CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petronílio, João Paulo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36302
Resumo: Esta pesquisa, que tem como tema “Catiço: a construção do corpo negro na encruzilhada”, é fruto da relação intíma do pesquisador com o acervo sociocultural e filosófico que constitui as dimesões performáticas sobre Exu em suas condições e traduções possíveis pela diáspora transatlântica: África x Brasil, tendo como recorte as recriações do mesmo signo cultural/divindade em territórios brasileiros, os Exus e as Pombagiras — nomeados também de forma popular como Catiços, Castiços, escravos, encatados e outros. Desse modo, este estudo propõe uma reflexão crítica dos caminhos cruzos em que a simbologia de Exu, em suas diversas traduções, se estabeleceu como um signo central do acontecimento da cultura africana no Brasil. A partir de um processo metodológico que vê no corpo o lugar primeiro da experiência exuzíaca, o trabalho se desenvolveu a partir das memórias que constituem o próprio-corpo/ser do pesquisador, bem como da relação intíma de troca e escuta com outros sujeitos-corpos, nomeados de “guardiões das memórias”, que estão imersos nos contextos (candomblés, umbandas e outros) que produzem e dizem sobre os Exus e as Pombagiras. Como desdobramento de tais relações, a pesquisa conclui-se como um pensamento de dança assentado nas complexidades das práticas performáticas brasileiras centradas no negro, a partir da investigação do acontecimento corporal, estético e político presente nas performances de Exu e Pombagira. É proposto o pensamento de dança nomeado como “Vibrar, girar, desiquilibrar, cair e voltar: o acontecimento corporal de Exus e Pombagiras”, um fazer artístico contra-hegemônico que suscita novas narrativas e possibilidades epistêmicas para aréa de conhecimento da dança no Brasil. Para isso, foram fundamentais os conceitos de “performance-ritual” de Martins (2002), os estudos de “Corpo-Ancestralidade” de Santos (2006) e “The State of Research on Performance in Africa” de Drewal (1999). Como materialização do caminho conceitual e prático desta pesquisa, produziu-se uma obra cinematográfica de curta-metragem nomeada de CATIÇO, um filme de dança produzido por João Petronílio, Laryssa Machada e Victor Mota, dísponivel através da tecnologia de acesso leitor de códigos Q.R code no último capítulo desta dissertação.
id UFBA-2_3e75155bd7ffe8da4528dacb8d84105b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36302
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-11-18T15:43:49Z2022-11-18T15:43:49Z2022-03-07https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36302Esta pesquisa, que tem como tema “Catiço: a construção do corpo negro na encruzilhada”, é fruto da relação intíma do pesquisador com o acervo sociocultural e filosófico que constitui as dimesões performáticas sobre Exu em suas condições e traduções possíveis pela diáspora transatlântica: África x Brasil, tendo como recorte as recriações do mesmo signo cultural/divindade em territórios brasileiros, os Exus e as Pombagiras — nomeados também de forma popular como Catiços, Castiços, escravos, encatados e outros. Desse modo, este estudo propõe uma reflexão crítica dos caminhos cruzos em que a simbologia de Exu, em suas diversas traduções, se estabeleceu como um signo central do acontecimento da cultura africana no Brasil. A partir de um processo metodológico que vê no corpo o lugar primeiro da experiência exuzíaca, o trabalho se desenvolveu a partir das memórias que constituem o próprio-corpo/ser do pesquisador, bem como da relação intíma de troca e escuta com outros sujeitos-corpos, nomeados de “guardiões das memórias”, que estão imersos nos contextos (candomblés, umbandas e outros) que produzem e dizem sobre os Exus e as Pombagiras. Como desdobramento de tais relações, a pesquisa conclui-se como um pensamento de dança assentado nas complexidades das práticas performáticas brasileiras centradas no negro, a partir da investigação do acontecimento corporal, estético e político presente nas performances de Exu e Pombagira. É proposto o pensamento de dança nomeado como “Vibrar, girar, desiquilibrar, cair e voltar: o acontecimento corporal de Exus e Pombagiras”, um fazer artístico contra-hegemônico que suscita novas narrativas e possibilidades epistêmicas para aréa de conhecimento da dança no Brasil. Para isso, foram fundamentais os conceitos de “performance-ritual” de Martins (2002), os estudos de “Corpo-Ancestralidade” de Santos (2006) e “The State of Research on Performance in Africa” de Drewal (1999). Como materialização do caminho conceitual e prático desta pesquisa, produziu-se uma obra cinematográfica de curta-metragem nomeada de CATIÇO, um filme de dança produzido por João Petronílio, Laryssa Machada e Victor Mota, dísponivel através da tecnologia de acesso leitor de códigos Q.R code no último capítulo desta dissertação.This