MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrion, John Paul Gallegos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25978
Resumo: Na atualidade, o mundo do trabalho musical apresenta grandes desafios. O objetivo deste trabalho é estudar e analisar o mercado consumidor de música ao vivo, entendendo as preferências e os anseios do público de acordo com a localização e o estilo musical, para assim poder melhorar a participação no mercado. O estudo será feito compilando uma pesquisa de mercado (qualitativa/quantitativa) sobre o perfil e as preferências do público do dueto Rock n’ Rumba, no intuito de ser replicada por músicos, com a participação de um(a) profissional da estatística, para poder interpretar os resultados obtidos. Com os resultados da pesquisa será possível determinar com maior exatidão se o tipo de música proposta pelo grupo é compatível com as preferências do público que o assiste, podendo assim: ajustar repertório, melhorar as intenções na interpretação das músicas, efetivar a comunicação com o público, e avaliar o potencial de projeção do projeto. Essa informação permite divulgar o trabalho do grupo de forma mais eficaz, nos canais midiáticos certos, que atendam melhor às necessidades do seu público, para que o empreendimento musical possa ter uma participação consistente no mercado. Palavras-chave: pesquisa de mercado, música ao vivo, preferências do público.
id UFBA-2_3cd43efe084a4ec2dd5b93a52ebf2a8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25978
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Carrion, John Paul GallegosCarrion, John Paul GallegosNascimento, JoatanRobatto, LucasRezende, João Marcelo2018-05-14T11:54:35Z2018-05-14T11:54:35Z2018-05-142017-05-11CDD 781.17http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25978Na atualidade, o mundo do trabalho musical apresenta grandes desafios. O objetivo deste trabalho é estudar e analisar o mercado consumidor de música ao vivo, entendendo as preferências e os anseios do público de acordo com a localização e o estilo musical, para assim poder melhorar a participação no mercado. O estudo será feito compilando uma pesquisa de mercado (qualitativa/quantitativa) sobre o perfil e as preferências do público do dueto Rock n’ Rumba, no intuito de ser replicada por músicos, com a participação de um(a) profissional da estatística, para poder interpretar os resultados obtidos. Com os resultados da pesquisa será possível determinar com maior exatidão se o tipo de música proposta pelo grupo é compatível com as preferências do público que o assiste, podendo assim: ajustar repertório, melhorar as intenções na interpretação das músicas, efetivar a comunicação com o público, e avaliar o potencial de projeção do projeto. Essa informação permite divulgar o trabalho do grupo de forma mais eficaz, nos canais midiáticos certos, que atendam melhor às necessidades do seu público, para que o empreendimento musical possa ter uma participação consistente no mercado. Palavras-chave: pesquisa de mercado, música ao vivo, preferências do público.Nowadays, the musical Market is filled with challenges, especially when a musical group decides to make music outside of Mass media-driven music market, where structures for carrer growth are better defined. The objective of this work is to study and analyze the music consumer market focusing in the live music scene so as to understand the preferences and desires of the public based on a specific venue and musical style. We pretend to do this by summarizing and showing the process of execution of a market survey of a musical show (qualitative and quantitative) with the intention to better understand the public. This process could be replicated with the participation of an statician to find out if the music proposed by the musical group matches the preferences of its customers, making the experience even better for them, with the end result of consistent market share for the musical group and repeated business. Keywords: Market research, live music, preferences of an audience.Submitted by JOHN PAUL GALLEGOS CARRION (gallegos_john@hotmail.com) on 2018-05-08T02:29:18Z No. of bitstreams: 1 07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf: 1631889 bytes, checksum: 52c562dfba5ac359695e4df11cdb47f4 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-05-14T11:54:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf: 1631889 bytes, checksum: 52c562dfba5ac359695e4df11cdb47f4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-14T11:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf: 1631889 bytes, checksum: 52c562dfba5ac359695e4df11cdb47f4 (MD5)FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaArtes - MúsicaMúsica - execuçãoMúsica - aspecto artisticoMúsica - MarketingMÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ESCOLA DE MÚSICAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICAUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdfapplication/pdf1631889https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25978/1/07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf52c562dfba5ac359695e4df11cdb47f4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25978/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXT07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf.txt07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf.txtExtracted texttext/plain143036https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25978/3/07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf.txte7c43dc5594f44bd9ded76c917964905MD53ri/259782022-07-05 14:03:56.327oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
title MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
spellingShingle MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
Carrion, John Paul Gallegos
Artes - Música
Música - execução
Música - aspecto artistico
Música - Marketing
title_short MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
title_full MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
title_fullStr MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
title_full_unstemmed MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
title_sort MÚSICA E MARKETING: USO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DIRECIONADAS À CARREIRA DOS GRUPOS DE MÚSICA POPULAR EM SALVADOR
author Carrion, John Paul Gallegos
author_facet Carrion, John Paul Gallegos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrion, John Paul Gallegos
Carrion, John Paul Gallegos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Joatan
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Robatto, Lucas
Rezende, João Marcelo
contributor_str_mv Nascimento, Joatan
Robatto, Lucas
Rezende, João Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes - Música
topic Artes - Música
Música - execução
Música - aspecto artistico
Música - Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Música - execução
Música - aspecto artistico
Música - Marketing
description Na atualidade, o mundo do trabalho musical apresenta grandes desafios. O objetivo deste trabalho é estudar e analisar o mercado consumidor de música ao vivo, entendendo as preferências e os anseios do público de acordo com a localização e o estilo musical, para assim poder melhorar a participação no mercado. O estudo será feito compilando uma pesquisa de mercado (qualitativa/quantitativa) sobre o perfil e as preferências do público do dueto Rock n’ Rumba, no intuito de ser replicada por músicos, com a participação de um(a) profissional da estatística, para poder interpretar os resultados obtidos. Com os resultados da pesquisa será possível determinar com maior exatidão se o tipo de música proposta pelo grupo é compatível com as preferências do público que o assiste, podendo assim: ajustar repertório, melhorar as intenções na interpretação das músicas, efetivar a comunicação com o público, e avaliar o potencial de projeção do projeto. Essa informação permite divulgar o trabalho do grupo de forma mais eficaz, nos canais midiáticos certos, que atendam melhor às necessidades do seu público, para que o empreendimento musical possa ter uma participação consistente no mercado. Palavras-chave: pesquisa de mercado, música ao vivo, preferências do público.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-14T11:54:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-14T11:54:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25978
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDD 781.17
identifier_str_mv CDD 781.17
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ESCOLA DE MÚSICA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ESCOLA DE MÚSICA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25978/1/07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25978/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25978/3/07_05_2018_TCC_John_Gallegos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 52c562dfba5ac359695e4df11cdb47f4
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
e7c43dc5594f44bd9ded76c917964905
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459561279946752