Redes e trajetórias transatlânticas de estudantes africanos e africanas na Unilab

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Autor(a) principal: Cardoso, Lauro José de Assunção Rosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39490
Resumo: Essa pesquisa busca compreender as redes, as relações de afeto, conflito, amizade e parentesco que se estabelecem entre os/as estudantes africanos/as da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), campus dos Malês, no Brasil. Em particular, a pesquisa foca nos/nas estudantes que, a partir de 2014, vieram estudar no campus dos Malês na Bahia e como eles/as constroem as suas relações na condição de estudantes em território brasileiro. Esses estudantes provêm dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Para a realização deste trabalho, foram realizadas conversas informais com os/as estudantes de origem africana da Unilab, levando em consideração os seus trânsitos e experiências em território brasileiro. Nesse sentido, foi possível observar que existem relações e redes transatlânticas, que conectam diferentes países e sociedades, envolvendo o processo de trânsito desses estudantes para o Brasil. Mas também, diferenças e conflitos existentes entre esses estudantes, provenientes de África, especialmente com os/as estudantes brasileiros/as e moradores franciscanos/as.
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Nesse sentido, foi possível observar que existem relações e redes transatlânticas, que conectam diferentes países e sociedades, envolvendo o processo de trânsito desses estudantes para o Brasil. Mas também, diferenças e conflitos existentes entre esses estudantes, provenientes de África, especialmente com os/as estudantes brasileiros/as e moradores franciscanos/as.This research seeks to understand the networks, the relationships of affection, conflict, friendship and kinship that are established among African students at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), Malês campus, in Brazil. In particular, the research focuses on the students who, from 2014 onwards, came to study at the Malês campus in Bahia and how they build their relationships as students in Brazilian territory. These students come from the Portuguese-speaking African countries (PALOP) and the Portuguese-speaking Community (CPLP), Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau, Mozambique and São Tomé and Príncipe. To carry out this work, informal conversations were held with students of African origin from Unilab, considering their transits and experiences in Brazilian territory. In this sense, it was possible to observe that there are transatlantic relations and networks, which connect different countries and societies. But also, differences and conflicts exist between these students, coming from Africa, especially with brazilian students and franciscan residents.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)African male and female studentsNetworksMalês campusUnilabCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAEstudantes africanos e africanasRedesCampus dos MalêsUnilabRedes e trajetórias transatlânticas de estudantes africanos e africanas na UnilabTransatlantic networks and trajectories of african male and african students at UnilabMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSanabria, Guillermo VegaSanabria, Guillermo VegaJoseph, HandersonMello, Marcelo Mourahttp://lattes.cnpq.br/3955908153805607Cardoso, Lauro José de Assunção RosaALMEIDA, Michele Santana Pacheco de. 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