Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34319 |
Resumo: | Esta dissertação narra pesquisas, reflexões e experimentações individuais e coletivas acerca do ruído como o ponto de partida dos processos criativos das obras que compõem a série RUÍDOS NO PERCURSO. Nesta trajetória, o ruído surge no campo da Arte Sonora imerso em referências sensoriais e até relacionais, enquanto é intencionalmente ressignificado em suas características dialéticas e metafóricas. Contando com o suporte teórico de filósofos como Arthur Danto, defensor da metáfora como espaço para revelação de verdades por meio das obras de arte, e Jacques Derrida, na tese de que as palavras não exprimem tudo, a artista-pesquisadora investe no estudo de conceitos expandidos da palavra “ruído” e na sua complexa intangibilidade para sentir e interpretar este paradigma nas artes. |
id |
UFBA-2_3974e2d8a575c555fcacda95cbd12901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34319 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
May, AndreaMay, AndreaPimentel, LudmilaNovais, NanciFigueiró, Cristiano2021-10-08T15:15:16Z2021-10-08T15:15:16Z2021-10-082020-11-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34319Esta dissertação narra pesquisas, reflexões e experimentações individuais e coletivas acerca do ruído como o ponto de partida dos processos criativos das obras que compõem a série RUÍDOS NO PERCURSO. Nesta trajetória, o ruído surge no campo da Arte Sonora imerso em referências sensoriais e até relacionais, enquanto é intencionalmente ressignificado em suas características dialéticas e metafóricas. Contando com o suporte teórico de filósofos como Arthur Danto, defensor da metáfora como espaço para revelação de verdades por meio das obras de arte, e Jacques Derrida, na tese de que as palavras não exprimem tudo, a artista-pesquisadora investe no estudo de conceitos expandidos da palavra “ruído” e na sua complexa intangibilidade para sentir e interpretar este paradigma nas artes.Submitted by Andrea May (andreariosmay@gmail.com) on 2020-11-30T23:23:16Z No. of bitstreams: 1 RUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf: 5794051 bytes, checksum: d715449c880331571bfc9430ea302e9b (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2021-10-08T15:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf: 5794051 bytes, checksum: d715449c880331571bfc9430ea302e9b (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-08T15:15:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf: 5794051 bytes, checksum: d715449c880331571bfc9430ea302e9b (MD5)CAPESARTESArte sonoraRuídoProcessos criativosMetáforaRuído motriz: disparador da potência criativa na arte sonorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Belas Artes - UFBAPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALRUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdfRUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdfapplication/pdf5794051https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34319/1/RUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdfd715449c880331571bfc9430ea302e9bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34319/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTRUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf.txtRUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain162155https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34319/3/RUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf.txt9db8c7c90f246d3cc35149b74fa84d74MD53ri/343192022-07-05 14:03:56.071oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora |
title |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora |
spellingShingle |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora May, Andrea ARTES Arte sonora Ruído Processos criativos Metáfora |
title_short |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora |
title_full |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora |
title_fullStr |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora |
title_full_unstemmed |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora |
title_sort |
Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora |
author |
May, Andrea |
author_facet |
May, Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
May, Andrea May, Andrea |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pimentel, Ludmila |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Novais, Nanci Figueiró, Cristiano |
contributor_str_mv |
Pimentel, Ludmila Novais, Nanci Figueiró, Cristiano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ARTES |
topic |
ARTES Arte sonora Ruído Processos criativos Metáfora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte sonora Ruído Processos criativos Metáfora |
description |
Esta dissertação narra pesquisas, reflexões e experimentações individuais e coletivas acerca do ruído como o ponto de partida dos processos criativos das obras que compõem a série RUÍDOS NO PERCURSO. Nesta trajetória, o ruído surge no campo da Arte Sonora imerso em referências sensoriais e até relacionais, enquanto é intencionalmente ressignificado em suas características dialéticas e metafóricas. Contando com o suporte teórico de filósofos como Arthur Danto, defensor da metáfora como espaço para revelação de verdades por meio das obras de arte, e Jacques Derrida, na tese de que as palavras não exprimem tudo, a artista-pesquisadora investe no estudo de conceitos expandidos da palavra “ruído” e na sua complexa intangibilidade para sentir e interpretar este paradigma nas artes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-08T15:15:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-08T15:15:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34319 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes - UFBA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes - UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34319/1/RUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34319/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34319/3/RUIDO_MOTRIZ_ANDREA_MAY_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d715449c880331571bfc9430ea302e9b e3e6f4a9287585a60c07547815529482 9db8c7c90f246d3cc35149b74fa84d74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459618224963584 |