Design emocional e o antropomorfismo: percepção visual das expressões emocionais na face automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, JORGE
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Jorge Anderson de Jesus
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35243
Resumo: Desde seus primórdios e em sua forma mais rudimentar, o carro é objeto de prestígio e simbolismo, por permitir levar mais longe e mais rápido. Ao longo dos séculos as transformações formais pelas quais passou tornaram o automóvel um objeto de desejo e, sobretudo carregado de simbolismos. Neste sentido, a presente dissertação trata da percepção de formas antropomórficas em automóveis com base na abordagem do design emocional de Norman (2008), com ênfase nas relações das expressões emocionais da face humana. A literatura enfatiza a inclinação natural do ser humano na busca por referências humanoides em coisas, objetos ou eventos, conforme Guthrie (1993), no entanto, não havia até então, um direcionamento afetivo dessas percepções, assim, esta pesquisa objetiva pautar a percepção emocional nas formas dos automóveis com base no conceito de antropomorfismo. Para isso, utilizouse o método comparativo com o objetivo de estabelecer associações formais, a fim de relacionar os traços expressivos de sete expressões emocionais básicas, descritas por Ekman (2011), aos traços formais observados na parte frontal dos carros, a partir dos dados obtidos com as análises realizadas por Windhager e outros (2008) e, por fim, estabelecer as relações das expressões emocionais entre ser humano e automóvel. Conclui-se que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, ao relacionar traços do design automotivo às sete expressões emocionais básicas, no entendimento de que projeções humanas em objetos se fazem necessárias, uma vez que facilitam a percepção e a compreensão de nós mesmos no espaço simbólico.
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Neste sentido, a presente dissertação trata da percepção de formas antropomórficas em automóveis com base na abordagem do design emocional de Norman (2008), com ênfase nas relações das expressões emocionais da face humana. A literatura enfatiza a inclinação natural do ser humano na busca por referências humanoides em coisas, objetos ou eventos, conforme Guthrie (1993), no entanto, não havia até então, um direcionamento afetivo dessas percepções, assim, esta pesquisa objetiva pautar a percepção emocional nas formas dos automóveis com base no conceito de antropomorfismo. Para isso, utilizouse o método comparativo com o objetivo de estabelecer associações formais, a fim de relacionar os traços expressivos de sete expressões emocionais básicas, descritas por Ekman (2011), aos traços formais observados na parte frontal dos carros, a partir dos dados obtidos com as análises realizadas por Windhager e outros (2008) e, por fim, estabelecer as relações das expressões emocionais entre ser humano e automóvel. Conclui-se que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, ao relacionar traços do design automotivo às sete expressões emocionais básicas, no entendimento de que projeções humanas em objetos se fazem necessárias, uma vez que facilitam a percepção e a compreensão de nós mesmos no espaço simbólico.Since its beginnings and in its most rudimentary form, the car has been an object of prestige and symbolism, as it allows to take it further and faster. Over the centuries, the formal transformations it has undergone have made the automobile an object of desire and, above all, full of symbolism. In this sense, the present dissertation deals with the perception of anthropomorphic forms in automobiles based on Norman's (2008) approach to emotional design, with emphasis on the relationships of emotional expressions on the human face. The literature emphasizes the natural inclination of the human being in the search for humanoid references in things, objects or events, according to Guthrie (1993), however, until then, there was no affective direction of these perceptions, thus, this research aims to guide the emotional perception in the forms of automobiles based on the concept of anthropomorphism. For this, the comparative method was used in order to establish formal associations, in order to relate the expressive traits of seven basic emotional expressions, described by Ekman (2011), to the formal traits observed on the front of the cars, from the data obtained with the analyzes performed by Windhager et al. (2008) and, finally, to establish the relationships of emotional expressions between human and automobile. It is concluded that the general objective of the research was reached, by relating traits of automotive design to the seven basic emotional expressions, in the understanding that human projections on objects are necessary, since they facilitate the perception and understanding of ourselves in space symbolic.Submitted by Jorge Santos (jorge.design92@gmail.com) on 2021-12-11T00:21:31Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO JORGE SANTOS PPGAV.pdf: 5763639 bytes, checksum: 748f0027e9862702e702ae5e60a73a23 (MD5)Approved for entry into archive by Nara Cristina Silva (silvanara2009@hotmail.com) on 2022-05-17T13:04:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO JORGE SANTOS PPGAV.pdf: 5763639 bytes, checksum: 748f0027e9862702e702ae5e60a73a23 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-17T13:04:04Z (GMT). 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