A formação (des)continuada no pacto pelo ensino médio: sujeitos, discursos, saberes e poderes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Glaucia Rejane da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31524
Resumo: A presente tese apoia-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Francesa (AD) e em seus procedimentos metodológicos. Nela temos como objeto de estudo o programa de formação continuada, proposto no Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio. Investigar como se constitui o sujeito-professor nele inscrito e as suas formações imaginárias sobre o programa constituem o objetivo principal dessa pesquisa. Ademais, interessa-nos verificar se tal processo formativo favorece a proletarização do professor e em que medida o faz. Para a sua fundamentação teórica, tomamos como referência, entre outras de igual importância, obras de Coracini (2003, 2008), Eckert-Hoff (2002, 2008), Foucault (1988, 1995, 2003), Orlandi (2001,2006) e Pêcheux (1975, 1988). A relevância deste estudo se explica por diferentes motivos. Entre eles o de dar voz aos professores sobre tal processo formativo, vinculado à Reforma do Ensino Médio. Para tanto consideramos as vinculações ideológicas do programa, destacando os saberes e poderes pelos quais ele é atravessado. A discussão sobre a formação docente na perspectiva da heterogeneidade também confere importância a esta pesquisa. Dela participaram 32 professores e 126 alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, em Juazeiro-Bahia. Como instrumentos de coleta, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Foram também analisados documentos e recursos pedagógicos do programa, assim como recortes de pronunciamento do Ex-Ministro da Educação, Mendonça Filho. Com a análise do discurso dos sujeitos-professores, verificou-se, predominantemente, o efeito de sentido de resistência ao programa. A resistência é explicada pelo uso dos horários destinados ao estudo e planejamento das aulas, para os encontros de formação. Assim, a tomada de posição desses sujeitos é a de contraposição, marcada pelo questionamento e a divergência. Ao assumi-la, constituem-se, então, maus-sujeitos, conforme classificação Pecheutiana. Na comparação entre os dizeres enunciados pelos professores-orientadores e os professores-cursistas, verificamos a predominância de divergência entre os discursos de seus sujeitos. Os primeiros enunciam a partir da FD da Abordagem reflexiva, na medida em que reconhecem como função dos processos formativos a sistematização do pensamento do professor. Portanto, constituem-se como bons-sujeitos, identificados com a FD das instâncias formadoras. Dessa maneira reforçam e legitimam a domesticação dos professores e uma suposta homogeneização do seu saber/fazer. Já os sujeitos dos discursos dos professores-cursistas apresentam uma valoração negativa do programa, no tocante à forma imperativa como foi implementado, sem uma prévia escuta dos docentes e a sua descontinuidade. No discurso da instância formadora, o MEC, foi verificada a imagem do 7 professor como um profissional desprovido dos saberes necessários a um ensino eficiente e transformador. Em decorrência dessa imagem, esse sujeito discursivo, que enuncia do lugar de poder, também o faz a partir da FD do modelo de formação docente, instituído na década de 1960. Ela é marcada pela desarticulação e hierarquização, redutora da atuação do professor a um técnico, centrada na transmissão de conhecimentos previamente estabelecidos. Em sua fase final, apresentamos pressupostos teóricos e condições, a partir dos quais é possível implementar uma proposta de formação docente continuada, na perspectiva da heterogeneidade do sujeito.
