O mercado das folhas na pedra: produção e circulação de plantas rituais/medicinais na feira de São Joaquim, Salvador (BA)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23813 |
Resumo: | Sob a denominação genérica de folhas, determinadas espécies de plantas ocupam uma posição central nos rituais do candomblé, sendo-lhes atribuída eficácia simbólica (mágico-religiosa) e terapêutica (medicinal) que as tornam indispensáveis à própria existência do culto. Há, em Salvador, uma dinâmica da comercialização dessas folhas que se articula com as práticas da religiosidade afrobrasileira. Nesta tese, investiga-se a configuração do mercado das folhas a partir da circulação dessas mercadorias produzidas e comercializadas por extrativistas, horticultores e raizeiros, que as levam, regularmente, à Feira de São Joaquim, polo distribuidor, para outros circuitos do comércio retalhista (feiras, mercados, lojas e bancas de rua da cidade). O Mercado da Pedra, uma transação mercantil de grandes quantidades que transcorre durante a madrugada, foi a base empírica da pesquisa etnográfica, possibilitando a compreensão das estruturas e dos agentes sociais envolvidos nos domínios de produção, circulação e consumo das folhas. Em relação à produção, as folhas podem resultar de coleta (extrativismo) e de colheita (horticultura), provindo de áreas especialmente cultivadas, hortas e quintais, e de áreas naturais, manchas florestais remanescentes no entorno de Salvador e interior do Estado. A hegemonia do trabalho feminino, a transmissão intergeracional e oral do conhecimento étnico-referenciado sobre as plantas e seus usos e a proeminência das relações de parentesco entre os agentes sociais da produção e circulação na Pedra são elementos que permitem estabelecer aproximações com o contexto dos mercados africanos tradicionais. As interações entre vendedores e compradores, os mecanismos e as estratégias usados nas práticas cotidianas, a dimensão lúdica do trabalho e os vínculos religiosos constituem aspectos da sociabilidade dos agentes destacados na investigação. Situando-se na fronteira entre a dádiva e a troca mercantil, o mercado das folhas é objeto, nesta tese, de uma análise que se fundamenta, articuladamente, nas contribuições teóricas da Antropologia Econômica (Polanyi, Godelier) e da Sociologia Econômica, seja mediante a releitura dos clássicos (Mauss, Marx, Weber), seja buscando dialogar com os contemporâneos (Bourdieu, Nova Sociologia Econômica). Considerando-se as folhas como bens simultaneamente econômicos e simbólicos, i.e., reiterando-se seu duplo caráter de mercadoria e de objeto portador de poder mágico-religioso (axé), ensaia-se uma análise da metamorfose da mercadoria folha, inspirada no esquema de Enrique Dussel (2012), para discutir a transformação da matéria prima em produto-objeto por efeito do trabalho vivo, a partir dos seus comentários aos Grundrisse de Marx. São, então, ressaltadas as modificações formais pelas quais passam as folhas, desde sua condição de coisa natural, sua circulação como valor de troca no mercado, até a sua consumação (ritual/terapêutica) no âmbito religioso, quando assume a forma de ewê (erva sagrada). A singularidade do mercado das folhas em Salvador revela-se, dentre outros fatores, pela justaposição das duas esferas da circulação (simples e desenvolvida para Marx) que se entrecruzam, de forma dinâmica, articulando um mercado tradicional (de feitio “africano”) ao mercado capitalista contemporâneo. |
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Oliveira, Orlando José Ribeiro deOliveira, Orlando José Ribeiro deCarvalho, Maria Rosário Gonçalves deMoreira, MarcelloSouza, Cristiane SantosCâmara, Antonio da SilvaEtchevarne, Carlos Alberto2017-08-03T18:00:17Z2017-08-03T18:00:17Z2017-08-032017-05-29http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23813Sob a denominação genérica de folhas, determinadas espécies de plantas ocupam uma posição central nos rituais do candomblé, sendo-lhes atribuída eficácia simbólica (mágico-religiosa) e terapêutica (medicinal) que as tornam indispensáveis à própria existência do culto. Há, em Salvador, uma dinâmica da comercialização dessas folhas que se articula com as práticas da religiosidade afrobrasileira. Nesta tese, investiga-se a configuração do mercado das folhas a partir da circulação dessas mercadorias produzidas e comercializadas por extrativistas, horticultores e raizeiros, que as levam, regularmente, à Feira de São Joaquim, polo distribuidor, para outros circuitos do comércio retalhista (feiras, mercados, lojas e bancas de rua da cidade). O Mercado da Pedra, uma transação mercantil de grandes quantidades que transcorre durante a madrugada, foi a base empírica da pesquisa etnográfica, possibilitando a compreensão das estruturas e dos agentes sociais envolvidos nos domínios de produção, circulação e consumo das folhas. Em relação à produção, as folhas podem resultar de coleta (extrativismo) e de colheita (horticultura), provindo de áreas especialmente cultivadas, hortas e