Entre vermelhos e azuis, os "Comunistas de Cristo" formam partido: política e religião na região Sisaleira da Bahia (Conceição do Coité, 1970-2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Cristian Barreto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36514
Resumo: Este trabalho aborda as relações entre política e religião, tecidas no município de Conceição do Coité, situado na Região Sisaleira da Bahia. O objeto de estudo está centrado nas ações de leigos e leigas católicos que, imbuídos pelo pensamento das diretrizes do Concílio Ecumênico Vaticano II e da Teologia da Libertação, fundaram o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, em 1986. Sob essa legenda, os filiados disputaram o poder local com os grupos políticos hegemônicos, denominados de Azul e Vermelho, agremiações coloridas conduzidas, respectivamente, pelos empresários sisaleiros Misael Ferreira de Oliveira e Hamilton Rios de Araújo, que consolidaram as suas lideranças a partir da década de 1970. Com isso, eles vincularam as suas bases de legitimação durante o período de vigência da ditadura civil-militar, razão pela qual o recorte temporal dessa pesquisa foi inicialmente balizado. Nesse sentido, houve a especial atenção na trajetória desses agentes religiosos antes da fundação do Diretório petista, sobretudo a atuação religiosa que viabilizou a vivência da denominada Igreja Popular, base sociopolítica do lócus progressista desenvolvido pela ação desses leigos e leigas, que em meio aos embates com as agremiações coloridas, foram categorizados de “comunistas”. As diversas tipologias de fontes analisadas, como documentos oficiais, jornalísticos, memorialísticos, eclesiásticos, registros audiovisuais e fontes orais, foram cruciais para o alcance do objetivo central dessa investigação, que correspondeu às disputas entre os leigos e os empresários pelo poder político de Conceição do Coité. A pesquisa encontrou sustentação nos procedimentos teórico-metodológicos da história do tempo presente e dos pressupostos adotados pela nova abordagem da historiografia política e da história regional e local. Essa investigação foi norteada pela hipótese de que as táticas elaboradas pelos católicos, denominados “Comunistas de Cristo”, no enfrentamento dos partidos hegemônicos, mobilizaram processos de socialização para o fortalecimento da participação popular. Leigos/as atuaram junto aos trabalhadores rurais do sisal, modificando o campo político coiteense com novas regras no jogo político, em detrimento de um comportamento político em que o voto era tido como objeto de barganha e a utilização da violência como uma ação legítima do conflito eleitoral. Ademais, eles/as consolidaram a Igreja Popular na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité entre a década de 1990 e nos idos de 2000, vinculando a realidade eclesial ao contexto mais amplo do clero “progressista”, presente na Região Sisaleira no início de 1960. Por fim, a análise desses embates é uma significativa contribuição para a historiografia, especialmente a baiana, uma vez que possibilita o conhecimento da experiência de sujeitos de outras regiões da Bahia, de lugares considerados periféricos na pesquisa histórica. Essa relevância, portanto, se assenta na compreensão de como o estudo em escala menor ilumina e modifica certezas antes cristalizadas pela historiografia de caráter mais pretensamente abrangente, para não dizer baseada em modelos explicativos desconectados com o real, local, histórico e repleto de possibilidades de transformação.
