Ancestralidade em cena: Candomblé e Teatro na formação de uma encenadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fernanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23645
Resumo: Trata-se de pesquisa na linha de Poéticas e Processos de Encenação, na qual se cria um contexto poético-reflexivo no cruzamento de quatro campos: Processos Criativos, Imaginário, Candomblé e Teatro. O objeto disparador é o processo de formação da pesquisadora, que atua como encenadora no Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA –, desde 1999, e consiste em uma reflexão sobre o encontro entre Candomblé e Teatro em seu percurso. Nesse itinerário formativo e criativo, buscou-se compreender e identificar os princípios e procedimentos dominantes norteadores da prática cênica da encenadora com o referido grupo. Da leitura resultante desse trajeto de pesquisa, três Princípios foram configurados: Narrativas Mito-Poéticas, Teatro Ritual e Tradição na Contemporaneidade. Nesse contexto, apresenta-se um breve estudo sobre ritualidade, antropologia e história do Candomblé, tendo em vista sua contribuição na construção poética do NATA. Acompanham o relato crítico da experiência formadora entrevistas com artistas e mestres e são examinados os espetáculos do grupo, mas toma-se como foco principal o processo criativo do espetáculo Exu – A Boca do Universo, sua mais recente criação. Opera-se com a abordagem compreensiva para os processos criativos apresentada por Sonia Rangel, que adota entre os referenciais teóricos principais a teoria da formatividade de Luigi Pareyson e a teoria do imaginário de Gilbert Durand. Além de outros autores, teóricos e artistas da cena, tendo como ponto de partida as conexões, tensões e aproximações entre Candomblé e Teatro, dialogam também com o tema e o processo da pesquisa, entre outros, o pensamento de Antonin Artaud, Eugenio Barba, Inaicyra Falcão, Juana Elbein Santos, Jerzy Grotowski, Juremir Machado Silva, Lêda Maria Martins, Marco Aurélio Luz, Luis Nicolau Páres e Renato da Silveira.
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Nesse contexto, apresenta-se um breve estudo sobre ritualidade, antropologia e história do Candomblé, tendo em vista sua contribuição na construção poética do NATA. Acompanham o relato crítico da experiência formadora entrevistas com artistas e mestres e são examinados os espetáculos do grupo, mas toma-se como foco principal o processo criativo do espetáculo Exu – A Boca do Universo, sua mais recente criação. Opera-se com a abordagem compreensiva para os processos criativos apresentada por Sonia Rangel, que adota entre os referenciais teóricos principais a teoria da formatividade de Luigi Pareyson e a teoria do imaginário de Gilbert Durand. Além de outros autores, teóricos e artistas da cena, tendo como ponto de partida as conexões, tensões e aproximações entre Candomblé e Teatro, dialogam também com o tema e o processo da pesquisa, entre outros, o pensamento de Antonin Artaud, Eugenio Barba, Inaicyra Falcão, Juana Elbein Santos, Jerzy Grotowski, Juremir Machado Silva, Lêda Maria Martins, Marco Aurélio Luz, Luis Nicolau Páres e Renato da Silveira.This study follows the line of Poetics and the Process of Staging, in which a poetic and reflective context is created at the conjunction of four fields: Creative Processes, Imaginary, Candomblé and Theatre. The trigger is the process of educating this scholar, who has been working as a theatre director at the Alagoinhas Afro-Brazilian Theatre Center – NATA since 1999. It consists of reflections on the encounter between Candomblé and theatre in my education. Over the course of this educational and creative journey, I have sought to understand and identify dominant Principles and Procedures that guide the practice of the director of this group. The analysis of this course of research gave rise to three Principles: Mythopoetic Narratives, Ritual Theatre and Tradition in the Contemporary World. In this context, I present a brief study of the rituality, anthropology and history of Candomblé, given its contribution to NATA’s poetic construction. This critical account of my educational experience is accompanied by interviews with actors and teachers, and the group’s performances are also taken into consideration, but the main focus is the creative process behind the play Exu – A Boca do Universo (Eshu: Mouth of the Universe), my most recent creation. This study takes a comprehensive approach to the creative process introduced by Sonia Rangel, adopting theoretical references that include Luigi Pareyson’s theory of formability and Gilbert Durand’s theory of the imaginary. In addition to other authors, theorists and actors, taking as a starting point connections, tensions and similarities between Candomblé and the Theatre, the ideas of Antonin Artaud, Eugenio Barba, Inaicyra Falcão, Juana Elbein Santos, Jerzy Grotowski, Juremir Machado Silva, Lêda Maria Martins, Marco Aurélio Luz, Luis Nicolau Páres and Renato da Silveira, among others, engage in dialogue with the subject and the research process.Submitted by Fernanda Barbosa (fernandajulianata@gmail.com) on 2017-06-08T01:45:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertação arquivo completo.pdf: 7073232 bytes, checksum: 401ed19aed098dddea9ede92a1a77bf3 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-07-25T12:15:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação arquivo completo.pdf: 7073232 bytes, checksum: 401ed19aed098dddea9ede92a1a77bf3 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-25T12:15:12Z (GMT). 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