As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315 |
Resumo: | Comunicação apresentada no Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia |
id |
UFBA-2_43477f426f0e5b7026c019d7f869465c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/1315 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Palacios, Annamaria da Rocha JatobáPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá2011-06-02T14:49:39Z2011-06-02T14:49:39Z2004http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315Comunicação apresentada no Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da BahiaEsta comunicação discute como se processaram algumas transformações em hábitos de consumo feminino, diante da recente segmentação do produto cosmético, em atendimento a diversas faixas etárias desse público consumidor. O fenômeno classificatório e diferenciador do cosmético, e a conseqüente alteração do perfil identitário do público consumidor, devemse, principalmente,a alguns fatores: a) presença de antigos e instauração de novos marcos biológicos que recomendam e norteiam o princípio dos cuidados com o corpo; b) constante tentativa da publicidade de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade; c) crescente democratização dos cuidados estéticos possibilitada, em parte, pela expansão dos meios de comunicação; d) e o interesse econômico, relacionado com a produção industrial de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor. Estes aspectos serão examinados por meio de análise lingüísticodiscursiva de anúncios publicitários impressos em revistas femininas, no Brasil.Submitted by RI Repositorio (repositorio@ufba.br) on 2011-06-02T14:49:39Z No. of bitstreams: 1 Ana Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf: 144356 bytes, checksum: 189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558b (MD5)Made available in DSpace on 2011-06-02T14:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf: 144356 bytes, checksum: 189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558b (MD5) Previous issue date: 2004SalvadorAs múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos4º SOPCOMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdfAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdfapplication/pdf144356https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/1/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1898https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/2/license.txt187599352ad3f37db67de628515529c1MD52TEXTAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf.txtAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf.txtExtracted texttext/plain28282https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/3/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf.txt7355c0fdad1a81eda7d7dbf197769d84MD53ri/13152022-08-08 12:00:19.816oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T15:00:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
4º SOPCOM |
title |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos |
spellingShingle |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
title_short |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos |
title_full |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos |
title_fullStr |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos |
title_full_unstemmed |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos |
title_sort |
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos |
author |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
author_facet |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá |
description |
Comunicação apresentada no Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T14:49:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-02T14:49:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/1/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/3/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558b 187599352ad3f37db67de628515529c1 7355c0fdad1a81eda7d7dbf197769d84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459368985788416 |