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Com isso, eles vincularam as suas bases de legitimação durante o período de vigência da ditadura civil-militar, razão pela qual o recorte temporal dessa pesquisa foi inicialmente balizado. Nesse sentido, houve a especial atenção na trajetória desses agentes religiosos antes da fundação do Diretório petista, sobretudo a atuação religiosa que viabilizou a vivência da denominada Igreja Popular, base sociopolítica do lócus progressista desenvolvido pela ação desses leigos e leigas, que em meio aos embates com as agremiações coloridas, foram categorizados de “comunistas”. As diversas tipologias de fontes analisadas, como documentos oficiais, jornalísticos, memorialísticos, eclesiásticos, registros audiovisuais e fontes orais, foram cruciais para o alcance do objetivo central dessa investigação, que correspondeu às disputas entre os leigos e os empresários pelo poder político de Conceição do Coité. A pesquisa encontrou sustentação nos procedimentos teórico-metodológicos da história do tempo presente e dos pressupostos adotados pela nova abordagem da historiografia política e da história regional e local. Essa investigação foi norteada pela hipótese de que as táticas elaboradas pelos católicos, denominados “Comunistas de Cristo”, no enfrentamento dos partidos hegemônicos, mobilizaram processos de socialização para o fortalecimento da participação popular. Leigos/as atuaram junto aos trabalhadores rurais do sisal, modificando o campo político coiteense com novas regras no jogo político, em detrimento de um comportamento político em que o voto era tido como objeto de barganha e a utilização da violência como uma ação legítima do conflito eleitoral. Ademais, eles/as consolidaram a Igreja Popular na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité entre a década de 1990 e nos idos de 2000, vinculando a realidade eclesial ao contexto mais amplo do clero “progressista”, presente na Região Sisaleira no início de 1960. Por fim, a análise desses embates é uma significativa contribuição para a historiografia, especialmente a baiana, uma vez que possibilita o conhecimento da experiência de sujeitos de outras regiões da Bahia, de lugares considerados periféricos na pesquisa histórica. Essa relevância, portanto, se assenta na compreensão de como o estudo em escala menor ilumina e modifica certezas antes cristalizadas pela historiografia de caráter mais pretensamente abrangente, para não dizer baseada em modelos explicativos desconectados com o real, local, histórico e repleto de possibilidades de transformação.This work discusses the relationship between politics and religion, drawn in the county of Conceição do Coité, located in the Sisal Region in the state of Bahia. The object of study is centered on the actions of Catholic lay people that, imbued by the thought of the directives of the Second Vatican Council and the Theology of Liberation, founded the Municipal Directory of the Workers Party, in 1986. Under this legend, the affiliates disputed local power with the hegemonic political groups, called Blue and Red, colored groups led, respectively, by the sisal businessmen Misael Ferreira de Oliveira and Hamilton Rios de Araújo, that consolidated their leadership from the 1970s onwards. Thus, they linked their bases of legitimation during the period of validity of the civil-military dictatorship, the reason why the temporal cut of this research was initially marked out. In this regard, a special attention was paid to the trajectory of these religious agents before the inception of the Workers Party (PT) Directory, especially the religious activity that made possible the experience of the so-called Popular Church, the sociopolitical base of the progressive locus developed by the action of these lay people that, in the midst of the clashes with the colored associations, were categorized as “communists”. The different typologies of analyzed sources, such as official documents, journalistic, memorialistic, ecclesiastical documents, audiovisual records and oral sources, were crucial to reach the central objective of this investigation, which corresponded to the disputes between lay people and businessmen for the political power of Conceição do Coité. This research found support in the theoretical and methodological procedures of the history of the present time and the assumptions adopted by the new approach to political historiography and regional and local history. This investigation was guided by the hypothesis that the tactics developed by Catholics, called “Communists of Christ”, in the confrontation of the hegemonic parties, mobilized socialization processes to strengthen the popular participation. Lay people worked closely with the rural workers of the sisal environment, modifying the political field of Coité with new rules in the political game, to the detriment of a political behavior in which the vote was seen as an object of bargaining and the use of violence as a legitimate action of the electoral dispute. Furthermore, they consolidated the Popular Church in the Parish of Nossa Senhora da Conceição do Coité between the 1990s and the 2000s, linking the ecclesial reality to the broader context of the “progressive” clergy, present in the Sisal Region in the early 1960s. Finally, the analysis of these clashes is a significant contribution to historiography, especially the Bahian one, since it allows to know the experience of subjects from other regions of Bahia, from places considered peripheral in the historical research. This relevance, therefore, is based on the understanding of how the study on a smaller scale illuminate and modifies certitudes previously crystallized by historiography of a more comprehensive character, not to say based on explanatory models disconnected from the reality, place, historical and full of possibilities for transformation.Submitted by Cristian Miranda (cristianhist@outlook.com) on 2023-01-16T16:30:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TESE VF de Cristian Barreto de Miranda.pdf: 7143890 bytes, checksum: 56ebe8e0b86b2379e0d5f02a8b5b06f5 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-01-18T09:47:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE VF de Cristian Barreto de Miranda.pdf: 7143890 bytes, checksum: 56ebe8e0b86b2379e0d5f02a8b5b06f5 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-18T09:47:26Z (GMT). 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