CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36302 |
Resumo: | Esta pesquisa, que tem como tema “Catiço: a construção do corpo negro na encruzilhada”, é fruto da relação intíma do pesquisador com o acervo sociocultural e filosófico que constitui as dimesões performáticas sobre Exu em suas condições e traduções possíveis pela diáspora transatlântica: África x Brasil, tendo como recorte as recriações do mesmo signo cultural/divindade em territórios brasileiros, os Exus e as Pombagiras — nomeados também de forma popular como Catiços, Castiços, escravos, encatados e outros. Desse modo, este estudo propõe uma reflexão crítica dos caminhos cruzos em que a simbologia de Exu, em suas diversas traduções, se estabeleceu como um signo central do acontecimento da cultura africana no Brasil. A partir de um processo metodológico que vê no corpo o lugar primeiro da experiência exuzíaca, o trabalho se desenvolveu a partir das memórias que constituem o próprio-corpo/ser do pesquisador, bem como da relação intíma de troca e escuta com outros sujeitos-corpos, nomeados de “guardiões das memórias”, que estão imersos nos contextos (candomblés, umbandas e outros) que produzem e dizem sobre os Exus e as Pombagiras. Como desdobramento de tais relações, a pesquisa conclui-se como um pensamento de dança assentado nas complexidades das práticas performáticas brasileiras centradas no negro, a partir da investigação do acontecimento corporal, estético e político presente nas performances de Exu e Pombagira. É proposto o pensamento de dança nomeado como “Vibrar, girar, desiquilibrar, cair e voltar: o acontecimento corporal de Exus e Pombagiras”, um fazer artístico contra-hegemônico que suscita novas narrativas e possibilidades epistêmicas para aréa de conhecimento da dança no Brasil. Para isso, foram fundamentais os conceitos de “performance-ritual” de Martins (2002), os estudos de “Corpo-Ancestralidade” de Santos (2006) e “The State of Research on Performance in Africa” de Drewal (1999). Como materialização do caminho conceitual e prático desta pesquisa, produziu-se uma obra cinematográfica de curta-metragem nomeada de CATIÇO, um filme de dança produzido por João Petronílio, Laryssa Machada e Victor Mota, dísponivel através da tecnologia de acesso leitor de códigos Q.R code no último capítulo desta dissertação. |
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2022-11-18T15:43:49Z2022-11-18T15:43:49Z2022-03-07https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36302Esta pesquisa, que tem como tema “Catiço: a construção do corpo negro na encruzilhada”, é fruto da relação intíma do pesquisador com o acervo sociocultural e filosófico que constitui as dimesões performáticas sobre Exu em suas condições e traduções possíveis pela diáspora transatlântica: África x Brasil, tendo como recorte as recriações do mesmo signo cultural/divindade em territórios brasileiros, os Exus e as Pombagiras — nomeados também de forma popular como Catiços, Castiços, escravos, encatados e outros. Desse modo, este estudo propõe uma reflexão crítica dos caminhos cruzos em que a simbologia de Exu, em suas diversas traduções, se estabeleceu como um signo central do acontecimento da cultura africana no Brasil. A partir de um processo metodológico que vê no corpo o lugar primeiro da experiência exuzíaca, o trabalho se desenvolveu a partir das memórias que constituem o próprio-corpo/ser do pesquisador, bem como da relação intíma de troca e escuta com outros sujeitos-corpos, nomeados de “guardiões das memórias”, que estão imersos nos contextos (candomblés, umbandas e outros) que produzem e dizem sobre os Exus e as Pombagiras. Como desdobramento de tais relações, a pesquisa conclui-se como um pensamento de dança assentado nas complexidades das práticas performáticas brasileiras centradas no negro, a partir da investigação do acontecimento corporal, estético e político presente nas performances de Exu e Pombagira. É proposto o pensamento de dança nomeado como “Vibrar, girar, desiquilibrar, cair e voltar: o acontecimento corporal de Exus e Pombagiras”, um fazer artístico contra-hegemônico que suscita novas narrativas e possibilidades epistêmicas para aréa de conhecimento da dança no Brasil. Para isso, foram fundamentais os conceitos de “performance-ritual” de Martins (2002), os estudos de “Corpo-Ancestralidade” de Santos (2006) e “The State of Research on Performance in Africa” de Drewal (1999). Como materialização do caminho conceitual e prático desta pesquisa, produziu-se uma obra cinematográfica de curta-metragem nomeada de CATIÇO, um filme de dança produzido por João Petronílio, Laryssa Machada e Victor Mota, dísponivel através da tecnologia de acesso leitor de códigos Q.R code no último capítulo desta