quintais, e de áreas naturais, manchas florestais remanescentes no entorno de Salvador e interior do Estado. A hegemonia do trabalho feminino, a transmissão intergeracional e oral do conhecimento étnico-referenciado sobre as plantas e seus usos e a proeminência das relações de parentesco entre os agentes sociais da produção e circulação na Pedra são elementos que permitem estabelecer aproximações com o contexto dos mercados africanos tradicionais. As interações entre vendedores e compradores, os mecanismos e as estratégias usados nas práticas cotidianas, a dimensão lúdica do trabalho e os vínculos religiosos constituem aspectos da sociabilidade dos agentes destacados na investigação. Situando-se na fronteira entre a dádiva e a troca mercantil, o mercado das folhas é objeto, nesta tese, de uma análise que se fundamenta, articuladamente, nas contribuições teóricas da Antropologia Econômica (Polanyi, Godelier) e da Sociologia Econômica, seja mediante a releitura dos clássicos (Mauss, Marx, Weber), seja buscando dialogar com os contemporâneos (Bourdieu, Nova Sociologia Econômica). Considerando-se as folhas como bens simultaneamente econômicos e simbólicos, i.e., reiterando-se seu duplo caráter de mercadoria e de objeto portador de poder mágico-religioso (axé), ensaia-se uma análise da metamorfose da mercadoria folha, inspirada no esquema de Enrique Dussel (2012), para discutir a transformação da matéria prima em produto-objeto por efeito do trabalho vivo, a partir dos seus comentários aos Grundrisse de Marx. São, então, ressaltadas as modificações formais pelas quais passam as folhas, desde sua condição de coisa natural, sua circulação como valor de troca no mercado, até a sua consumação (ritual/terapêutica) no âmbito religioso, quando assume a forma de ewê (erva sagrada). A singularidade do mercado das folhas em Salvador revela-se, dentre outros fatores, pela justaposição das duas esferas da circulação (simples e desenvolvida para Marx) que se entrecruzam, de forma dinâmica, articulando um mercado tradicional (de feitio “africano”) ao mercado capitalista contemporâneo.dialogue with the contemporaries (Bourdieu, New Economic Sociology). Considering the leaves to be simultaneously economic and symbolic goods, i.e., reiterating thus their doubled aspect as a product and as an object that carries magic-religious power (axé), an analysis is essayed on the metamorphosis of the leaf as a product, inspired by Enrique Dussel’s (2012) scheme, in order to discuss the transformation of the raw material into a product-object through the means of live work, from his comments on Marx’s Grundrisse. The formal modifications that the leaves go through are, then, highlighted: from its natural thing state and its circulation as an exchange value in the market, into its consumption (ritualistic/therapeutic) in the religious aspect, when it takes the form of ewê (sacred herb). The uniqueness of the leaves’ market in Salvador is revealed, amongst other factors, by the juxtaposition of the two spheres of distribution (simple and developed, as established by Marx) that interlace themselves dynamically, connecting a traditional market (of “African” makings) to the contemporary capitalist market.Submitted by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2017-08-03T17:56:35Z No. of bitstreams: 1 tese_orlando oliveira_maio 2017 TODA.pdf: 57442313 bytes, checksum: 8c0e8f80837f550947b4feac145bf21a (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2017-08-03T18:00:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese_orlando oliveira_maio 2017 TODA.pdf: 57442313 bytes, checksum: 8c0e8f80837f550947b4feac145bf21a (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-03T18:00:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_orlando oliveira_maio 2017 TODA.pdf: 57442313 bytes, checksum: 8c0e8f80837f550947b4feac145bf21a (MD5)Plantas medicinais.Candomblé - rituais.Folhas - mercados.Cultos afro-brasileiros.Salvador (BA) - usos e costumes religiosos.Feira de São Joaquim - Salvador (BA).O mercado das folhas na pedra: produção e circulação de plantas rituais/medicinais na feira de São Joaquim, Salvador (BA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtese_orlando oliveira_maio 2017 TODA.pdftese_orlando oliveira_maio 2017 TODA.pdfapplication/pdf57442313https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23813/1/tese_orlando%20oliveira_maio%202017%20TODA.pdf8c0e8f80837f550947b4feac145bf21aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23813/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTtese_orlando oliveira_maio 2017 TODA.pdf.txttese_orlando oliveira_maio 2017 TODA.pdf.txtExtracted texttext/plain630757https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23813/3/tese_orlando%20oliveira_maio%202017%20TODA.pdf.txt58dfa01edb2866fd5a5c4e0957ea6e21MD53ri/238132022-07-05 14:04:21.028oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:21Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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