Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Mônica Vianna de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18115
Resumo: Pensar o trabalho de ator no contexto de um treinamento específico é atentar para as demandas deste ator, é proporcionar-lhe um solo fértil e seguro de trabalho, construído cotidianamente, como resultado de um esforço e necessidade pessoal de cada um. No curso/treinamento Improvisação por Princípios o que se buscou foi justamente a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de cada ator-em-treinamento e mais do que tudo um espaço de construção de uma autonomia, que quando conquistada pelo ator, segue consigo por toda uma trajetória profissional. O que se entendeu aqui é que a Improvisação como base de treinamento para o ator propicia a este as circunstâncias para a percepção, conscientização e desenvolvimento em sua prática, dos Princípios que regem o trabalho de atuação. Tais Princípios, identificados nas vivências e reflexões de diversos profissionais das artes cênicas, de ontem e de hoje, foram aqui categorizados e analisados, de modo a verificar sua essencialidade para o ofício do ator. A Improvisação, tida como Princípio e como estratégia de desenvolvimento de Princípios, foi experimentada em suas diferentes vertentes: recurso de preparação do ator; método de criação cênica e espetáculo em si, de modo que os atores tiveram, mediante uma série de apresentações de Improvisação, a oportunidade de se colocar diante de espectadores, experimentando esse encontro ainda em contexto de treinamento. A prática do Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau e a prática do Impro de Keith Johnstone, constituíram o suporte técnico que deu estrutura às Improvisações. Procurou-se estabelecer um diálogo constante com os atores-em-treinamento, de modo que a escrita da tese veicula sempre que possível suas vozes.
id UFBA-2_45c6debc878f87e9af1ea601fdebff32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18115
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mello, Mônica Vianna deSilva, Daniel Marques daSantos, Gláucio MachadoOliveira, Jacyan Castilho deCastro, Rita de Cassia de AlmeidaBonfitto, Matteo2015-10-13T14:38:06Z2015-10-13T14:38:06Z2015-10-132011-08-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18115Pensar o trabalho de ator no contexto de um treinamento específico é atentar para as demandas deste ator, é proporcionar-lhe um solo fértil e seguro de trabalho, construído cotidianamente, como resultado de um esforço e necessidade pessoal de cada um. No curso/treinamento Improvisação por Princípios o que se buscou foi justamente a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de cada ator-em-treinamento e mais do que tudo um espaço de construção de uma autonomia, que quando conquistada pelo ator, segue consigo por toda uma trajetória profissional. O que se entendeu aqui é que a Improvisação como base de treinamento para o ator propicia a este as circunstâncias para a percepção, conscientização e desenvolvimento em sua prática, dos Princípios que regem o trabalho de atuação. Tais Princípios, identificados nas vivências e reflexões de diversos profissionais das artes cênicas, de ontem e de hoje, foram aqui categorizados e analisados, de modo a verificar sua essencialidade para o ofício do ator. A Improvisação, tida como Princípio e como estratégia de desenvolvimento de Princípios, foi experimentada em suas diferentes vertentes: recurso de preparação do ator; método de criação cênica e espetáculo em si, de modo que os atores tiveram, mediante uma série de apresentações de Improvisação, a oportunidade de se colocar diante de espectadores, experimentando esse encontro ainda em contexto de treinamento. A prática do Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau e a prática do Impro de Keith Johnstone, constituíram o suporte técnico que deu estrutura às Improvisações. Procurou-se estabelecer um diálogo constante com os atores-em-treinamento, de modo que a escrita da tese veicula sempre que possível suas vozes.To think of the acting craft in a specific training context is to perceive the demands of this actor, it is to provide him with a secure and fertile ground for work, daily built, as a result of personal need and effort. What was searched for in the training course Improvisação por Princípios was the construction of a favorable environment for the development of each actor-in-training, and above all, a space for achieving an autonomy which, when conquered by the actor follows him throughout his professional carrier. What was understood here was that Improvisation as basis of training provides the actor the circumstances for perception, awareness and development in the practice of the Principles, which guide the craft. These Principles identified in the experience and reflection of several professionals of the dramatic arts, of all times, were categorized and analyzed in a way to certify their essentiality for the acting craft. Improvisation as a Principle and as a strategy of development of other Principles was experimented in its different aspects: resource for the preparation of actors, method for scene and spectacle creation, in a way that the actors had the opportunity of facing spectators in a series of presentation of Improvisations experimenting this encounter still in the context of training. The practice of Viewpoints by Anne Bogart and Tina Landau and the practice of Impro by Keith Johnstone were the technical support, which gave structure to the Improvisations. There was