Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32013 |
Resumo: | Essa tese lança um olhar sobre a sociabilidade contemporânea, no que tange ao uso, cada vez mais acentuado, de imagens fotográficas para a expressividade dos indivíduos em redes sociais digitais, principalmente com a adoção em larga escala dos dispositivos móveis de comunicação e de seus aplicativos voltados para a formação de redes. Adotamos a hipótese de que a crescente prática de produção e compartilhamento de fotografias digitais assume um papel destacado na promoção de práticas sociais através da retratação da existência ordinária, em uma modalidade vernacular, que se situa para além da composição de uma memória autobiográfica presente em momentos anteriores da história da fotografia. De modo a averiguar nossa hipótese, realizamos uma pesquisa de campo tendo como objeto o aplicativo de compartilhamento de imagens conhecido como Instagram. Para tanto, consideramos os recursos existentes e as formas de apropriação do mesmo pelos usuários para a composição, através das imagens compartilhadas, de narrativas visuais do cotidiano em um momento caracteristicamente marcado pela grande exposição de si e pela conectividade generalizada. Adotamos como lentes interpretativas o conceito de performance social, extraído da Teoria Dramatúrgica, a partir da obra de Erving Goffman; e o conceito de condições materiais de produção e compartilhamento extraído da Teoria das Materialidades, a partir da obra de Hans Ulrich Gumbrecht. A pesquisa consistiu em duas etapas: na primeira, disponibilizamos na internet um questionário aberto que contou com a colaboração de 657 participantes; na segunda, trabalhamos com a análise de material exposto nas páginas pessoais de 50 participantes, usuários do aplicativo, correspondendo a um total de 250 postagens. Através da adoção da perspectiva metodológica denominada triangulação, lidamos, em nossa análise, com dados qualitativos e quantitativos por meio da criação de codificações capazes de detectar padrões de respostas dos usuários sobre suas práticas com a fotografia associadas ao aplicativo, bem como de mapear padrões de ações no processo de interlocução com suas redes sociais. Como resultado, detectamos que os indivíduos procuram se manter sempre disponíveis no aplicativo Instagram, através de seus smartphones e conectados por meio de redes wi-fi ou 3G, fazendo com que as fotografias compartilhadas – principalmente as selfies, sejam elas individuais, sejam elas em grupo – retratem o dia a dia deles e da sua rede, em um contexto marcado por uma grande demanda social para “verem” e “serem vistos”. Esse compartilhamento mostrou-se ser feito de maneira estratégica, tendo como referência dois aspectos: (1) a interveniência de variáveis técnicas e do próprio ambiente, e (2) as formas de se obter visibilidade com a sua rede, de se adquirir reputação e de se alcançar outros públicos potencialmente interessados pelas suas postagens. Ainda, concluímos que a relação dos usuários com fotografias produzidas se altera, por um lado, com a diminuição das práticas de colecionamento de imagens fotográficas, em uma modalidade que reforça a composição de uma memória autobiográfica e, por outro, com o incremento das práticas de utilização das fotografias para a criação e circulação de representações de si associadas a uma retratação contínua da existência ordinária, em uma modalidade vernacular que se apresenta através dos dispositivos móveis de comunicação e de seus aplicativos de compartilhamento de imagens. |
id |
UFBA-2_3c9da68251d5805c716f89a438edbfd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32013 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Gomes, Vitor José Braga MotaGomes, Vitor José Braga MotaRibeiro, José Carlos SantosCardoso, JorgeLima, RitaAfonso Jr, Joséde Oliveira, José Claudio2020-07-07T15:24:32Z2020-07-07T15:24:32Z2020-07-072015-02-23659.3:004.773.6http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32013Essa tese lança um olhar sobre a sociabilidade contemporânea, no que tange ao uso, cada vez mais acentuado, de imagens fotográficas para a expressividade dos indivíduos em redes sociais digitais, principalmente com a adoção em larga escala dos dispositivos móveis de comunicação e de seus aplicativos voltados para a formação de redes. Adotamos a hipótese de que a crescente prática de produção e compartilhamento de fotografias digitais assume um papel destacado na promoção de práticas sociais através da retratação da existência ordinária, em uma modalidade vernacular, que se situa para além da composição de uma memória autobiográfica presente em momentos anteriores da história da fotografia. De modo a averiguar nossa hipótese, realizamos uma pesquisa de campo tendo como objeto o aplicativo de compartilhamento de imagens conhecido como Instagram. Para tanto, consideramos os recursos existentes e as formas de apropriação do mesmo pelos usuários para a composição, através das imagens compartilhadas, de narrativas visuais do cotidiano em um momento caracteristicamente marcado pela grande exposição de si e pela conectividade generalizada. Adotamos como lentes interpretativas o conceito de performance