Identidades encruzilhadas: o cruzo entre as identidades raciais e docentes de professores e professoras de química da cidade de Salvador - Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elton Bernardo Santos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36557
Resumo: O espaço educacional, especificamente, o(s) ambiente(es) escolar(es), apresenta(m) múltiplos contextos férteis para compreendermos alguns dos problemas sociais presentes e (re)produzidos nesse(s) lugar(es). As problemáticas raciais são bons exemplos ilustradores desse contexto, que quando cruzadas às próprias dinâmicas da profissão docente, também dotadas de inúmeros problemas, questionamentos e descontentamentos, produzem afetações, violências e profundas implicações na prática profissional de professores e professoras. Esta pesquisa, comprometida com as vidas, em especial, de professores e professoras de química, compreende a importância do registro, da escuta e da multiplicidade de sensações e de conhecimentos que podem emergir a partir das histórias de vida de docentes. As inspirações para o desenvolvimento dessa pesquisa surgem a partir das minhas próprias experiências profissionais como professor (negro) de química marcadas por (não) reconhecimentos e por inúmeros processos de (des)identificação profissional. Desse modo, o objetivo da pesquisa é compreender os cruzamentos entre as identidades raciais e as identidades docentes de professores e professoras de química atuantes na educação básica na cidade de Salvador-Bahia. Esta investigação se insere no campo da pesquisa qualitativa, sendo utilizado o método biográfico-narrativo, particularmente, a metodologia das Histórias de Vida. Considerando os últimos dados censitários do IBGE, segundo o critério raça/cor, a população de Salvador se autoclassifica em cerca de 82% como negra e 17% branca. Assim, convidamos quatro docentes de química, sendo dois docentes autodeclarados como negros/as, um pertencente ao gênero masculino e uma ao gênero feminino, e dois autodeclarados como brancos/as, cada um(a) pertencente ao gênero masculino e feminino. Os dados foram produzidos a partir do compartilhamento e da escuta das histórias de vida desses profissionais, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente. Após esses encontros foram feitas as transcrições e, posteriormente com o auxílio do método da análise temática, os dados biográficos foram interpretados. Os resultados demonstram que os corpos racializados fundamentam as identidades raciais negras e brancas. Existem relações de abebelidade nos modos como os docentes negros significam suas identidades raciais e entre as docentes brancas há reprodução de aspectos da branquitude crítica. As características das identidades docentes são identificadas no contínuo processo que demarcam o trabalho e atuação docente, que é o tornar-se professor/professora dentro de conjunturas biográficas e contextos de transformações sociais, reformas educacionais e influências dos múltiplos processos envolvendo a formação docente. Além disso, as dimensões das identidades raciais se fazem presentes nas práticas profissionais, dentro e fora das aulas de química, promovendo cruzamentos e influências nas identidades docentes.
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As inspirações para o desenvolvimento dessa pesquisa surgem a partir das minhas próprias experiências profissionais como professor (negro) de química marcadas por (não) reconhecimentos e por inúmeros processos de (des)identificação profissional. Desse modo, o objetivo da pesquisa é compreender os cruzamentos entre as identidades raciais e as identidades docentes de professores e professoras de química atuantes na educação básica na cidade de Salvador-Bahia. Esta investigação se insere no campo da pesquisa qualitativa, sendo utilizado o método biográfico-narrativo, particularmente, a metodologia das Histórias de Vida. Considerando os últimos dados censitários do IBGE, segundo o critério raça/cor, a população de Salvador se autoclassifica em cerca de 82% como negra e 17% branca. Assim, convidamos quatro docentes de química, sendo dois docentes autodeclarados como negros/as, um pertencente ao gênero masculino e uma ao gênero feminino, e dois autodeclarados como brancos/as, cada um(a) pertencente ao gênero masculino e feminino. Os dados foram produzidos a partir do compartilhamento e da escuta das histórias de vida desses profissionais, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente. Após esses encontros foram feitas as transcrições e, posteriormente com o auxílio do método da análise temática, os dados biográficos foram interpretados. Os resultados demonstram que os corpos racializados fundamentam as identidades raciais negras e brancas. Existem relações de abebelidade nos modos como os docentes negros significam suas identidades raciais e entre as docentes brancas há reprodução de aspectos da branquitude crítica. As características das identidades docentes são identificadas no contínuo processo que demarcam o trabalho e atuação docente, que é o tornar-se professor/professora dentro de conjunturas biográficas e contextos de transformações sociais, reformas educacionais e influências dos múltiplos processos envolvendo a formação docente. Além disso, as dimensões das identidades raciais se fazem presentes nas práticas profissionais, dentro e fora das aulas de química, promovendo cruzamentos e influências nas identidades docentes.The educational space, specifically, the school environment(s), present multiple fertile contexts for understanding some of the social problems present and (re)produced in these places. Racial issues are good illustrative examples of this context, which when crossed with the dynamics of the teaching profession, also endowed with numerous problems, questions and discontent, produce affectations, violence and profound implications in the professional practice of teachers. This research, committed to the lives, in particular, of professors of chemistry, understands the importance of recording, listening and the multiplicity of sensations and knowledge that can emerge from the life stories of professors. The inspirations for the development of this research arise from my own professional experiences as a (black) chemistry teacher marked by (non) recognition and by numerous processes of professional (dis)identification. In this way, the objective of the research is to understand the intersections between racial identities and the teaching identities of teachers of chemistry working in basic education in the city of Salvador-Bahia. This investigation falls within the field of qualitative research, using the biographical-narrative method, particularly the Life Stories methodology. Considering the latest census data from the IBGE, according to the race/color criterion, the population of Salvador self-classifies itself in about 82% as black and 17% as white. Thus, we invited four chemistry professors, two of them self-declared as black, one male and one female, and two self-declared white, each male and female. Data were produced from sharing and listening to the life stories of these professionals, through semi-structured interviews carried out virtually. After these meetings, transcriptions were made and, later, with the aid of the thematic analysis method, the biographical data were interpreted. The results demonstrate that racialized bodies underlie black and white racial identities. There are relationships of abebelity in the ways in which black professors signify their racial identities and among white professors there is a reproduction of aspects of critical whiteness. The characteristics of teachers' identities are identified in the continuous process that demarcates the work and performance of teachers, which is to become a teacher, within biographical conjunctures and contexts of social transformations, educational reforms and influences of multiple processes involving teacher training. In addition, the dimensions of racial identities are present in professional practices, inside and outside chemistry classes, promoting intersections and influences on teaching identities.Submitted by Elton Silva (eltonbernardo1@yahoo.com.br) on 2023-01-24T21:00:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO_ELTON_BERNARDOo.pdf: 2052079 bytes, checksum: 3ce6f09e1f05f766180a2e8daa265ceb (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-01-26T11:43:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_ELTON_BERNARDOo.pdf: 2052079 bytes, checksum: 3ce6f09e1f05f766180a2e8daa265ceb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-26T11:43:09Z (GMT). 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