“Cada panela com o seu texto”: casamento, relacionalidade e diferença no mundo Kariri-Xocó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Maiara Damasceno da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34393
Resumo: Esta tese é uma etnografia sobre as relações conjugais entre os(as) Kariri-Xocó e os(as) não indígenas, os(as) denominados(as) “cabeça-seca”. Os(as) Kariri-Xocó habitam a aldeia de mesmo nome, situada em um pequeno município alagoano na região do Baixo São Francisco (Brasil), em estreita proximidade com os(as) não indígenas, com quem estabelecem inúmeras relações. A tese trata da aliança conjugal entre os(as) Kariri-Xocó e os(as) não indígenas no âmbito das relações diárias na aldeia. Por meio de um estudo etnográfico sobre relacionalidade, corporalidade e produção da diferença, explora-se as formas, motivações e maneiras como se constituíram essas relações conjugais e como essas experiências se manifestam na vida diária do casal e dos(as) parentes(as) indígenas. A etnografia enveredou pelas teorias vernáculas, apreendidas durante um ano de trabalho de campo, e pelas discussões que envolvem aspectos da vida diária que falam sobre relacionalidades. A tese conclui que embora a mistura com os(as) “cabeça-seca” e o deslocamento desses(as) não indígenas para a aldeia sejam ações discursivamente combatidas, são justamente estes processos que possibilitam a dinamicidade da socialidade Kariri-Xocó, uma vez que esses casamentos ativam a diferença, demarcando uma identidade indígena específica, fabricada no mundo ritual do Ouricuri, cujo segredo está no centro da constituição da relacionalidade Kariri-Xocó e da produção de “pessoas diferenciadas”
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Por meio de um estudo etnográfico sobre relacionalidade, corporalidade e produção da diferença, explora-se as formas, motivações e maneiras como se constituíram essas relações conjugais e como essas experiências se manifestam na vida diária do casal e dos(as) parentes(as) indígenas. A etnografia enveredou pelas teorias vernáculas, apreendidas durante um ano de trabalho de campo, e pelas discussões que envolvem aspectos da vida diária que falam sobre relacionalidades. 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