social, extraído da Teoria Dramatúrgica, a partir da obra de Erving Goffman; e o conceito de condições materiais de produção e compartilhamento extraído da Teoria das Materialidades, a partir da obra de Hans Ulrich Gumbrecht. A pesquisa consistiu em duas etapas: na primeira, disponibilizamos na internet um questionário aberto que contou com a colaboração de 657 participantes; na segunda, trabalhamos com a análise de material exposto nas páginas pessoais de 50 participantes, usuários do aplicativo, correspondendo a um total de 250 postagens. Através da adoção da perspectiva metodológica denominada triangulação, lidamos, em nossa análise, com dados qualitativos e quantitativos por meio da criação de codificações capazes de detectar padrões de respostas dos usuários sobre suas práticas com a fotografia associadas ao aplicativo, bem como de mapear padrões de ações no processo de interlocução com suas redes sociais. Como resultado, detectamos que os indivíduos procuram se manter sempre disponíveis no aplicativo Instagram, através de seus smartphones e conectados por meio de redes wi-fi ou 3G, fazendo com que as fotografias compartilhadas – principalmente as selfies, sejam elas individuais, sejam elas em grupo – retratem o dia a dia deles e da sua rede, em um contexto marcado por uma grande demanda social para “verem” e “serem vistos”. Esse compartilhamento mostrou-se ser feito de maneira estratégica, tendo como referência dois aspectos: (1) a interveniência de variáveis técnicas e do próprio ambiente, e (2) as formas de se obter visibilidade com a sua rede, de se adquirir reputação e de se alcançar outros públicos potencialmente interessados pelas suas postagens. Ainda, concluímos que a relação dos usuários com fotografias produzidas se altera, por um lado, com a diminuição das práticas de colecionamento de imagens fotográficas, em uma modalidade que reforça a composição de uma memória autobiográfica e, por outro, com o incremento das práticas de utilização das fotografias para a criação e circulação de representações de si associadas a uma retratação contínua da existência ordinária, em uma modalidade vernacular que se apresenta através dos dispositivos móveis de comunicação e de seus aplicativos de compartilhamento de imagens.This thesis explores the contemporary sociability, with respect to the use, more and more broadly, of photographic images for the expressiveness of individuals in digital social networks, especially with the widespread adoption of mobile communication devices and their applications focused on networking. We adopt the hypothesis that the growing practice of production and digital photo-sharing assumes a leading role in promoting social practices through the portrayal of ordinary existence, in a vernacular form, that lies beyond the composition of an autobiographical memory that exists in previous moments of the history of photography. In order to verify our hypothesis, we conducted an empirical research as having the object image sharing application known as Instagram. Therefore, we consider existing resources and the forms of appropriation of the same by the users for the composition, through shared images of everyday visual narratives in a moment characteristically marked by major exhibition of himself, and for widespread connectivity. We have adopted as interpretative framework the concept of social performance extracted from Theory Dramaturgical, specifically from the work of Erving Goffman; and the concept of material conditions of production and sharing extracted from the Theory of Materialities, specifically from the work of Hans Ulrich Gumbrecht. The research consisted of two stages: first, we provide on the internet a questionnaire, which included the collaboration of 657 participants; in the second, we conducted with the exposed material analysis in the personal pages of 50 participants, users of the application, corresponding to 250 posts in total. Through the adoption of methodological perspective called triangulation, we deal in our analysis with qualitative and quantitative data through the creation of encodings that can detect users' answers patterns on their practices with the photograph attached to the application as well as to map patterns in stock dialogue process with their social networks. As a result, we found that individuals try to stay always available on Instagram application, through their smartphones and connected through wi-fi or 3G, making the shared photos - especially selfies, whether individual or group - portray on their day and its network, in a context marked by great social demand to "see" and "be seen". This sharing has some strategies, with reference to two aspects: (1) the intervention of technical variables and the environment itself, and (2) the ways to get visibility to your network, to acquire reputation and to achieve other potentially interested public by their posts. Still, we conclude that the relationship of users with photographs produced changes on the one hand, with the decrease of Collecting practices of photographic images in a mode that enhances the composition of an autobiographical memory, and on the other, with increasing practice the use of