dissertação.This research, whose theme is “Catiço: the construction of the black body at the crossroads”, is the result of the researcher's intimate relationship with the sociocultural and philosophical heritage that constitutes the performative dimensions of Exu in its conditions and possible translations by the transatlantic diaspora: Africa x Brazil, having as a cut the recreations of the same cultural sign/divinity in Brazilian territories, the Exus and the Pombagiras — also popularly named as Catiços, Castiços, slaves, encatados and others. In this way, this study proposes a critical reflection of the cross paths in which the symbology of Exu, in its various translations, established itself as a central sign of the event of African culture in Brazil. From a methodological process that sees the body as the primary place of the exuziac experience, this work was developed from the memories that constitute the researcher's own-body/being, as well as the intimate relationship of exchange and listening with other subjects-bodies, named “guardians of memories”, who are immersed in the contexts (candomblés, umbandas and others) that produce and say about the Exus and Pombagiras. As an unfolding of such relationships, the research concludes as a dance thought based on the complexities of Brazilian performance practices centered on the black, from the investigation of the corporal, aesthetic and political event present in the performances of Exu and Pombagira. It proposes the dance thinking named “Vibrate, spin, unbalance, fall and come back: the corporal event of Exus and Pombagiras”, a counter-hegemonic artistic making that raises new narratives and epistemic possibilities for the area of knowledge of dance in Brazil. For this, the concepts of “performance-ritual” by Martins (2002), the studies of “Body Ancestry” by Santos (2006) and “The State of Research on Performance in Africa” by Drewal (1999) were fundamental. As a materialization of the conceptual and practical path of this research, a short cinematographic movie called “CATIÇO” was produced, a dance film by João Petronílio, Laryssa Machada and Victor Mota, available through a QR code in the last chapter of this dissertation.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2022-11-17T14:40:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertação João paulo Petrolínio.pdf: 2941253 bytes, checksum: fcdea495c5bd848d893b513df368097a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-11-18T15:43:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação João paulo Petrolínio.pdf: 2941253 bytes, checksum: fcdea495c5bd848d893b513df368097a (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-18T15:43:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação João paulo Petrolínio.pdf: 2941253 bytes, checksum: fcdea495c5bd848d893b513df368097a (MD5) Previous issue date: 2022-03-07porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançadanceperformanceExuPombagiraumbandaDançaDançaPerformance (Arte)ExuPombagiraUmbandaCorpo na arteCATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhadaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionConrado., Amélia Vitória de SouzaConrado, Amélia Vitória de SouzaSantos, Inaicyra Falcão dosFerraz, Fernando Marques Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8548673Z2&tokenCaptchar=03AEkXODAtinzpBqcr-rYCOjJlOZVTPTLwULNKq1ddiGSTCa2PhVY3SvPkeQAxXkNfe2hJruyE9gyu9IyowLz0r4LheBTkh_17msG2SbbWl9zSB1beK1bfgMkPERu86rQm7RP7cTJM-ujFJsp7ztRLcDNCDsvNMQ2BIQ-Th13fBMeij8NHAEXQdsOyLU80lEuUa_0L5_7np7aYMUQfKWzPplFSLom91aQt9B648jZMpv69WBjY57ykfg0snrK0U9tRx1PyfdKyCTsjhaPi0TPoiNwo4U9tGzVAdtBVypPwZIC4ogRvQsJQJBsovgk81qgVSanTPNkcesZTsRiFYXQI09sLliE2axwH-MG9oe57YqmV3w6G_AlcKSfsYVV9bqWXpTh1h611YJV6DqpWarqfXshV3y3jnizz1XNYd9ZboJpoVpyDoeAgUmcha9Gx542m9x_0eDkX_qgV2mUJVSiTBHDXKwfW3xeP9UacoDuxxdWlLHvcWtCvJG-5MzSBlZyEAgkV3FwJmvqvBQHxS5Z8TUNm5hYEDdxRZKIuQQ_AYmTby5V74nm31zD54pdDVhCpxAkwqnAfVg-1uw51bEF1jzSzFYL8ZIcWewPetronílio, João Pauloreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação João paulo Petrolínio.pdfDissertação João paulo Petrolínio.pdfapplication/pdf2941253https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jo%c3%a3o%20paulo%20Petrol%c3%adnio.pdffcdea495c5bd848d893b513df368097aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação João paulo Petrolínio.pdf.txtDissertação João paulo Petrolínio.pdf.txtExtracted texttext/plain323738https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jo%c3%a3o%20paulo%20Petrol%c3%adnio.pdf.txte3aeb52efb1207c8e23c449da90545f9MD53ri/363022022-11-19 02:04:22.338oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-11-19T05:04:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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