A fábrica, a casa e a escola: as políticas de educação para a infância no recôncavo fumageiro da Bahia (1925-1946)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elizabete Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18531
Resumo: RESUMO Esta tese estuda a Educação da infância no Recôncavo Fumageiro da Bahia, no período de 1925 a 1946. Tem como objetivo analisar as políticas para a educação da infância, a partir do estudo da sua constituição histórica e as características imbricadas neste processo. A principal questão de pesquisa que norteou este estudo foi identificar quais políticas educacionais foram implementadas no Recôncavo da Bahia, produtor de fumo, no período 1925-1946. Para responder tal questão e alcançar o objetivo proposto, utilizei a abordagem qualitativa e selecionei como fonte de pesquisa a análise de documentos como Jornais, Fotografias, Fichas Funcionais de Trabalhadores das Indústrias Fumageiras do Recôncavo da Bahia, Fichas de Inspeção das Escolas públicas e particulares, Relatórios de Inspeção dos delegados Escolares e a Legislação vigente do período. Para complementar as possíveis lacunas na reconstrução, utilizei depoimentos de sujeitos, os quais foram encontrados através do método de ligação nominativa de fontes. Este texto apresenta o cenário, sua localização, aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais do Recôncavo. Exibe uma discussão sobre a trajetória histórica do itinerário legislativo das políticas de educação para a infância no Brasil e na Bahia, confronta as diversas fontes, e apresenta as especificidades do Recôncavo Fumageiro. A análise evidenciou que esta educação da Infância esteve subsumida pelo privado, na casa das professoras ou em escolas privadas, pois a educação estatal, verdadeiramente, não cumpriu seu papel; seja pela falta de prédios escolares, pela falta de oferecimento de vagas nestas poucas escolas ou pelas péssimas condições materiais de todas elas. Não houve nenhuma política pública específica voltada para a educação da infância nos municípios fumageiros, no período estudado. A infância teve sua educação planejada sob as políticas públicas Federais e Estaduais, e muitas crianças ficaram à margem da educação. Um exemplo disso foi o quantitativo de crianças, em idade escolar, trabalhando nas fábricas de Charutos Dannemann em Cachoeira e São Félix; na Companhia de Charutos Suerdieck em Maragogipe e Cruz das Almas; e na Fábrica Pimentel, em Muritiba. Portanto, de 1925 a 1946, muitas crianças caminharam fora da escola, dentro da fábrica a serviço do capital.
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spelling Barbosa, Elizabete PereiraBarbosa, Elizabete PereiraDick, Sara MarthaSilva, Antônia AlmeidaTourinho, Maria Antonieta CamposOliveira, Eduardo David deFraga Filho, Walter da Silva2016-01-22T15:24:08Z2016-01-22T15:24:08Z2016-01-222015-02-03Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18531RESUMO Esta tese estuda a Educação da infância no Recôncavo Fumageiro da Bahia, no período de 1925 a 1946. Tem como objetivo analisar as políticas para a educação da infância, a partir do estudo da sua constituição histórica e as características imbricadas neste processo. A principal questão de pesquisa que norteou este estudo foi identificar quais políticas educacionais foram implementadas no Recôncavo da Bahia, produtor de fumo, no período 1925-1946. Para responder tal questão e alcançar o objetivo proposto, utilizei a abordagem qualitativa e selecionei como fonte de pesquisa a análise de documentos como Jornais, Fotografias, Fichas Funcionais de Trabalhadores das Indústrias Fumageiras do Recôncavo da Bahia, Fichas de Inspeção das Escolas públicas e particulares, Relatórios de Inspeção dos delegados Escolares e a Legislação vigente do período. Para complementar as possíveis lacunas na reconstrução, utilizei depoimentos de sujeitos, os quais foram encontrados através do método de ligação nominativa de fontes. Este texto apresenta o cenário, sua localização, aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais do Recôncavo. Exibe uma discussão sobre a trajetória histórica do itinerário legislativo das políticas de educação para a infância no Brasil e na Bahia, confronta as diversas fontes, e apresenta as especificidades do Recôncavo Fumageiro. A análise evidenciou que esta educação da Infância esteve subsumida pelo privado, na casa das professoras ou em escolas privadas, pois a educação estatal, verdadeiramente, não cumpriu seu papel; seja pela falta de prédios escolares, pela falta de oferecimento de vagas nestas poucas escolas ou pelas péssimas condições materiais de todas elas. Não houve nenhuma política pública específica voltada para a educação da infância nos municípios fumageiros, no período estudado. A infância teve sua educação planejada sob as políticas públicas Federais e Estaduais, e muitas crianças ficaram à margem da educação. Um exemplo disso foi o quantitativo de crianças, em idade escolar, trabalhando nas fábricas de Charutos Dannemann em Cachoeira e São Félix; na Companhia de Charutos Suerdieck em Maragogipe e Cruz das Almas; e na Fábrica Pimentel, em Muritiba. Portanto, de 1925 a 1946, muitas crianças caminharam fora da escola, dentro da fábrica a serviço do capital.ABSTRACT This thesis studies the Childhood Education in the Reconcavo Fumageiro of Bahia in the period 1925 - 1946. It aims to analyze the policies for the education of children from the study of its historical constitution and the overlapping features in this process. The main research question that guided this study was to determine which educational policies have been implemented in the Reconcavo of Bahia, tobacco producer, in the period 1925 -1946. To answer this question and achieve the proposed objective, I have used a qualitative approach and selected, as a source of research, the analysis of documents such as newspapers, photographs, functional sheets workers of the tobacco industries of Reconcavo of Bahia, inspection sheets of public and private schools, inspection reports of school delegates and the current legislation period. In order to complement the possible gaps in the reconstruction, I have used testimonials from people, which were found by nominative attachment technique. This paper presents the scenario and the location of the Reconcavo, as well as its historical, political, economic and social aspects. It displays a discussion of the historical trajectory of the legislative itinerary of education policies for children in Brazil and Bahia, confronts several sources, and presents the specifics of the Reconcavo Fumageiro. The analysis showed that this Childhood Education has been subsumed by the private, sometimes in the house of the teachers, sometimes in private schools because the state education truly failed to fulfill its role; because of the lack of school buildings, lack of offering vacancies in these few colleges or poor material conditions of all of them. There was no specific policy aimed at the education of children in the municipalities producing tobacco during the study period. Childhood had their education planned under Federal and State public policy and many children lacked access to education. An example is the amount of school children found working in Dannemann Cigars Factory in Cachoeira and Sao Felix, Suerdieck Cigar Company in Maragogipe and Cruz das Almas, and Pimentel Factory in Muritiba. Therefore, from 1925 to 1946 many children were out of school, working in the factory for capital.Submitted by Elizabete Pereira Barbosa (beteuefs@gmail.com) on 2016-01-19T19:04:14Z No. of bitstreams: 1 TESE de ELIZABETE PEREIRA BARBOSA.pdf: 4560248 bytes, checksum: b5d0d3a6629810a154f93a8deb711b9d (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-01-22T15:24:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE de ELIZABETE PEREIRA BARBOSA.pdf: 4560248 bytes, checksum: b5d0d3a6629810a154f93a8deb711b9d (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-22T15:24:08Z (GMT). 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