photos for the creation and circulation of representations of themselves associated with a continuous portrayal of ordinary existence, in a vernacular form, that is presented through mobile communication devices and its image sharing applications.Submitted by Vitor Braga (vitorbragamg@gmail.com) on 2020-07-06T16:57:23Z No. of bitstreams: 2 Gomes 2015 - Capture, compartilhe e interaja _ Um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens.pdf: 5321391 bytes, checksum: 37c5af50ddf06023c9b61d73ed27555c (MD5) Gomes 2015 - Apendice tese de doutorado.pdf: 105730545 bytes, checksum: 35ec11b35d903fb843c1087b94207ae5 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-07-07T15:24:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Gomes 2015 - Capture, compartilhe e interaja _ Um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens.pdf: 5321391 bytes, checksum: 37c5af50ddf06023c9b61d73ed27555c (MD5) Gomes 2015 - Apendice tese de doutorado.pdf: 105730545 bytes, checksum: 35ec11b35d903fb843c1087b94207ae5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-07T15:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gomes 2015 - Capture, compartilhe e interaja _ Um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens.pdf: 5321391 bytes, checksum: 37c5af50ddf06023c9b61d73ed27555c (MD5) Gomes 2015 - Apendice tese de doutorado.pdf: 105730545 bytes, checksum: 35ec11b35d903fb843c1087b94207ae5 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)ComunicaçãoInteração socialFotografiaPerformanceMaterialidadesDispositivos móveisSistema de comunicação móvel -Aspectos sociaisCapture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura ContemporâneasPósCombrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALGomes 2015 - Capture, compartilhe e interaja _ Um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens.pdfGomes 2015 - Capture, compartilhe e interaja _ Um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens.pdfapplication/pdf5321391https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/1/Gomes%202015%20-%20Capture%2c%20compartilhe%20e%20interaja%20_%20Um%20estudo%20sobre%20as%20condic%cc%a7o%cc%83es%20materiais%20e%20as%20performances%20sociais%20observadas%20em%20um%20aplicativo%20de%20produc%cc%a7a%cc%83o%20e%20compartilhamento%20de%20imagens.pdf37c5af50ddf06023c9b61d73ed27555cMD51Gomes 2015 - Apendice tese de doutorado.pdfGomes 2015 - Apendice tese de doutorado.pdfApêndice da teseapplication/pdf105730545https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/2/Gomes%202015%20-%20Apendice%20tese%20de%20doutorado.pdf35ec11b35d903fb843c1087b94207ae5MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/3/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD53TEXTGomes 2015 - Capture, compartilhe e interaja _ Um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens.pdf.txtGomes 2015 - Capture, compartilhe e interaja _ Um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens.pdf.txtExtracted texttext/plain842534https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/4/Gomes%202015%20-%20Capture%2c%20compartilhe%20e%20interaja%20_%20Um%20estudo%20sobre%20as%20condic%cc%a7o%cc%83es%20materiais%20e%20as%20performances%20sociais%20observadas%20em%20um%20aplicativo%20de%20produc%cc%a7a%cc%83o%20e%20compartilhamento%20de%20imagens.pdf.txt6fbcf67e560dbb45c11950f69733c0c2MD54Gomes 2015 - Apendice tese de doutorado.pdf.txtGomes 2015 - Apendice tese de doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain782115https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/5/Gomes%202015%20-%20Apendice%20tese%20de%20doutorado.pdf.txtaf7c0e052b4a443c975e23f289f46a6fMD55ri/320132022-07-09 02:00:34.161oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-09T05:00:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens |
title |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens |
spellingShingle |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens Gomes, Vitor José Braga Mota Comunicação Interação social Fotografia Performance Materialidades Dispositivos móveis Sistema de comunicação móvel -Aspectos sociais |
title_short |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens |
title_full |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens |
title_fullStr |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens |
title_full_unstemmed |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens |
title_sort |
Capture, compartilhe e interaja: um estudo sobre as condições materiais e as performances sociais observadas em um aplicativo de produção e compartilhamento de imagens |
author |
Gomes, Vitor José Braga Mota |
author_facet |
Gomes, Vitor José Braga Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vitor José Braga Mota Gomes, Vitor José Braga Mota |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, José Carlos Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cardoso, Jorge Lima, Rita Afonso Jr, José de Oliveira, José Claudio |
contributor_str_mv |
Ribeiro, José Carlos Santos Cardoso, Jorge Lima, Rita Afonso Jr, José de Oliveira, José Claudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Interação social Fotografia Performance Materialidades Dispositivos móveis Sistema de comunicação móvel -Aspectos sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação social Fotografia Performance Materialidades Dispositivos móveis Sistema de comunicação móvel -Aspectos sociais |
