Movimentos sociais e juventude: as implicações dessa relação na esfera da formação político-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valéria Lima dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32410
Resumo: A relação entre os movimentos sociais e a juventude tem se mostrado como algo corriqueiro no decorrer dos tempos dada as similaridades que possuem quanto ao salutar caráter de contestação e de mobilização e à polissêmica condição assumida por seus conceitos. Sendo assim, o que se pretende nesta monografia é investigar como se estrutura esta relação e as suas implicações na esfera da formação político-pedagógica e como os movimentos sociais têm se validado enquanto sujeito educativo e espaço de aprendizagem. A construção do trabalho foi feita mediante pesquisa bibliográfica no intuito de imergir nos estudos sobre estas duas categorias tidas aqui como socialmente construídas e historicamente situadas. Esta categorização leva a perceber que a conjuntura tanto dos movimentos sociais quanto da juventude na contemporaneidade assumiu novas configurações e a sociedade em geral não atentou para isso, estes ainda são vistos com um recorte muito forte na década de 60, o que não permite ampliar as visões sobre os perfis dos jovens e dos movimentos sociais. O movimento estudantil que é representativo da presença juvenil, por exemplo, demonstra isso ao agregar em sua atuação discussões trazidas pelos novos movimentos sociais e novas formas organizativas demandadas pela própria vivência em sociedade. Outro aspecto presente neste estudo é o de que a juventude é uma fase da vida que nos espaços de formação de educadores tem sido pouco ou nunca mencionada quando tanto quanto a infância e a adulta pede um estudo mais acurado para que os educadores possam lançar mão de metodologias adequadas tendo a educação como prática social.
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Esta categorização leva a perceber que a conjuntura tanto dos movimentos sociais quanto da juventude na contemporaneidade assumiu novas configurações e a sociedade em geral não atentou para isso, estes ainda são vistos com um recorte muito forte na década de 60, o que não permite ampliar as visões sobre os perfis dos jovens e dos movimentos sociais. O movimento estudantil que é representativo da presença juvenil, por exemplo, demonstra isso ao agregar em sua atuação discussões trazidas pelos novos movimentos sociais e novas formas organizativas demandadas pela própria vivência em sociedade. Outro aspecto presente neste estudo é o de que a juventude é uma fase da vida que nos espaços de formação de educadores tem sido pouco ou nunca mencionada quando tanto quanto a infância e a adulta pede um estudo mais acurado para que os educadores possam lançar mão de metodologias adequadas tendo a educação como prática social.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2020-11-11T15:19:27Z No. of bitstreams: 1 VALÉRIA LIMA DOS SANTOS.pdf: 675793 bytes, checksum: 238006d74fea5a8f5f9286390f277aa8 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-11-17T12:11:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VALÉRIA LIMA DOS SANTOS.pdf: 675793 bytes, checksum: 238006d74fea5a8f5f9286390f277aa8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-17T12:11:50Z (GMT). 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