Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33448 |
Resumo: | Esta pesquisa trata-se de um experimento teórico e prático voltado ao movimento corporal como instrumento para a encenação no processo educacional formal e não-formal. Para isso, a pesquisadora realizou uma oficina de iniciação teatral com alunos na faixa etária de 15 a 35 anos, no período de cinco meses, com 3 horas aula, tendo como sede o Colégio Estadual Odorico Tavares. A autora utiliza-se da arte-educação para estimular a fluidez cênica em atividades coletivas e individuais – que levaram a criação de uma mostra com três cenas – auxiliando no combate a violência escolar e melhorando as relações interpessoais. Com a aplicabilidade do método dos jogos teatrais de Viola Spolin aliado a alguns exercícios do método Laban do movimento, algumas células da mímica corporal dramática de Etienne Decroux (e demais aprendizados ao longo da vida da autora) mobilizou os alunos, ajudando-os em sua desenvoltura corporal e em suas vivências sociais. Dessa forma, observa-se a importância do ensino de teatro mesmo em meio a tantos conflitos dentro do universo escolar, que reflete também nos aspectos sociais. |
id |
UFBA-2_32f847c31f7a65fe2e6dda2ebc3063c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33448 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Lima, Edlene Crispina da SilvaLima, Edlene Crispina da SilvaGallo, Fábio DalOliveira, George Mascarenhas deSoares, Luiz Claudio Cajaíba2021-05-18T12:51:31Z2021-05-18T12:51:31Z2021-05-182019-07-05http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33448Esta pesquisa trata-se de um experimento teórico e prático voltado ao movimento corporal como instrumento para a encenação no processo educacional formal e não-formal. Para isso, a pesquisadora realizou uma oficina de iniciação teatral com alunos na faixa etária de 15 a 35 anos, no período de cinco meses, com 3 horas aula, tendo como sede o Colégio Estadual Odorico Tavares. A autora utiliza-se da arte-educação para estimular a fluidez cênica em atividades coletivas e individuais – que levaram a criação de uma mostra com três cenas – auxiliando no combate a violência escolar e melhorando as relações interpessoais. Com a aplicabilidade do método dos jogos teatrais de Viola Spolin aliado a alguns exercícios do método Laban do movimento, algumas células da mímica corporal dramática de Etienne Decroux (e demais aprendizados ao longo da vida da autora) mobilizou os alunos, ajudando-os em sua desenvoltura corporal e em suas vivências sociais. Dessa forma, observa-se a importância do ensino de teatro mesmo em meio a tantos conflitos dentro do universo escolar, que reflete também nos aspectos sociais.Submitted by EDLENE CRISPINA DA SILVA LIMA (edlene.lima9@gmail.com) on 2021-05-15T16:41:42Z No. of bitstreams: 1 TCC - Edlene Silva.pdf: 940629 bytes, checksum: d831a6dfb60a1ee60b147d8d2ff517a9 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-05-18T12:51:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Edlene Silva.pdf: 940629 bytes, checksum: d831a6dfb60a1ee60b147d8d2ff517a9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-18T12:51:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Edlene Silva.pdf: 940629 bytes, checksum: d831a6dfb60a1ee60b147d8d2ff517a9 (MD5)Artes Cênica - TeatroTeatro-EducaçãoExpressão corporalJogos TeatraisDesenvoltura CorporalMovimentos EspontâneosProcessos de CriaçãoCorpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal da BahiaEscola de Teatro da UFBADepartamento de Técnicas do EspetáculoUFBAETUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - Edlene Silva.pdfTCC - Edlene Silva.pdfapplication/pdf940629https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33448/1/TCC%20-%20Edlene%20Silva.pdfd831a6dfb60a1ee60b147d8d2ff517a9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33448/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTCC - Edlene Silva.pdf.txtTCC - Edlene Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain149036https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33448/3/TCC%20-%20Edlene%20Silva.pdf.txt14fb389e55a3f9e276e083fea2804905MD53ri/334482022-07-05 14:04:12.558oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
title |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
spellingShingle |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional Lima, Edlene Crispina da Silva Artes Cênica - Teatro Teatro-Educação Expressão corporal Jogos Teatrais Desenvoltura Corporal Movimentos Espontâneos Processos de Criação |
title_short |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
title_full |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
title_fullStr |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
title_full_unstemmed |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
title_sort |
Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
author |
Lima, Edlene Crispina da Silva |
author_facet |
Lima, Edlene Crispina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Edlene Crispina da Silva Lima, Edlene Crispina da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gallo, Fábio Dal |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, George Mascarenhas de Soares, Luiz Claudio Cajaíba |
contributor_str_mv |
Gallo, Fábio Dal Oliveira, George Mascarenhas de Soares, Luiz Claudio Cajaíba |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes Cênica - Teatro |
topic |
Artes Cênica - Teatro Teatro-Educação Expressão corporal Jogos Teatrais Desenvoltura Corporal Movimentos Espontâneos Processos de Criação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro-Educação Expressão corporal Jogos Teatrais Desenvoltura Corporal Movimentos Espontâneos Processos de Criação |
description |
Esta pesquisa trata-se de um experimento teórico e prático voltado ao movimento corporal como instrumento para a encenação no processo educacional formal e não-formal. Para isso, a pesquisadora realizou uma oficina de iniciação teatral com alunos na faixa etária de 15 a 35 anos, no período de cinco meses, com 3 horas aula, tendo como sede o Colégio Estadual Odorico Tavares. A autora utiliza-se da arte-educação para estimular a fluidez cênica em atividades coletivas e individuais – que levaram a criação de uma mostra com três cenas – auxiliando no combate a violência escolar e melhorando as relações interpessoais. Com a aplicabilidade do método dos jogos teatrais de Viola Spolin aliado a alguns exercícios do método Laban do movimento, algumas células da mímica corporal dramática de Etienne Decroux (e demais aprendizados ao longo da vida da autora) mobilizou os alunos, ajudando-os em sua desenvoltura corporal e em suas vivências sociais. Dessa forma, observa-se a importância do ensino de teatro mesmo em meio a tantos conflitos dentro do universo escolar, que reflete também nos aspectos sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-18T12:51:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-18T12:51:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33448 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro da UFBA Departamento de Técnicas do Espetáculo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA ETUFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro da UFBA Departamento de Técnicas do Espetáculo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33448/1/TCC%20-%20Edlene%20Silva.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33448/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33448/3/TCC%20-%20Edlene%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d831a6dfb60a1ee60b147d8d2ff517a9 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 14fb389e55a3f9e276e083fea2804905 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459627520589824 |