description |
Essa tese lança um olhar sobre a sociabilidade contemporânea, no que tange ao uso, cada vez mais acentuado, de imagens fotográficas para a expressividade dos indivíduos em redes sociais digitais, principalmente com a adoção em larga escala dos dispositivos móveis de comunicação e de seus aplicativos voltados para a formação de redes. Adotamos a hipótese de que a crescente prática de produção e compartilhamento de fotografias digitais assume um papel destacado na promoção de práticas sociais através da retratação da existência ordinária, em uma modalidade vernacular, que se situa para além da composição de uma memória autobiográfica presente em momentos anteriores da história da fotografia. De modo a averiguar nossa hipótese, realizamos uma pesquisa de campo tendo como objeto o aplicativo de compartilhamento de imagens conhecido como Instagram. Para tanto, consideramos os recursos existentes e as formas de apropriação do mesmo pelos usuários para a composição, através das imagens compartilhadas, de narrativas visuais do cotidiano em um momento caracteristicamente marcado pela grande exposição de si e pela conectividade generalizada. Adotamos como lentes interpretativas o conceito de performance social, extraído da Teoria Dramatúrgica, a partir da obra de Erving Goffman; e o conceito de condições materiais de produção e compartilhamento extraído da Teoria das Materialidades, a partir da obra de Hans Ulrich Gumbrecht. A pesquisa consistiu em duas etapas: na primeira, disponibilizamos na internet um questionário aberto que contou com a colaboração de 657 participantes; na segunda, trabalhamos com a análise de material exposto nas páginas pessoais de 50 participantes, usuários do aplicativo, correspondendo a um total de 250 postagens. Através da adoção da perspectiva metodológica denominada triangulação, lidamos, em nossa análise, com dados qualitativos e quantitativos por meio da criação de codificações capazes de detectar padrões de respostas dos usuários sobre suas práticas com a fotografia associadas ao aplicativo, bem como de mapear padrões de ações no processo de interlocução com suas redes sociais. Como resultado, detectamos que os indivíduos procuram se manter sempre disponíveis no aplicativo Instagram, através de seus smartphones e conectados por meio de redes wi-fi ou 3G, fazendo com que as fotografias compartilhadas – principalmente as selfies, sejam elas individuais, sejam elas em grupo – retratem o dia a dia deles e da sua rede, em um contexto marcado por uma grande demanda social para “verem” e “serem vistos”. Esse compartilhamento mostrou-se ser feito de maneira estratégica, tendo como referência dois aspectos: (1) a interveniência de variáveis técnicas e do próprio ambiente, e (2) as formas de se obter visibilidade com a sua rede, de se adquirir reputação e de se alcançar outros públicos potencialmente interessados pelas suas postagens. Ainda, concluímos que a relação dos usuários com fotografias produzidas se altera, por um lado, com a diminuição das práticas de colecionamento de imagens fotográficas, em uma modalidade que reforça a composição de uma memória autobiográfica e, por outro, com o incremento das práticas de utilização das fotografias para a criação e circulação de representações de si associadas a uma retratação contínua da existência ordinária, em uma modalidade vernacular que se apresenta através dos dispositivos móveis de comunicação e de seus aplicativos de compartilhamento de imagens. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-07T15:24:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-07T15:24:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32013 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
659.3:004.773.6 |
identifier_str_mv |
659.3:004.773.6 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PósCom |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/1/Gomes%202015%20-%20Capture%2c%20compartilhe%20e%20interaja%20_%20Um%20estudo%20sobre%20as%20condic%cc%a7o%cc%83es%20materiais%20e%20as%20performances%20sociais%20observadas%20em%20um%20aplicativo%20de%20produc%cc%a7a%cc%83o%20e%20compartilhamento%20de%20imagens.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/2/Gomes%202015%20-%20Apendice%20tese%20de%20doutorado.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/4/Gomes%202015%20-%20Capture%2c%20compartilhe%20e%20interaja%20_%20Um%20estudo%20sobre%20as%20condic%cc%a7o%cc%83es%20materiais%20e%20as%20performances%20sociais%20observadas%20em%20um%20aplicativo%20de%20produc%cc%a7a%cc%83o%20e%20compartilhamento%20de%20imagens.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32013/5/Gomes%202015%20-%20Apendice%20tese%20de%20doutorado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37c5af50ddf06023c9b61d73ed27555c 35ec11b35d903fb843c1087b94207ae5 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 6fbcf67e560dbb45c11950f69733c0c2 af7c0e052b4a443c975e23f289f46a6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459613755932672 |