juntam ao movimento social e político da Igreja Católica, sendo apoiados por um padre. Daí surge o JUPP (Jovens Unidos a Procura da Paz). Esses jovens começam a trabalhar o teatro, conscientização política das pessoas e algumas obras sociais. A junção ou experiência desses dois grupos vai dar origem ao Grupo CulturArte que realiza a primeira Cantoria, sendo depois constituída a Fundação Culturarte de São Gabriel. O nosso foco dentro do estudo foi tratar do processo de formação cultural relacionado com o educacional, defendendo a ideia de que o movimento da Cantoria de São Gabriel promove práticas educacionais entre a educação formal escolar e a não formal. Portanto tratamos a Cantoria como um evento híbrido que congrega várias manifestações da música, da poesia e das culturas populares, em um processo de educação plural. Chamamos então para o nosso diálogo textual as experiências de Gohn (2003, 2004, 2010 e 2011) que trata dos movimentos sociais e os processos de educação não formal a partir deles; Brandão (1981, 1997, 2002a, 2002b) com seus estudos sobre culturas e a ampliação do conceito de educação para educações, ideias que compartilhamos desde o título dessa pesquisa. Amalgamamos e dialogamos esses autores com a ideia de hibridismo cultural a partir de Canclini (2000 e 2003) e a constante “movência” das culturas populares, trazendo o conceito de hibridismo para explicarmos a relação híbrida entre os processos educacionais da Cantoria de São Gabriel e a educação escolar. Os saberes que estão no universo da Cantoria como os grupos de reisado, a roda de São Gonçalo, a arte do circo, a roda de capoeira e com eles todo um cancioneiro popular com produções musicais e literárias locais são saberes que movem um processo pedagógico, promovendo educações. A Cantoria de São Gabriel é um evento inovador que avizinha diversos saberes dos grupos das culturas populares, hibridando-os com os saberes escolares, ambos contribuindo para outras aprendizagens. Finalmente o que nos move é a certeza da contribuição do trabalho para um alargamento dos estudos e pesquisas nos campos imbricados da Educação com a música e as culturas populares.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-28T20:10:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-28T20:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34953
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34953/3/UNIVERSIDADE%20FEDERAL%20DA%20BAHIA_TESE_RI.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34953/1/UNIVERSIDADE%20FEDERAL%20DA%20BAHIA_TESE_RI.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34953/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 318dd5f66107b26e8c073f28b2ae0f57
458139400fda72b9d68cdb3cf9b427d1
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459360315113472