Política Pública de Educação Integral no Ensino Médio em Pernambuco: Análise da Gestão Escolar e do Desempenho no IDEPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria do Socorro Rodrigues dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18182
Resumo: Esta dissertação objetiva analisar a implementação da Política Pública de Educação Integral de Pernambuco no que se refere aos indicadores de estrutura, processos, resultados e gestão das escolas de ensino médio integral em 2013. Foi realizado estudo de natureza quantitativa e qualitativa em 24 escolas de Referência em Ensino Médio Integral, classificando-as em diferentes graus de implementação da Política e considerando-se sua realidade escolar, no que se refere aos aspectos de estrutura, processos e resultados das escolas que concluíram o ciclo do ensino médio em 2013, conforme os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). Os resultados do estudo demonstraram que no que se refere à estrutura foram encontradas diferenças em relação às instalações físicas; não foram encontradas diferenças em relação ao processo e no que tange aos resultados, as escolas com menor grau de implementação da Política apresentam menores notas no IDEPE e dificuldades em relação ao cumprimento das metas dos Planos de Ações. Os resultados permitem concluir que o Governo de Pernambuco conseguiu, em menos de 8 anos, melhorar a qualidade do ensino médio, alcançando no IDEPE de 2013 a média de 4.5 (quatro ponto cinco), quando essa é a meta projetada pelo Ministério da Educação para a rede estadual de ensino médio de Pernambuco em 2021. Assim, o progresso observado nas escolas de ensino médio, mediante a adoção de uma Política Educacional e Gerencial inovadora, antecipou em 10 anos, o alcance da meta.
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Os resultados do estudo demonstraram que no que se refere à estrutura foram encontradas diferenças em relação às instalações físicas; não foram encontradas diferenças em relação ao processo e no que tange aos resultados, as escolas com menor grau de implementação da Política apresentam menores notas no IDEPE e dificuldades em relação ao cumprimento das metas dos Planos de Ações. Os resultados permitem concluir que o Governo de Pernambuco conseguiu, em menos de 8 anos, melhorar a qualidade do ensino médio, alcançando no IDEPE de 2013 a média de 4.5 (quatro ponto cinco), quando essa é a meta projetada pelo Ministério da Educação para a rede estadual de ensino médio de Pernambuco em 2021. Assim, o progresso observado nas escolas de ensino médio, mediante a adoção de uma Política Educacional e Gerencial inovadora, antecipou em 10 anos, o alcance da meta.ABSTRACT This dissertation aims to analyze the implementation of full Education Policy at the public schools in relation to the indicators structure, processes, results and management of comprehensive high schools in 2013. It was conducted a study on quantitative and qualitative reference in 24 schools in High School Education, classifying them into different degrees of policy implementation and considering their school reality, as regards the structure aspects, processes and schools results who have completed High School cycle in 2013, according to the results from Pernambuco's Education Development Index. The study results showed that regarded to the structure differences it was found with regard to facilities and the differences were found in relation to the process and toward r the results, schools with less degrees of policy implementation have lower grades at Pernambuco’s Education Development Index and difficulties in relation to meeting the targets Action Plans. The results suggest that the Government of Pernambuco has improved in less than eight years the quality of Secondary Education, reaching in 2013 the average of 4.5 (four point five), as it is the goal projected by the Ministry of Education to Pernambuco’s High School state system in 2021. Thus, the progress observed in High Schools, through the adoption of an Educational Policy and innovative management, anticipated in 10 years, achieving the goal.Submitted by Fabiany Feitosa (fabiany.sousa@ufba.br) on 2015-10-29T18:07:25Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Mª SOCORRO.pdf: 1550753 bytes, checksum: 37a000aad82102d0ccb9132ef3a219ad (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2015-11-03T20:39:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Mª SOCORRO.pdf: 1550753 bytes, checksum: 37a000aad82102d0ccb9132ef3a219ad (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-03T20:39:35Z (GMT). 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