Etnografia do samba em Salvador: tradição, mercado e espetacularização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivera, Sirleide Aparecida de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38057
Resumo: Esta tese pretende contribuir para o estudo do samba em Salvador-Ba. Parte da percepção de que, após um o anonimato vivido com a ascensão da axé music na década de 1980, nos últimos quinze anos, o samba urbano de tradição afro-baiana ressurgiu em Salvador em eventos diversos, os quais têm se constituídos em novos espaços de socialização e lazer que recriam e mantêm as formas tradicionais do fazer samba na cidade. Essas formas de fazer samba estão inseridas no cenário atual baiano da produção mercadológica e divulgação mediática da música produzida na Bahia, bem como no contexto de espetacularização que marca a cultura das sociedades contemporâneas. Tendo em vista a extensão e a tentativa de construir uma visão panorâmica dessas práticas, a pesquisa se desenvolveu a partir da realização de uma etnografia do samba na cidade de Salvador, incluindo alguns eventos de diferentes tipos e dimensões, destacando a Caminhada do Samba, realizada anualmente na cidade, desde 2005, no percurso carnavalesco do centro da cidade, dentro das comemorações do mês da consciência negra (novembro) e do Dia do Samba (2 de dezembro). A conclusão nos revelou que a retomada do samba em Salvador demonstra que o samba integra o modo de viver da população negro e mestiça da cidade, como base musical e simbólica das suas práticas culturais, sobretudo para enfrentar os embates segregacionistas que, historicamente, marcaram essas práticas e garantir a preservação do samba mediante constante renovação, conforme o contexto sociocultural da cidade.
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Tendo em vista a extensão e a tentativa de construir uma visão panorâmica dessas práticas, a pesquisa se desenvolveu a partir da realização de uma etnografia do samba na cidade de Salvador, incluindo alguns eventos de diferentes tipos e dimensões, destacando a Caminhada do Samba, realizada anualmente na cidade, desde 2005, no percurso carnavalesco do centro da cidade, dentro das comemorações do mês da consciência negra (novembro) e do Dia do Samba (2 de dezembro). A conclusão nos revelou que a retomada do samba em Salvador demonstra que o samba integra o modo de viver da população negro e mestiça da cidade, como base musical e simbólica das suas práticas culturais, sobretudo para enfrentar os embates segregacionistas que, historicamente, marcaram essas práticas e garantir a preservação do samba mediante constante renovação, conforme o contexto sociocultural da cidade.The purpose of this work is to contribute to the study of the samba dance style and music genre in the Greater Salvador area. It starts from the perception that, after a certain "invisibility" experienced with the rise of axé music in the 1980s, urban samba with an Afro-Bahian tradition has reappeared in Salvador in the last two decades in various events, which constitute in new spaces of socialization and leisure that recreate and maintain the traditional ways of making samba in the city. These ways of making samba are inserted in the current scenario of market production and media dissemination of the music produced in Bahia, as well as in the context of spectacularization that marks the culture in contemporary societies. In an attempt to map its extent and to build a panoramic view of these practices, this research was developed as an ethnography of the samba in the Greater Salvador area, including some events of different types and dimensions, highlighting especially a few major events like the Caminhada do Samba parade, held every year since 2005 during the carnival festivity, the celebrations of the Black Awareness month (in November) and the Samba Day in early December. The study concludes that the resumption of samba in Salvador demonstrates that samba integrates the way of life of the black and mestizo population of the city, as a musical and symbolic basis of their cultural practices, especially to face the segregationist clashes that, historically, marked these practices and guarantee the preservation of samba through constant renewal, influenced by the city’s cultural context.Submitted by Sirleide Oliveira (oliveirasirleide@gmail.com) on 2023-10-16T11:31:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Sirleide_Oliveira_2023_Tese_Etnografia_do_Samba_Full.pdf: 8021645 bytes, checksum: 5f2efbdef85ce3e07e3fde9e94117711 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-10-17T11:50:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Sirleide_Oliveira_2023_Tese_Etnografia_do_Samba_Full.pdf: 8021645 bytes, checksum: 5f2efbdef85ce3e07e3fde9e94117711 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-17T11:50:29Z (GMT). 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