A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperidião, Monique Azevedo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Ligia Maria Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731
Resumo: Pesquisas de satisfação de usuários encontram-se colocadas atualmente como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a despeito da existência de um conjunto de evidências reportadas na literatura internacional há mais de quatro décadas, que questionam a validade de tais abordagens. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a compreensão de alguns aspectos negligenciados sobre o significado dos inquéritos de satisfação do usuário e seus resultados, particularmente sobre o paradoxo da elevada satisfação encontrada como resultado dessas pesquisas. Esse fenômeno será analisado por meio de uma analogia com as sondagens de opinião, discutindo a hipótese de que a elevada satisfação, descrita na literatura, pode representar um artefato de pesquisa decorrente de uma imposição de problemática, no sentido discutido por Bourdieu (1973) e Champagne (1998). As respostas obtidas não correspondem necessariamente a representações sociais ou percepções relativas aos serviços, mas às reações dos usuários à situação de pesquisa, caracterizando-se como uma resposta forçada frente às condições de realização dos inquéritos.
id UFBA-2_338a6a0205d968984bb468b253bbf701
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29731
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Esperidião, Monique AzevedoSilva, Ligia Maria Vieira daEsperidião, Monique AzevedoSilva, Ligia Maria Vieira da2019-05-29T19:04:28Z2019-05-29T19:04:28Z20182358-2898http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731Saúde Debate, v.42, n.esp.2, p.331-340, 2018.Pesquisas de satisfação de usuários encontram-se colocadas atualmente como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a despeito da existência de um conjunto de evidências reportadas na literatura internacional há mais de quatro décadas, que questionam a validade de tais abordagens. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a compreensão de alguns aspectos negligenciados sobre o significado dos inquéritos de satisfação do usuário e seus resultados, particularmente sobre o paradoxo da elevada satisfação encontrada como resultado dessas pesquisas. Esse fenômeno será analisado por meio de uma analogia com as sondagens de opinião, discutindo a hipótese de que a elevada satisfação, descrita na literatura, pode representar um artefato de pesquisa decorrente de uma imposição de problemática, no sentido discutido por Bourdieu (1973) e Champagne (1998). As respostas obtidas não correspondem necessariamente a representações sociais ou percepções relativas aos serviços, mas às reações dos usuários à situação de pesquisa, caracterizando-se como uma resposta forçada frente às condições de realização dos inquéritos.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2019-05-29T18:14:55Z No. of bitstreams: 1 Artigo Monique Esperidiao. 2018.pdf: 136349 bytes, checksum: d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2019-05-29T19:04:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Monique Esperidiao. 2018.pdf: 136349 bytes, checksum: d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-29T19:04:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Monique Esperidiao. 2018.pdf: 136349 bytes, checksum: d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2 (MD5)Rio de Janeirohttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-11042018000600331&lng=en&nrm=iso&tlng=ptreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAComportamento do consumidorPesquisa sobre serviços de saúdeSatisfação do pacienteA satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdfArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdfapplication/pdf136349https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/1/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdfd08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdf.txtArtigo Monique Esperidiao. 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain37558https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/3/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdf.txt607889c462f7f7593ce398697d8a0e9bMD53ri/297312022-09-28 13:38:59.826oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-28T16:38:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
title A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
spellingShingle A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
Esperidião, Monique Azevedo
Comportamento do consumidor
Pesquisa sobre serviços de saúde
Satisfação do paciente
title_short A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
title_full A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
title_fullStr A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
title_full_unstemmed A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
title_sort A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática
author Esperidião, Monique Azevedo
author_facet Esperidião, Monique Azevedo
Silva, Ligia Maria Vieira da
author_role author
author2 Silva, Ligia Maria Vieira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperidião, Monique Azevedo
Silva, Ligia Maria Vieira da
Esperidião, Monique Azevedo
Silva, Ligia Maria Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Pesquisa sobre serviços de saúde
Satisfação do paciente
topic Comportamento do consumidor
Pesquisa sobre serviços de saúde
Satisfação do paciente
description Pesquisas de satisfação de usuários encontram-se colocadas atualmente como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a despeito da existência de um conjunto de evidências reportadas na literatura internacional há mais de quatro décadas, que questionam a validade de tais abordagens. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a compreensão de alguns aspectos negligenciados sobre o significado dos inquéritos de satisfação do usuário e seus resultados, particularmente sobre o paradoxo da elevada satisfação encontrada como resultado dessas pesquisas. Esse fenômeno será analisado por meio de uma analogia com as sondagens de opinião, discutindo a hipótese de que a elevada satisfação, descrita na literatura, pode representar um artefato de pesquisa decorrente de uma imposição de problemática, no sentido discutido por Bourdieu (1973) e Champagne (1998). As respostas obtidas não correspondem necessariamente a representações sociais ou percepções relativas aos serviços, mas às reações dos usuários à situação de pesquisa, caracterizando-se como uma resposta forçada frente às condições de realização dos inquéritos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-29T19:04:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-29T19:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2358-2898
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv Saúde Debate, v.42, n.esp.2, p.331-340, 2018.
identifier_str_mv 2358-2898
Saúde Debate, v.42, n.esp.2, p.331-340, 2018.
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-11042018000600331&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/1/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29731/3/Artigo%20Monique%20Esperidiao.%202018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d08676b8c3eb9ceac16cd9dbfdf924c2
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
607889c462f7f7593ce398697d8a0e9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459593347497984