Estágio não curricular no curso de pedagogia da UFBA, uma experiência de aprendizagem no trabalho?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alice Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34270
Resumo: O presente trabalho procura analisar a realidade do trabalho dos pedagogos em formação no contexto da prática de estágio não curriculares. Parte-se de uma breve análise histórica do mundo do trabalho, assim como as transformações geradas a partir da reestruturação produtiva e a crise estrutural do trabalho no que diz respeito à precarização e as suas formas de exploração até o contexto atual. Há um breve histórico do estágio, sua origem e seus conceitos, tendo em vista a sua importância para a formação do pedagogo, sendo apresentados os aspectos legais, onde ficam identificadas as modificações ocorridas na legislação de estágio até atualidade. Para ajudar na compreensão da evolução do significado de estagio hoje, foi elaborada uma comparação em forma de esquema entre a antiga e a nova lei de estágios e os seus principais pontos de divergência. Assim é abordado à questão dos estágios, como forma de precarização e condição material para uma nova forma de exploração do trabalho e flexibilização das leis trabalhistas. Para concluir, é apresentado os resultados da pesquisa feita para demonstrar a realidade do estágio no curso de pedagogia da UFBA/FACED.
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Para ajudar na compreensão da evolução do significado de estagio hoje, foi elaborada uma comparação em forma de esquema entre a antiga e a nova lei de estágios e os seus principais pontos de divergência. Assim é abordado à questão dos estágios, como forma de precarização e condição material para uma nova forma de exploração do trabalho e flexibilização das leis trabalhistas. Para concluir, é apresentado os resultados da pesquisa feita para demonstrar a realidade do estágio no curso de pedagogia da UFBA/FACED.ABSTRACT This paper analyzes the reality of the work of pedagogues in training in the context of non curricular training practice. It starts with a brief historical analysis of the world of work, as well as the transformations generated from the productive restructuring and structural crisis of labor regarding instability and its forms of exploitation to the current context. There is a brief history of the training, its origin and concepts, keeping in mind its importance for the formation of the pedagogue, presenting the legal aspects, where it is identified the changes made to the training legislation until today. To help understanding the evolution of the meaning of training nowadays a comparison was elaborated as an outline between the old and the new training laws and their main divergent points. This way the training issues are approached, as a way of instability and material condition to a new form of labor exploitation and flexibilization of labor laws. To conclude, the results of the research done are presented to demonstrate the reality of training in the Pedagogy course ate UFBA / FACED.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2021-09-27T14:20:54Z No. of bitstreams: 1 ALICE ARAUJO SANTOS.pdf: 1306963 bytes, checksum: f441eef00f9c45254d9e91e84ce5cba0 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-09-27T16:33:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALICE ARAUJO SANTOS.pdf: 1306963 bytes, checksum: f441eef00f9c45254d9e91e84ce5cba0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-27T16:33:14Z (GMT). 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