Pega Visão: o protagonismo dos jovens rimadores em batalhas de MCs em Salvador
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30953 |
Resumo: | Ao longo dos últimos quarenta anos, o movimento hip-hop conquistou uma grande fatia no mercado fonográfico, com a consagração de seus atores, rappers, MCs (Mestre de Cerimônia), disk-joqueis (DJs) e grafiteiros. A partir do final dos anos 2000, uma prática cultural sonora ocupa espaços públicos, como praças, parques, calçadas e arredores de metrôs, protagonizado por jovens. Surge uma manifestação peculiar associado às batalhas de rimas improvisadas, as quais moldam uma nova estética dentro do hip-hop. Desse movimento, alcançaram maior visibilidade artistas como Emicida, Criolo, Bárbara Sweet, Flora Matos, Projota, Rashid, Baco Exu do Blues, dentre outros. Este projeto visa estabelecer uma sistematização das batalhas de MCs inseridas dentro do movimento hip-hop, na cidade de Salvador, a partir do seu surgimento, em 2007. O objetivo desta pesquisa é compreender de que forma as batalhas de rimas improvisadas se configuram enquanto espaços territoriais de resistência da arte urbana. Busca-se traçar um histórico do hip-hop em Salvador entre a década de 1980 até os dias atuais. A partir de “experiências etnográficas” realizadas nas batalhas de MCs, analisaremos como esses ambientes se transformam em pedaços do hip-hop (conceito formulado pelo antropólogo José Guilherme Magnani), ou seja, espaços ocupados pelos jovens rimadores onde desenvolvem-se redes de sociabilidade. Nesse sentido, as batalhas de rimas são compreendidas como semeadoras do protagonismo juvenil. |
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Este projeto visa estabelecer uma sistematização das batalhas de MCs inseridas dentro do movimento hip-hop, na cidade de Salvador, a partir do seu surgimento, em 2007. O objetivo desta pesquisa é compreender de que forma as batalhas de rimas improvisadas se configuram enquanto espaços territoriais de resistência da arte urbana. Busca-se traçar um histórico do hip-hop em Salvador entre a década de 1980 até os dias atuais. A partir de “experiências etnográficas” realizadas nas batalhas de MCs, analisaremos como esses ambientes se transformam em pedaços do hip-hop (conceito formulado pelo antropólogo José Guilherme Magnani), ou seja, espaços ocupados pelos jovens rimadores onde desenvolvem-se redes de sociabilidade. Nesse sentido, as batalhas de rimas são compreendidas como semeadoras do protagonismo juvenil.Submitted by Regiane Miranda (regianesmo@gmail.com) on 2019-11-21T14:00:46Z No. of bitstreams: 1 MIRANDA, R. 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