As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315
Resumo: Comunicação apresentada no Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia
id UFBA-2_43477f426f0e5b7026c019d7f869465c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/1315
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Palacios, Annamaria da Rocha JatobáPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá2011-06-02T14:49:39Z2011-06-02T14:49:39Z2004http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315Comunicação apresentada no Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da BahiaEsta comunicação discute como se processaram algumas transformações em hábitos de consumo feminino, diante da recente segmentação do produto cosmético, em atendimento a diversas faixas etárias desse público consumidor. O fenômeno classificatório e diferenciador do cosmético, e a conseqüente alteração do perfil identitário do público consumidor, devemse, principalmente,a alguns fatores: a) presença de antigos e instauração de novos marcos biológicos que recomendam e norteiam o princípio dos cuidados com o corpo; b) constante tentativa da publicidade de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade; c) crescente democratização dos cuidados estéticos possibilitada, em parte, pela expansão dos meios de comunicação; d) e o interesse econômico, relacionado com a produção industrial de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor. Estes aspectos serão examinados por meio de análise lingüísticodiscursiva de anúncios publicitários impressos em revistas femininas, no Brasil.Submitted by RI Repositorio (repositorio@ufba.br) on 2011-06-02T14:49:39Z No. of bitstreams: 1 Ana Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf: 144356 bytes, checksum: 189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558b (MD5)Made available in DSpace on 2011-06-02T14:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf: 144356 bytes, checksum: 189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558b (MD5) Previous issue date: 2004SalvadorAs múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos4º SOPCOMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdfAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdfapplication/pdf144356https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/1/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1898https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/2/license.txt187599352ad3f37db67de628515529c1MD52TEXTAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf.txtAna Palacios AS MÚLTIPLAS IDADES E OS MÚLTIPLOS USOS.pdf.txtExtracted texttext/plain28282https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/3/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf.txt7355c0fdad1a81eda7d7dbf197769d84MD53ri/13152022-08-08 12:00:19.816oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T15:00:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv 4º SOPCOM
title As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
spellingShingle As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
title_short As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
title_full As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
title_fullStr As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
title_full_unstemmed As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
title_sort As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultur a, consumo e segmentação de público obser vados em anúncios publicitár ios impr essos de cosméticos femininos
author Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
author_facet Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
description Comunicação apresentada no Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T14:49:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-02T14:49:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/1/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1315/3/Ana%20Palacios%20AS%20M%c3%9aLTIPLAS%20IDADES%20E%20OS%20M%c3%9aLTIPLOS%20USOS.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 189d45ea3d756a4a4cc4aaa182a8558b
187599352ad3f37db67de628515529c1
7355c0fdad1a81eda7d7dbf197769d84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459368985788416