O pátio de uma instituição de Educação Infantil: o que as crianças fazem?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39695 |
Resumo: | O pátio é parte viva da escola e integra o currículo em suas práticas pedagógicas, atividades lúdicas, brincadeiras livres e momentos de relaxamento no cotidiano da instituição de Educação Infantil. O propósito do trabalho foi analisar o que as crianças de uma escola particular de Educação Infantil fazem no pátio. Para a tessitura teórica da pesquisa recorreu-se a estudos na área da Educação Infantil (Lenira Haddad (2013), Maria da Graça Horn (2022)) e da Arquitetura Escolar (Giulio Ceppi (2013), Michelle Zini (2013), Giselle Arteiro Azevedo (2017), Paulo Afonso Rheingantz (2017), Vera Regina Tângari (2017)) que apontam a importância desse ambiente para o desenvolvimento e para a construção de aprendizagens das crianças. A abordagem qualitativa da pesquisa foi adotada como referência metodológica e, com base em seus princípios, dois grupos 5 de uma escola particular da Educação Infantil da cidade de Salvador-BA foram observados no pátio no horário destinado ao recreio entre as atividades realizadas nas salas de referência. Além disso, fez-se registros fotográficos do pátio e entrevista com as duas professoras que trabalham nos grupos supracitados. Os dados foram analisados com base nos referenciais teóricos e nos objetivos delineados na pesquisa. Os resultados mostram que, embora o pátio careça de certa manutenção e variedade de brinquedos, materiais estruturados e não-estruturados, as crianças brincam com o lhes são ofertados. A interação criança-criança apresentou laços de amizades, conflitos e cooperação durante as brincadeiras. Já a interação entre crianças e docentes se evidenciou mais na perspectiva do controle, uma vez que as professoras se aproximavam mais das crianças para a resolução dos conflitos do que para a proposição de atividades. Conclui-se que o uso do pátio pelas crianças ainda necessita de um olhar mais cuidadoso da instituição de Educação Infantil no que tange às potências que ele pode apresentar para os processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças e ao reconhecimento do pátio como elemento constitutivo do currículo. |
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O propósito do trabalho foi analisar o que as crianças de uma escola particular de Educação Infantil fazem no pátio. Para a tessitura teórica da pesquisa recorreu-se a estudos na área da Educação Infantil (Lenira Haddad (2013), Maria da Graça Horn (2022)) e da Arquitetura Escolar (Giulio Ceppi (2013), Michelle Zini (2013), Giselle Arteiro Azevedo (2017), Paulo Afonso Rheingantz (2017), Vera Regina Tângari (2017)) que apontam a importância desse ambiente para o desenvolvimento e para a construção de aprendizagens das crianças. A abordagem qualitativa da pesquisa foi adotada como referência metodológica e, com base em seus princípios, dois grupos 5 de uma escola particular da Educação Infantil da cidade de Salvador-BA foram observados no pátio no horário destinado ao recreio entre as atividades realizadas nas salas de referência. Além disso, fez-se registros fotográficos do pátio e entrevista com as duas professoras que trabalham nos grupos supracitados. Os dados foram analisados com base nos referenciais teóricos e nos objetivos delineados na pesquisa. Os resultados mostram que, embora o pátio careça de certa manutenção e variedade de brinquedos, materiais estruturados e não-estruturados, as crianças brincam com o lhes são ofertados. A interação criança-criança apresentou laços de amizades, conflitos e cooperação durante as brincadeiras. Já a interação entre crianças e docentes se evidenciou mais na perspectiva do controle, uma vez que as professoras se aproximavam mais das crianças para a resolução dos conflitos do que para a proposição de atividades. 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