A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731 |
Resumo: | Pesquisas de satisfação de usuários encontram-se colocadas atualmente como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a despeito da existência de um conjunto de evidências reportadas na literatura internacional há mais de quatro décadas, que questionam a validade de tais abordagens. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a compreensão de alguns aspectos negligenciados sobre o significado dos inquéritos de satisfação do usuário e seus resultados, particularmente sobre o paradoxo da elevada satisfação encontrada como resultado dessas pesquisas. Esse fenômeno será analisado por meio de uma analogia com as sondagens de opinião, discutindo a hipótese de que a elevada satisfação, descrita na literatura, pode representar um artefato de pesquisa decorrente de uma imposição de problemática, no sentido discutido por Bourdieu (1973) e Champagne (1998). As respostas obtidas não correspondem necessariamente a representações sociais ou percepções relativas aos serviços, mas às reações dos usuários à situação de pesquisa, caracterizando-se como uma resposta forçada frente às condições de realização dos inquéritos. |
id |
UFBA-2_338a6a0205d968984bb468b253bbf701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29731 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Esperidião, Monique AzevedoSilva, Ligia Maria Vieira daEsperidião, Monique AzevedoSilva, Ligia Maria Vieira da2019-05-29T19:04:28Z2019-05-29T19:04:28Z20182358-2898http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731Saúde Debate, v.42, n.esp.2, p.331-340, 2018.Pesquisas de satisfação de usuários encontram-se colocadas atualmente como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a despeito da existência de um conjunto de evidências reportadas na literatura internacional há mais de quatro décadas, que questionam a validade de tais abordagens. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a compreensão de alguns aspectos negligenciados sobre o significado dos inquéritos de satisfação do usuário e seus resultados, particularmente sobre o paradoxo da elevada satisfação encontrada como resultado dessas pesquisas. Esse fenômeno será analisado por meio de uma analogia com as sondagens de opinião, discutindo a hipótese de que a elevada satisfação, descrita na literatura, pode representar um artefato de pesquisa decorrente de uma imposição de problemática, no sentido discutido por Bourdieu (1973) e Champagne (1998). As respostas obtidas não correspondem necessariamente a representações sociais ou percepções relativas aos serviços, mas às reações dos usuários à situação de pesquisa, caracterizando-se como uma resposta forçada frente às condições de realização dos inquéritos.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2019-05-29T18:14:55Z No. of bitstreams: 1 Artigo Monique Esperidiao. 2018.pdf: 136349 bytes, checksum: d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2019-05-29T19:04:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Monique Esperidiao. 2018.pdf: 136349 bytes, checksum: d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-29T19:04:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Monique Esperidiao. 2018.pdf: 136349 bytes, checksum: d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2 (MD5)Rio de Janeirohttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-11042018000600331&lng=en&nrm=iso&tlng=ptreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAComportamento do consumidorPesquisa sobre serviços de saúdeSatisfação do pacienteA satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdfArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdfapplication/pdf136349https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/1/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdfd08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdf.txtArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain37558https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/3/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdf.txt607889c462f7f7593ce398697d8a0e9bMD53ri/297312022-09-28 13:38:59.826oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-28T16:38:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática |
title |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática |
spellingShingle |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática Esperidião, Monique Azevedo Comportamento do consumidor Pesquisa sobre serviços de saúde Satisfação do paciente |
title_short |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática |
title_full |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática |
title_fullStr |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática |
title_full_unstemmed |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática |
title_sort |
A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática |
author |
Esperidião, Monique Azevedo |
author_facet |
Esperidião, Monique Azevedo Silva, Ligia Maria Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ligia Maria Vieira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperidião, Monique Azevedo Silva, Ligia Maria Vieira da Esperidião, Monique Azevedo Silva, Ligia Maria Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Pesquisa sobre serviços de saúde Satisfação do paciente |
topic |
Comportamento do consumidor Pesquisa sobre serviços de saúde Satisfação do paciente |
description |
Pesquisas de satisfação de usuários encontram-se colocadas atualmente como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a despeito da existência de um conjunto de evidências reportadas na literatura internacional há mais de quatro décadas, que questionam a validade de tais abordagens. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a compreensão de alguns aspectos negligenciados sobre o significado dos inquéritos de satisfação do usuário e seus resultados, particularmente sobre o paradoxo da elevada satisfação encontrada como resultado dessas pesquisas. Esse fenômeno será analisado por meio de uma analogia com as sondagens de opinião, discutindo a hipótese de que a elevada satisfação, descrita na literatura, pode representar um artefato de pesquisa decorrente de uma imposição de problemática, no sentido discutido por Bourdieu (1973) e Champagne (1998). As respostas obtidas não correspondem necessariamente a representações sociais ou percepções relativas aos serviços, mas às reações dos usuários à situação de pesquisa, caracterizando-se como uma resposta forçada frente às condições de realização dos inquéritos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-29T19:04:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-29T19:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2358-2898 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde Debate, v.42, n.esp.2, p.331-340, 2018. |
identifier_str_mv |
2358-2898 Saúde Debate, v.42, n.esp.2, p.331-340, 2018. |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-11042018000600331&lng=en&nrm=iso&tlng=pt |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/1/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/3/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 607889c462f7f7593ce398697d8a0e9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459593347497984 |