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Para a sua fundamentação teórica, tomamos como referência, entre outras de igual importância, obras de Coracini (2003, 2008), Eckert-Hoff (2002, 2008), Foucault (1988, 1995, 2003), Orlandi (2001,2006) e Pêcheux (1975, 1988). A relevância deste estudo se explica por diferentes motivos. Entre eles o de dar voz aos professores sobre tal processo formativo, vinculado à Reforma do Ensino Médio. Para tanto consideramos as vinculações ideológicas do programa, destacando os saberes e poderes pelos quais ele é atravessado. A discussão sobre a formação docente na perspectiva da heterogeneidade também confere importância a esta pesquisa. Dela participaram 32 professores e 126 alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, em Juazeiro-Bahia. Como instrumentos de coleta, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Foram também analisados documentos e recursos pedagógicos do programa, assim como recortes de pronunciamento do Ex-Ministro da Educação, Mendonça Filho. Com a análise do discurso dos sujeitos-professores, verificou-se, predominantemente, o efeito de sentido de resistência ao programa. A resistência é explicada pelo uso dos horários destinados ao estudo e planejamento das aulas, para os encontros de formação. Assim, a tomada de posição desses sujeitos é a de contraposição, marcada pelo questionamento e a divergência. Ao assumi-la, constituem-se, então, maus-sujeitos, conforme classificação Pecheutiana. Na comparação entre os dizeres enunciados pelos professores-orientadores e os professores-cursistas, verificamos a predominância de divergência entre os discursos de seus sujeitos. Os primeiros enunciam a partir da FD da Abordagem reflexiva, na medida em que reconhecem como função dos processos formativos a sistematização do pensamento do professor. Portanto, constituem-se como bons-sujeitos, identificados com a FD das instâncias formadoras. Dessa maneira reforçam e legitimam a domesticação dos professores e uma suposta homogeneização do seu saber/fazer. Já os sujeitos dos discursos dos professores-cursistas apresentam uma valoração negativa do programa, no tocante à forma imperativa como foi implementado, sem uma prévia escuta dos docentes e a sua descontinuidade. No discurso da instância formadora, o MEC, foi verificada a imagem do 7 professor como um profissional desprovido dos saberes necessários a um ensino eficiente e transformador. Em decorrência dessa imagem, esse sujeito discursivo, que enuncia do lugar de poder, também o faz a partir da FD do modelo de formação docente, instituído na década de 1960. Ela é marcada pela desarticulação e hierarquização, redutora da atuação do professor a um técnico, centrada na transmissão de conhecimentos previamente estabelecidos. Em sua fase final, apresentamos pressupostos teóricos e condições, a partir dos quais é possível implementar uma proposta de formação docente continuada, na perspectiva da heterogeneidade do sujeito.This work is based on Discourse Analysis Theory (DA) and its methodology. It aims to discuss teachers‘ continued formation proposed by an educational program called ―Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio‖. The author searches the High School teachers who take part on it. She focuses on their subjects‘ constitution and the Discursive Formations (DF) from which they enunciate. Thirty-one teachers and one-hundred twenty-six students from Public High schools in Juazeiro-BA took part of this search, and the corpora were collected from interviews and questionnaires. The class concept as a discursive event is considered in opposition to a prescriptive approach whose focus is on transmission of knowledge. She still verifies their images about the mentioned program. Besides this, she investigates if this formative process contributes to teachers‘ proletarianization. For this reason, this present study is based on theories postulated by Coracini (2003, 2008), Eckert-Hoff (2002, 2008), Enguita (1991), Foucault (1988, 1995, 2003), Orlandi (2001, 2006) and Pêcheux (1975, 1988). Its relevance consists of listening to these teachers‘ voices about the program, considering the relation between knowledge and power. A discussion about teacher‘s formation according to the heterogeneity perspective is also presented in this work. Resistance and opposition to the model of the formative process were found in teacher‘s discourse. Besides this, the author presents a comparison among their discourse and that one enunciated by the teachers who coordinated the formation activity. The subjects from the first discourse presented a negative evaluation about it. Differently, the last ones enunciated from Reflexive Approach discourse formation. Therefore, according to their conception, the function of teachers‘ formation consists of organizing and systematize their conceptions about teaching. The government‘s enunciates were collected from documents edited by Ministry of Education and its ministry‘s enunciation about teacher‘s formation. Teachers‘ image in government‘s discourse consists of a professional who has no Knowledge enough to teach in an efficient way. The discursive subject who enunciates from a power position does it from a DF of a formative model used in sixties. In this way, this continued formation reduces teacher‘s work to a technical function. Therefore it was verified a hierarchical structure in its implementation. In the conclusion of her study, the author presents conditions for a teachers‘ formation according to Heterogeneity perspective.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2020-03-03T17:28:49Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL TESE 14-06.pdf: 1535953 bytes, checksum: 9658d6e2e0281850ee7ba38067ab5624 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-03T17:37:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL TESE 14-06.pdf: 1535953 bytes, checksum: 9658d6e2e0281850ee7ba38067ab5624 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-03T17:37:24Z (GMT). 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