Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Daniel Juracy Mellado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39674
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.192822
Resumo: Nos anos 1920, Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, encontrou uma formulação para o ambiente moderno, adequada à Era da Máquina e ao seu Espírito Novo. Do interior do lar à metrópole, a concepção seguia as ideias do Purismo, criado com o pintor Amédée Ozenfant. O ambiente moderno seria fruto de uma depuração e concentração, que englobava as Artes Maiores e Menores na chamada “Síntese das Artes”. O artigo aborda a relação entre Arquitetura e Mobiliário nessa década. Corbusier tipificou os móveis, organizados sob o conceito de equipamento, que os articulava com a moradia e com a cidade. Esse novo mobiliário, encontrado no mercado ou projetado pelo seu escritório, seria disposto de acordo com estratégias muito particulares. Contrapondo-se à tipificação, aparece a mescla e deslocamento de procedimentos entre o Mobiliário e Arquitetura, inclusive com uma expressão entre escalas construídas muito diferentes.
id UFBA-2_3c0fcb20ee8e651ea6c9ff8ba0f636a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39674
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-07-26T16:21:43Z2024-07-26T16:21:43Z2023-04-24Paz, D. J. M. (2023). Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier: Considérations sur le mobilier dans la phase puriste de Le Corbusier . Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.1928221808-723Xhttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39674https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.192822Nos anos 1920, Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, encontrou uma formulação para o ambiente moderno, adequada à Era da Máquina e ao seu Espírito Novo. Do interior do lar à metrópole, a concepção seguia as ideias do Purismo, criado com o pintor Amédée Ozenfant. O ambiente moderno seria fruto de uma depuração e concentração, que englobava as Artes Maiores e Menores na chamada “Síntese das Artes”. O artigo aborda a relação entre Arquitetura e Mobiliário nessa década. Corbusier tipificou os móveis, organizados sob o conceito de equipamento, que os articulava com a moradia e com a cidade. Esse novo mobiliário, encontrado no mercado ou projetado pelo seu escritório, seria disposto de acordo com estratégias muito particulares. Contrapondo-se à tipificação, aparece a mescla e deslocamento de procedimentos entre o Mobiliário e Arquitetura, inclusive com uma expressão entre escalas construídas muito diferentes.In the 1920s, Charles-Édouard Jeanneret-Gris, better known as Le Corbusier, found a formulation for the modern environment, suited to the Machine Age and its New Spirit. From the interior of the home to the metropolis, the conception followed the ideas of Purism, created with the painter Amédée Ozenfant. The modern environment would be the result of a purification and concentration, that encompassed the Major and Minor Arts in the so called “Synthesis of the Arts”. The paper discusses the relationship between Architecture and Furniture in this decade. Corbusier typified the furniture, organized under the concept of equipment, articulating them with the house and the city. This new furniture, found on the market or designed by his office, would be arranged according to very particular strategies. Opposing the typification, there appears the mixture and displacement of procedures between Furniture and Architecture, including an expression between very different built scales.porUniversidade de São PauloUSPBrasilRisco - Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online)Le CorbusierSynthesis of the ArtsTotal Work of Artdisplacement of conceptsdesign methodCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOLe CorbusierSíntese das ArtesObra de Arte Totaldeslocamento de conceitosmétodo de projetoDo Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le CorbusierFrom the general to the particular and from the particular to the general: considerations on furniture in the purist phase of Le Corbusierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1120Paz, Daniel Juracy Melladoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDo Geral ao Particular e do Particular ao Geral.pdfDo Geral ao Particular e do Particular ao Geral.pdfapplication/pdf13637098https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39674/1/Do%20Geral%20ao%20Particular%20e%20do%20Particular%20ao%20Geral.pdf872480f7b57b44131d81490bc305dc2eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39674/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/396742024-10-02 16:13:22.62open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-10-02T19:13:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv From the general to the particular and from the particular to the general: considerations on furniture in the purist phase of Le Corbusier
title Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
spellingShingle Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
Paz, Daniel Juracy Mellado
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Le Corbusier
Síntese das Artes
Obra de Arte Total
deslocamento de conceitos
método de projeto
Le Corbusier
Synthesis of the Arts
Total Work of Art
displacement of concepts
design method
title_short Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
title_full Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
title_fullStr Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
title_full_unstemmed Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
title_sort Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
author Paz, Daniel Juracy Mellado
author_facet Paz, Daniel Juracy Mellado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Daniel Juracy Mellado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Le Corbusier
Síntese das Artes
Obra de Arte Total
deslocamento de conceitos
método de projeto
Le Corbusier
Synthesis of the Arts
Total Work of Art
displacement of concepts
design method
dc.subject.por.fl_str_mv Le Corbusier
Síntese das Artes
Obra de Arte Total
deslocamento de conceitos
método de projeto
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Le Corbusier
Synthesis of the Arts
Total Work of Art
displacement of concepts
design method
description Nos anos 1920, Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, encontrou uma formulação para o ambiente moderno, adequada à Era da Máquina e ao seu Espírito Novo. Do interior do lar à metrópole, a concepção seguia as ideias do Purismo, criado com o pintor Amédée Ozenfant. O ambiente moderno seria fruto de uma depuração e concentração, que englobava as Artes Maiores e Menores na chamada “Síntese das Artes”. O artigo aborda a relação entre Arquitetura e Mobiliário nessa década. Corbusier tipificou os móveis, organizados sob o conceito de equipamento, que os articulava com a moradia e com a cidade. Esse novo mobiliário, encontrado no mercado ou projetado pelo seu escritório, seria disposto de acordo com estratégias muito particulares. Contrapondo-se à tipificação, aparece a mescla e deslocamento de procedimentos entre o Mobiliário e Arquitetura, inclusive com uma expressão entre escalas construídas muito diferentes.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-26T16:21:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-26T16:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Paz, D. J. M. (2023). Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier: Considérations sur le mobilier dans la phase puriste de Le Corbusier . Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.192822
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39674
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-723X
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.192822
identifier_str_mv Paz, D. J. M. (2023). Do Geral ao Particular e do Particular ao Geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier: Considérations sur le mobilier dans la phase puriste de Le Corbusier . Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.192822
1808-723X
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39674
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.192822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Risco - Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39674/1/Do%20Geral%20ao%20Particular%20e%20do%20Particular%20ao%20Geral.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39674/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 872480f7b57b44131d81490bc305dc2e
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813275535840641024