research, whose theme is “Catiço: the construction of the black body at the crossroads”, is the result of the researcher's intimate relationship with the sociocultural and philosophical heritage that constitutes the performative dimensions of Exu in its conditions and possible translations by the transatlantic diaspora: Africa x Brazil, having as a cut the recreations of the same cultural sign/divinity in Brazilian territories, the Exus and the Pombagiras — also popularly named as Catiços, Castiços, slaves, encatados and others. In this way, this study proposes a critical reflection of the cross paths in which the symbology of Exu, in its various translations, established itself as a central sign of the event of African culture in Brazil. From a methodological process that sees the body as the primary place of the exuziac experience, this work was developed from the memories that constitute the researcher's own-body/being, as well as the intimate relationship of exchange and listening with other subjects-bodies, named “guardians of memories”, who are immersed in the contexts (candomblés, umbandas and others) that produce and say about the Exus and Pombagiras. As an unfolding of such relationships, the research concludes as a dance thought based on the complexities of Brazilian performance practices centered on the black, from the investigation of the corporal, aesthetic and political event present in the performances of Exu and Pombagira. It proposes the dance thinking named “Vibrate, spin, unbalance, fall and come back: the corporal event of Exus and Pombagiras”, a counter-hegemonic artistic making that raises new narratives and epistemic possibilities for the area of knowledge of dance in Brazil. For this, the concepts of “performance-ritual” by Martins (2002), the studies of “Body Ancestry” by Santos (2006) and “The State of Research on Performance in Africa” by Drewal (1999) were fundamental. As a materialization of the conceptual and practical path of this research, a short cinematographic movie called “CATIÇO” was produced, a dance film by João Petronílio, Laryssa Machada and Victor Mota, available through a QR code in the last chapter of this dissertation.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2022-11-17T14:40:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertação João paulo Petrolínio.pdf: 2941253 bytes, checksum: fcdea495c5bd848d893b513df368097a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-11-18T15:43:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação João paulo Petrolínio.pdf: 2941253 bytes, checksum: fcdea495c5bd848d893b513df368097a (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-18T15:43:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação João paulo Petrolínio.pdf: 2941253 bytes, checksum: fcdea495c5bd848d893b513df368097a (MD5) Previous issue date: 2022-03-07porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançadanceperformanceExuPombagiraumbandaDançaDançaPerformance (Arte)ExuPombagiraUmbandaCorpo na arteCATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhadaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionConrado., Amélia Vitória de SouzaConrado, Amélia Vitória de SouzaSantos, Inaicyra Falcão dosFerraz, Fernando Marques Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8548673Z2&tokenCaptchar=03AEkXODAtinzpBqcr-rYCOjJlOZVTPTLwULNKq1ddiGSTCa2PhVY3SvPkeQAxXkNfe2hJruyE9gyu9IyowLz0r4LheBTkh_17msG2SbbWl9zSB1beK1bfgMkPERu86rQm7RP7cTJM-ujFJsp7ztRLcDNCDsvNMQ2BIQ-Th13fBMeij8NHAEXQdsOyLU80lEuUa_0L5_7np7aYMUQfKWzPplFSLom91aQt9B648jZMpv69WBjY57ykfg0snrK0U9tRx1PyfdKyCTsjhaPi0TPoiNwo4U9tGzVAdtBVypPwZIC4ogRvQsJQJBsovgk81qgVSanTPNkcesZTsRiFYXQI09sLliE2axwH-MG9oe57YqmV3w6G_AlcKSfsYVV9bqWXpTh1h611YJV6DqpWarqfXshV3y3jnizz1XNYd9ZboJpoVpyDoeAgUmcha9Gx542m9x_0eDkX_qgV2mUJVSiTBHDXKwfW3xeP9UacoDuxxdWlLHvcWtCvJG-5MzSBlZyEAgkV3FwJmvqvBQHxS5Z8TUNm5hYEDdxRZKIuQQ_AYmTby5V74nm31zD54pdDVhCpxAkwqnAfVg-1uw51bEF1jzSzFYL8ZIcWewPetronílio, João Pauloreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação João paulo Petrolínio.pdfDissertação João paulo Petrolínio.pdfapplication/pdf2941253https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jo%c3%a3o%20paulo%20Petrol%c3%adnio.pdffcdea495c5bd848d893b513df368097aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação João paulo Petrolínio.pdf.txtDissertação João paulo Petrolínio.pdf.txtExtracted texttext/plain323738https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jo%c3%a3o%20paulo%20Petrol%c3%adnio.pdf.txte3aeb52efb1207c8e23c449da90545f9MD53ri/363022022-11-19 02:04:22.338oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-11-19T05:04:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
title CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
spellingShingle CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
Petronílio, João Paulo
Dança
Dança
Performance (Arte)
Exu
Pombagira
Umbanda
Corpo na arte
dance
