Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Livia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23551
Resumo: Esta pesquisa aborda as estratégias narrativas e estéticas articuladas no filme Funny Games (1997), do diretor austríaco Michael Haneke, a fim de causar determinadas sensações no espectador. Pretende-se identificar de que forma o estupor causado por este filme, considerado violento e cruel, ao invés de sentenciar o Haneke a um provável ostracismo, abriu as portas do disputado mercado internacional para seus filmes posteriores, com a peculiaridade de ter um remake norte-americano, feito pelo próprio diretor, dez anos depois. No primeiro momento serão analisados os elementos que dão forma ao filme. Para o estudo da narrativa será priorizado o trabalho de Paul Ricoeur. As abordagens de David Bordwell embasarão questões específicas da arte cinematográfica, tanto relacionadas com a narrativa quanto com o estilo. Em seguida, serão apresentados alguns dados sobre a recepção dos filmes de Michael Haneke para contextualizar a reação do espectador de Funny Games no universo fílmico do diretor. Por fim, será feita a análise deste filme, no âmbito de produção dos seus filmes austríacos, com o propósito de mostrar que as emoções convocadas por Funny Games são fruto das estratégias calculadas com precisão para impactar o público através de uma trama que coloca em evidência uma prática perturbadora: a crueldade. Como resultado, pretende-se demonstrar que a elaboração rigorosa de Haneke é a chave para manter e ampliar a visibilidade sobre seus filmes, que persistem nos temas indigestos.
id UFBA-2_4225948283b7f0bfaf19795f1973aa4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/23551
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Sampaio, LiviaGomes, ReginaCardoso Filho, JorgeMendes, Cleise2017-07-12T17:55:52Z2017-07-12T17:55:52Z2017-07-122015-04-24http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23551Esta pesquisa aborda as estratégias narrativas e estéticas articuladas no filme Funny Games (1997), do diretor austríaco Michael Haneke, a fim de causar determinadas sensações no espectador. Pretende-se identificar de que forma o estupor causado por este filme, considerado violento e cruel, ao invés de sentenciar o Haneke a um provável ostracismo, abriu as portas do disputado mercado internacional para seus filmes posteriores, com a peculiaridade de ter um remake norte-americano, feito pelo próprio diretor, dez anos depois. No primeiro momento serão analisados os elementos que dão forma ao filme. Para o estudo da narrativa será priorizado o trabalho de Paul Ricoeur. As abordagens de David Bordwell embasarão questões específicas da arte cinematográfica, tanto relacionadas com a narrativa quanto com o estilo. Em seguida, serão apresentados alguns dados sobre a recepção dos filmes de Michael Haneke para contextualizar a reação do espectador de Funny Games no universo fílmico do diretor. Por fim, será feita a análise deste filme, no âmbito de produção dos seus filmes austríacos, com o propósito de mostrar que as emoções convocadas por Funny Games são fruto das estratégias calculadas com precisão para impactar o público através de uma trama que coloca em evidência uma prática perturbadora: a crueldade. Como resultado, pretende-se demonstrar que a elaboração rigorosa de Haneke é a chave para manter e ampliar a visibilidade sobre seus filmes, que persistem nos temas indigestos.This research addresses the narrative and aesthetic strategies in the film Funny Games (1997), by the Austrian director Michael Haneke, articulated with the purpose of causing certain sensations in the viewer. The aim is to identify how the stupor caused by this film, considered violent and cruel, instead of sentencing Haneke to a probable ostracism, opened the doors of the disputed international market for his later films, with the peculiarity of having an American remake, made by the director himself, ten years later. At first we will consider the elements that form the film. For the analysis of the narrative we will prioritise the work of Paul Ricoeur. The approaches of David Bordwell will support specific issues of the cinematic art, both related to the narrative as to the style. Then we introduce some data on the reception of Michael Haneke’s films, to contextualise the Funny Games viewer's reaction in the filmic universe of the director. Finally, we will analyse the film, in the context of the production of Haneke’s Austrian movies, with the purpose of showing that the emotions convened by Funny Games are the result of strategies precisely calculated to impact the public through a plot that highlights a disturbing practice: cruelty. With that, we intend to demonstrate that Haneke’s rigorous development is the key to maintaining and increasing the visibility of his movies, that persist with hard to digest, disturbing themes.