Ensino superior noturno: percepções de estudantes da graduação da Universidade Federal Da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Jucilene Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18124
Resumo: A oferta do ensino superior noturno começa a partir dos anos 1960, sobretudo pelo setor privado de educação. Posteriormente, as instituições públicas também passaram a trabalhar com o período noturno, sendo que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) só dá início ao primeiro curso noturno em 1999. A partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), de 2007, a UFBA expande de 2 para 33 cursos noturnos. Com a ampliação de matrículas, a universidade chegou a ter mais de 9 mil estudantes neste turno, em 2013. Levando em consideração as mudanças nos turnos de funcionamento da UFBA e o surgimento do novo público estudantil, o presente estudo tem o objetivo de conhecer a percepção dos estudantes sobre o ensino superior noturno. Para tanto, faz um breve apanhado do ensino superior no Brasil, da história dos cursos noturnos e dos desafios pelos quais a UFBA vem passando para se consolidar como universidade noturna em meio aos novos perfis de estudantes, como o estudante-trabalhador e trabalhador-estudante. A pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa, de abordagem etnometodológica, e se apoia em técnicas de aplicação de questionário, entrevistas individuais e grupo focal. Os relatos dos entrevistados foram transcritos e organizados em categorias. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes percebem o ensino superior noturno da UFBA como fragmentado e incompleto, que, em detrimento da pesquisa e da extensão, o ensino se apresenta neste turno como a única função da universidade. Além disso, os depoimentos constatam problemas estruturais no funcionamento noturno da instituição que comprometem o acesso aos serviços internos que ela oferece. A partir desses resultados são propostas algumas alternativas de mudanças que venham contribuir na gestão e planejamento da universidade.
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Levando em consideração as mudanças nos turnos de funcionamento da UFBA e o surgimento do novo público estudantil, o presente estudo tem o objetivo de conhecer a percepção dos estudantes sobre o ensino superior noturno. Para tanto, faz um breve apanhado do ensino superior no Brasil, da história dos cursos noturnos e dos desafios pelos quais a UFBA vem passando para se consolidar como universidade noturna em meio aos novos perfis de estudantes, como o estudante-trabalhador e trabalhador-estudante. A pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa, de abordagem etnometodológica, e se apoia em técnicas de aplicação de questionário, entrevistas individuais e grupo focal. Os relatos dos entrevistados foram transcritos e organizados em categorias. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes percebem o ensino superior noturno da UFBA como fragmentado e incompleto, que, em detrimento da pesquisa e da extensão, o ensino se apresenta neste turno como a única função da universidade. Além disso, os depoimentos constatam problemas estruturais no funcionamento noturno da instituição que comprometem o acesso aos serviços internos que ela oferece. A partir desses resultados são propostas algumas alternativas de mudanças que venham contribuir na gestão e planejamento da universidade.The offering of the evening higher education starts from the 1960s, mainly in the private sector of education. Later, public institutions also began to work with the night shift, and the Federal University of Bahia (UFBA) only starts the first evening course in 1999. From the Program of Support to Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI), 2007, UFBA expands from 2 to 33 evening courses. With the increase in enrollments, the university grew to more than 9000 students this turn, in 2013. Taking into account the changes in UFBA’s working shifts and the emergence of a new student audience, the present study aims to know the students' perception about evening higher education. Therefore, it makes a brief overview of higher education in Brazil, the history of nighttime courses and the challenges which UFBA has been going through to consolidate itself as nighttime university among the new student profiles, such as the student-worker and worker-student. The research makes use of the qualitative methodology, of ethnomethodological approach, and is based on techniques of questionnaire application, individual interviews and focal group. The interviewees’ reports were transcribed and organized into categories. The survey results showed that students perceive UFBA’s evening higher education as fragmented and incomplete, which, at the expense of research and extension, education presents itself as the only role of the university in this turn. In addition, the statements verify structural problems in the night operation of the institution that compromise the access to internal services that it offers. From these results we propose some alternatives for changes that may contribute to the management and planning of the university.Submitted by JUCILENE MARANHÃO (jucimaranhao@yahoo.com.br) on 2015-10-10T02:01:21Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO---Ensino Superior Noturno- percepções de estudantes da graduação da UFBA.pdf: 1323148 bytes, checksum: 1de08c0572ebe78da3a26c754b98ed2e (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2015-10-14T18:51:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO---Ensino Superior Noturno- percepções de estudantes da graduação da UFBA.pdf: 1323148 bytes, checksum: 1de08c0572ebe78da3a26c754b98ed2e (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-14T18:51:00Z (GMT). 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