performance
Exu
Pombagira
umbanda
title_short CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
title_full CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
title_fullStr CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
title_full_unstemmed CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
title_sort CATIÇO: a construção do corpo negro na encruzilhada
author Petronílio, João Paulo
author_facet Petronílio, João Paulo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conrado., Amélia Vitória de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Conrado, Amélia Vitória de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Inaicyra Falcão dos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ferraz, Fernando Marques Camargo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8548673Z2&tokenCaptchar=03AEkXODAtinzpBqcr-rYCOjJlOZVTPTLwULNKq1ddiGSTCa2PhVY3SvPkeQAxXkNfe2hJruyE9gyu9IyowLz0r4LheBTkh_17msG2SbbWl9zSB1beK1bfgMkPERu86rQm7RP7cTJM-ujFJsp7ztRLcDNCDsvNMQ2BIQ-Th13fBMeij8NHAEXQdsOyLU80lEuUa_0L5_7np7aYMUQfKWzPplFSLom91aQt9B648jZMpv69WBjY57ykfg0snrK0U9tRx1PyfdKyCTsjhaPi0TPoiNwo4U9tGzVAdtBVypPwZIC4ogRvQsJQJBsovgk81qgVSanTPNkcesZTsRiFYXQI09sLliE2axwH-MG9oe57YqmV3w6G_AlcKSfsYVV9bqWXpTh1h611YJV6DqpWarqfXshV3y3jnizz1XNYd9ZboJpoVpyDoeAgUmcha9Gx542m9x_0eDkX_qgV2mUJVSiTBHDXKwfW3xeP9UacoDuxxdWlLHvcWtCvJG-5MzSBlZyEAgkV3FwJmvqvBQHxS5Z8TUNm5hYEDdxRZKIuQQ_AYmTby5V74nm31zD54pdDVhCpxAkwqnAfVg-1uw51bEF1jzSzFYL8ZIcWew
dc.contributor.author.fl_str_mv Petronílio, João Paulo
contributor_str_mv Conrado., Amélia Vitória de Souza
Conrado, Amélia Vitória de Souza
Santos, Inaicyra Falcão dos
Ferraz, Fernando Marques Camargo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança
Performance (Arte)
Exu
Pombagira
Umbanda
Corpo na arte
dance
performance
Exu
Pombagira
umbanda
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Performance (Arte)
Exu
Pombagira
Umbanda
Corpo na arte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv dance
performance
Exu
Pombagira
umbanda
description Esta pesquisa, que tem como tema “Catiço: a construção do corpo negro na encruzilhada”, é fruto da relação intíma do pesquisador com o acervo sociocultural e filosófico que constitui as dimesões performáticas sobre Exu em suas condições e traduções possíveis pela diáspora transatlântica: África x Brasil, tendo como recorte as recriações do mesmo signo cultural/divindade em territórios brasileiros, os Exus e as Pombagiras — nomeados também de forma popular como Catiços, Castiços, escravos, encatados e outros. Desse modo, este estudo propõe uma reflexão crítica dos caminhos cruzos em que a simbologia de Exu, em suas diversas traduções, se estabeleceu como um signo central do acontecimento da cultura africana no Brasil. A partir de um processo metodológico que vê no corpo o lugar primeiro da experiência exuzíaca, o trabalho se desenvolveu a partir das memórias que constituem o próprio-corpo/ser do pesquisador, bem como da relação intíma de troca e escuta com outros sujeitos-corpos, nomeados de “guardiões das memórias”, que estão imersos nos contextos (candomblés, umbandas e outros) que produzem e dizem sobre os Exus e as Pombagiras. Como desdobramento de tais relações, a pesquisa conclui-se como um pensamento de dança assentado nas complexidades das práticas performáticas brasileiras centradas no negro, a partir da investigação do acontecimento corporal, estético e político presente nas performances de Exu e Pombagira. É proposto o pensamento de dança nomeado como “Vibrar, girar, desiquilibrar, cair e voltar: o acontecimento corporal de Exus e Pombagiras”, um fazer artístico contra-hegemônico que suscita novas narrativas e possibilidades epistêmicas para aréa de conhecimento da dança no Brasil. Para isso, foram fundamentais os conceitos de “performance-ritual” de Martins (2002), os estudos de “Corpo-Ancestralidade” de Santos (2006) e “The State of Research on Performance in Africa” de Drewal (1999). Como materialização do caminho conceitual e prático desta pesquisa, produziu-se uma obra cinematográfica de curta-metragem nomeada de CATIÇO, um filme de dança produzido por João Petronílio, Laryssa Machada e Victor Mota, dísponivel através da tecnologia de acesso leitor de códigos Q.R code no último capítulo desta dissertação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T15:43:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-18T15:43:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36302
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jo%c3%a3o%20paulo%20Petrol%c3%adnio.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36302/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Jo%c3%a3o%20paulo%20Petrol%c3%adnio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fcdea495c5bd848d893b513df368097a
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
e3aeb52efb1207c8e23c449da90545f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502761802530816