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2017-01-10T14:04:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final Depósito PDF.pdf: 2679458 bytes, checksum: fca3fc50fa17128a4f917dfb578a1208 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-07-12T17:55:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final Depósito PDF.pdf: 2679458 bytes, checksum: fca3fc50fa17128a4f917dfb578a1208 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-12T17:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final Depósito PDF.pdf: 2679458 bytes, checksum: fca3fc50fa17128a4f917dfb578a1208 (MD5)Ciências Sociais AplicadasFunny Games (filme)Michael HanekeAnálise FílmicaRecepçãoCrueldadeFunny Games: o cinema cru de Michael Hanekeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ComunicaçãoComunicação e Cultura ContemporâneasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Final Depósito PDF.pdfDissertação Final Depósito PDF.pdfapplication/pdf2679458https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23551/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20Dep%c3%b3sito%20PDF.pdffca3fc50fa17128a4f917dfb578a1208MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23551/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTDissertação Final Depósito PDF.pdf.txtDissertação Final Depósito PDF.pdf.txtExtracted texttext/plain360235https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23551/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20Dep%c3%b3sito%20PDF.pdf.txtb02b096bcdd9dabb46dd3606100e4e5dMD53ri/235512022-02-20 21:45:47.435oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:45:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
title Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
spellingShingle Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
Sampaio, Livia
Ciências Sociais Aplicadas
Funny Games (filme)
Michael Haneke
Análise Fílmica
Recepção
Crueldade
title_short Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
title_full Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
title_fullStr Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
title_full_unstemmed Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
title_sort Funny Games: o cinema cru de Michael Haneke
author Sampaio, Livia
author_facet Sampaio, Livia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Livia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Regina
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso Filho, Jorge
Mendes, Cleise
contributor_str_mv Gomes, Regina
Cardoso Filho, Jorge
Mendes, Cleise
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
Funny Games (filme)
Michael Haneke
Análise Fílmica
Recepção
Crueldade
dc.subject.por.fl_str_mv Funny Games (filme)
Michael Haneke
Análise Fílmica
Recepção
Crueldade
description Esta pesquisa aborda as estratégias narrativas e estéticas articuladas no filme Funny Games (1997), do diretor austríaco Michael Haneke, a fim de causar determinadas sensações no espectador. Pretende-se identificar de que forma o estupor causado por este filme, considerado violento e cruel, ao invés de sentenciar o Haneke a um provável ostracismo, abriu as portas do disputado mercado internacional para seus filmes posteriores, com a peculiaridade de ter um remake norte-americano, feito pelo próprio diretor, dez anos depois. No primeiro momento serão analisados os elementos que dão forma ao filme. Para o estudo da narrativa será priorizado o trabalho de Paul Ricoeur. As abordagens de David Bordwell embasarão questões específicas da arte cinematográfica, tanto relacionadas com a narrativa quanto com o estilo. Em seguida, serão apresentados alguns dados sobre a recepção dos filmes de Michael Haneke para contextualizar a reação do espectador de Funny Games no universo fílmico do diretor. Por fim, será feita a análise deste filme, no âmbito de produção dos seus filmes austríacos, com o propósito de mostrar que as emoções convocadas por Funny Games são fruto das estratégias calculadas com precisão para impactar o público através de uma trama que coloca em evidência uma prática perturbadora: a crueldade. Como resultado, pretende-se demonstrar que a elaboração rigorosa de Haneke é a chave para manter e ampliar a visibilidade sobre seus filmes, que persistem nos temas indigestos.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-12T17:55:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-12T17:55:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23551
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação e Cultura Contemporâneas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23551/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20Dep%c3%b3sito%20PDF.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23551/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23551/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20Dep%c3%b3sito%20PDF.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fca3fc50fa17128a4f917dfb578a1208
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
b02b096bcdd9dabb46dd3606100e4e5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502597528420352