always the attempt to establish a dialogue among the actors-in-training in a way that their voices would mingle with the writing of the thesis.Submitted by Mônica Mello (monica_mello@terra.com.br) on 2015-07-05T13:33:33Z No. of bitstreams: 1 TESE DE DOUTORADO DE MÔNICA VIANNA DE MELLO 2011.pdf: 30711438 bytes, checksum: bbde4774c10e84ee8357c41f6d14b71a (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2015-10-13T14:38:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE DE DOUTORADO DE MÔNICA VIANNA DE MELLO 2011.pdf: 30711438 bytes, checksum: bbde4774c10e84ee8357c41f6d14b71a (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-13T14:38:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE DE DOUTORADO DE MÔNICA VIANNA DE MELLO 2011.pdf: 30711438 bytes, checksum: bbde4774c10e84ee8357c41f6d14b71a (MD5)CAPESInterpretação TeatralAtoresImprovisaçãoPrincípioTreinamentoImprovisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESE DE DOUTORADO DE MÔNICA VIANNA DE MELLO 2011.pdf.txtTESE DE DOUTORADO DE MÔNICA VIANNA DE MELLO 2011.pdf.txtExtracted texttext/plain673276https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18115/3/TESE%20DE%20DOUTORADO%20DE%20M%c3%94NICA%20VIANNA%20DE%20MELLO%202011.pdf.txt88c0ace1b186b7af11b28e197404d6d2MD53ORIGINALTESE DE DOUTORADO DE MÔNICA VIANNA DE MELLO 2011.pdfTESE DE DOUTORADO DE MÔNICA VIANNA DE MELLO 2011.pdfapplication/pdf30711438https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18115/1/TESE%20DE%20DOUTORADO%20DE%20M%c3%94NICA%20VIANNA%20DE%20MELLO%202011.pdfbbde4774c10e84ee8357c41f6d14b71aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18115/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/181152021-12-30 09:06:23.392oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T12:06:23Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
title Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
spellingShingle Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
Mello, Mônica Vianna de
Interpretação Teatral
Atores
Improvisação
Princípio
Treinamento
title_short Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
title_full Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
title_fullStr Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
title_full_unstemmed Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
title_sort Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator.
author Mello, Mônica Vianna de
author_facet Mello, Mônica Vianna de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Mônica Vianna de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Daniel Marques da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Gláucio Machado
Oliveira, Jacyan Castilho de
Castro, Rita de Cassia de Almeida
Bonfitto, Matteo
contributor_str_mv Silva, Daniel Marques da
Santos, Gláucio Machado
Oliveira, Jacyan Castilho de
Castro, Rita de Cassia de Almeida
Bonfitto, Matteo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Interpretação Teatral
topic Interpretação Teatral
Atores
Improvisação
Princípio
Treinamento
dc.subject.por.fl_str_mv Atores
Improvisação
Princípio
Treinamento
description Pensar o trabalho de ator no contexto de um treinamento específico é atentar para as demandas deste ator, é proporcionar-lhe um solo fértil e seguro de trabalho, construído cotidianamente, como resultado de um esforço e necessidade pessoal de cada um. No curso/treinamento Improvisação por Princípios o que se buscou foi justamente a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de cada ator-em-treinamento e mais do que tudo um espaço de construção de uma autonomia, que quando conquistada pelo ator, segue consigo por toda uma trajetória profissional. O que se entendeu aqui é que a Improvisação como base de treinamento para o ator propicia a este as circunstâncias para a percepção, conscientização e desenvolvimento em sua prática, dos Princípios que regem o trabalho de atuação. Tais Princípios, identificados nas vivências e reflexões de diversos profissionais das artes cênicas, de ontem e de hoje, foram aqui categorizados e analisados, de modo a verificar sua essencialidade para o ofício do ator. A Improvisação, tida como Princípio e como estratégia de desenvolvimento de Princípios, foi experimentada em suas diferentes vertentes: recurso de preparação do ator; método de criação cênica e espetáculo em si, de modo que os atores tiveram, mediante uma série de apresentações de Improvisação, a oportunidade de se colocar diante de espectadores, experimentando esse encontro ainda em contexto de treinamento. A prática do Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau e a prática do Impro de Keith Johnstone, constituíram o suporte técnico que deu estrutura às Improvisações. Procurou-se estabelecer um diálogo constante com os atores-em-treinamento, de modo que a escrita da tese veicula sempre que possível suas vozes.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-13T14:38:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-13T14:38:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18115
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18115/3/TESE%20DE%20DOUTORADO%20DE%20M%c3%94NICA%20VIANNA%20DE%20MELLO%202011.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18115/1/TESE%20DE%20DOUTORADO%20DE%20M%c3%94NICA%20VIANNA%20DE%20MELLO%202011.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18115/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 88c0ace1b186b7af11b28e197404d6d2
bbde4774c10e84ee8357c41f6d14b71a
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502562021539840