O olhar singular da fonoaudiologia para a surdocegueira: O estado da arte
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26330 |
Resumo: | Entender a surdocegueira implica a desmistificação do senso comum de deficiência dupla, para o entendimento de uma deficiência que é única, singular e específica. Objetivo Geral: Verificar o estado da arte sobre surdocegueira através de uma revisão bibliográfica sobre a atuação Fonoaudiológica em linguagem. Método: Realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura com caráter descritivo-analítico, a partir das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), bancos de monografias, dissertações e teses da UFBA, UNICAMP e USP. Os dados foram analisados por meio de categorias interpretativas com abordagem qualitativa, sendo: especificidades subjetivas, possibilidades comunicativas e contribuições Fonoaudiológicas do ponto de vista da linguagem. Resultados: A busca eletrônica apontou 35 publicações, sendo: Surdocegueira (n=14), Surdocegueira e Fonoaudiologia (n=4), Surdocegueira e Linguagem (n=4), Surdocegueira e Comunicação (n=11), Surdocegueira e Sujeito (n=2). Destes, excluiu-se 19 estudos repetidos e apenas quatro publicações atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Considerações Finais: A maior parte dos estudos versaram sobre características orgânicas com poucas reflexões sobre a singularidade do surdocego. Quanto às possibilidades comunicativas, observou-se que elementos, como por exemplo, o tadoma, Libras tátil e a Língua oral foram largamente discutidos apontando para a pluralidade de manifestações comunicativas. Já com relação às contribuições Fonoaudiológicas sobre a linguagem, conclui-se que a temática ainda carece ser melhor explorada por tratar-se de um campo que emana a necessidade de uma Clínica capaz de contribuir para aquisição /desenvolvimento da linguagem. |
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Moura, Jéssica Antônia da SilvaBegrow, Desirée De Vit2018-07-09T13:40:34Z2018-07-09T13:40:34Z2018-07-092017http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26330Entender a surdocegueira implica a desmistificação do senso comum de deficiência dupla, para o entendimento de uma deficiência que é única, singular e específica. Objetivo Geral: Verificar o estado da arte sobre surdocegueira através de uma revisão bibliográfica sobre a atuação Fonoaudiológica em linguagem. Método: Realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura com caráter descritivo-analítico, a partir das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), bancos de monografias, dissertações e teses da UFBA, UNICAMP e USP. Os dados foram analisados por meio de categorias interpretativas com abordagem qualitativa, sendo: especificidades subjetivas, possibilidades comunicativas e contribuições Fonoaudiológicas do ponto de vista da linguagem. Resultados: A busca eletrônica apontou 35 publicações, sendo: Surdocegueira (n=14), Surdocegueira e Fonoaudiologia (n=4), Surdocegueira e Linguagem (n=4), Surdocegueira e Comunicação (n=11), Surdocegueira e Sujeito (n=2). Destes, excluiu-se 19 estudos repetidos e apenas quatro publicações atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Considerações Finais: A maior parte dos estudos versaram sobre características orgânicas com poucas reflexões sobre a singularidade do surdocego. Quanto às possibilidades comunicativas, observou-se que elementos, como por exemplo, o tadoma, Libras tátil e a Língua oral foram largamente discutidos apontando para a pluralidade de manifestações comunicativas. Já com relação às contribuições Fonoaudiológicas sobre a linguagem, conclui-se que a temática ainda carece ser melhor explorada por tratar-se de um campo que emana a necessidade de uma Clínica capaz de contribuir para aquisição /desenvolvimento da linguagem.Submitted by Colegiado de Fono (colegiadofono@gmail.com) on 2018-06-29T11:49:32Z No. of bitstreams: 1 2017.1 JÉSSICA ANTÔNIA DA SILVA MOURA.pdf: 600057 bytes, checksum: 4277a582d64012b3c362cf15059f110e (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2018-07-09T13:40:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017.1 JÉSSICA ANTÔNIA DA SILVA MOURA.pdf: 600057 bytes, checksum: 4277a582d64012b3c362cf15059f110e (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-09T13:40:34Z (GMT). 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Entender a surdocegueira implica a desmistificação do senso comum de deficiência dupla, para o entendimento de uma deficiência que é única, singular e específica. Objetivo Geral: Verificar o estado da arte sobre surdocegueira através de uma revisão bibliográfica sobre a atuação Fonoaudiológica em linguagem. Método: Realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura com caráter descritivo-analítico, a partir das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), bancos de monografias, dissertações e teses da UFBA, UNICAMP e USP. Os dados foram analisados por meio de categorias interpretativas com abordagem qualitativa, sendo: especificidades subjetivas, possibilidades comunicativas e contribuições Fonoaudiológicas do ponto de vista da linguagem. Resultados: A busca eletrônica apontou 35 publicações, sendo: Surdocegueira (n=14), Surdocegueira e Fonoaudiologia (n=4), Surdocegueira e Linguagem (n=4), Surdocegueira e Comunicação (n=11), Surdocegueira e Sujeito (n=2). Destes, excluiu-se 19 estudos repetidos e apenas quatro publicações atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Considerações Finais: A maior parte dos estudos versaram sobre características orgânicas com poucas reflexões sobre a singularidade do surdocego. Quanto às possibilidades comunicativas, observou-se que elementos, como por exemplo, o tadoma, Libras tátil e a Língua oral foram largamente discutidos apontando para a pluralidade de manifestações comunicativas. Já com relação às contribuições Fonoaudiológicas sobre a linguagem, conclui-se que a temática ainda carece ser melhor explorada por tratar-se de um campo que emana a necessidade de uma Clínica capaz de contribuir para aquisição /desenvolvimento da linguagem. |
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