Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiano Sousa dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9118
Resumo: 99 f.:il
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spelling Santos, Cristiano Sousa dosSantos, Cristiano Sousa dosPeñaranda, Mario Enrique Ulloa2013-03-22T14:18:54Z2013-03-22T14:18:54Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/911899 f.:ilEste trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre procedimentos de dedilhados e interpretação musical de violonistas. A partir da idéia de que o instrumentista é um criador que maneja ferramentas para a sua produção – tais como timbre, dinâmica, articulação, tempo e técnica instrumental – demonstramos que as escolhas dos procedimentos de digitação atuam como um fator expressivo da individualidade de cada violonista. Nossa pesquisa foi direcionada à análise e elaboração de dedilhados na Aquarelle para violão solo, composta por Sérgio Assad (1988). Analisamos e comparamos as digitações de mão esquerda elaboradas pelo próprio compositor da peça com nossas propostas de dedilhados; devido à falta de dedilhados de mão direita na edição da peça, foi impossível comparar nossas propostas com as digitações de mão direita do compositor. Entretanto, utilizamos as gravações de Eduardo Isaac e Aliéksey Vianna como parâmetros para a comparação de mudança de timbres nos dedilhados de mão direita. Como resultado de nossa pesquisa, encontramos inter-relações entre procedimentos técnicos de performance violonística, já estabelecidos na bibliografia, e a elaboração e análise de digitações; criamos novos termos operacionais de dedilhados; indicamos diretrizes para a elaboração de dedilhados; relacionamos técnicas de dedilhados com seu resultado sonoro; e relacionamos as digitações de mão esquerda às digitações de mão direita. Nossa investigação revelou que é possível encontrar, mesmo em peças de execução complexa, dedilhados diversos para ambas as mãos. Observamos também que o processo de dedilhados descrito nesta dissertação pode ser útil na performance de outras peças do repertório violonístico.Submitted by JURANDI DE SOUZA SILVA (jssufba@hotmail.com) on 2013-03-15T12:57:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Cristiano Sousa Santos.pdf: 1627738 bytes, checksum: e492500671392125dcc07bb74e56c513 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-03-22T14:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Cristiano Sousa Santos.pdf: 1627738 bytes, checksum: e492500671392125dcc07bb74e56c513 (MD5)Made available in DSpace on 2013-03-22T14:18:54Z (GMT). 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