Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9430 |
Resumo: | 457f. |
id |
UFBA-2_4654f2dad4edad2e6474c5865791b58a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/9430 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Schaffner, Carmen PaternostroSchaffner, Carmen PaternostroBião, Armindo Jorge de Carvalho2013-04-05T14:43:13Z2013-04-05T14:43:13Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9430457f.Esta tese trata do processo de modernização da criação artística iniciado em torno de 1900 na Alemanha, quando ocorreu uma ruptura no modo de pensar e de viver até então vigente, gerando movimentos como ―A Reforma de Vida‖, que revolucionaram a expressão corporal e a gestualidade, e elevaram a Ausdruckstanz (dança-expressão ou dança expressionista) a uma forma de conhecimento. O estudo analisa as conquistas da dança expressionista em 1914, no Monte Veritá, com o encontro de Rudolf Von Laban e Mary Wigman, reexamina o envolvimento deles com o nazismo, saindo em defesa de ambos em apreciação sob uma perspectiva histórica. Em seguida, aborda o desenvolvimento da dança do pós-guerra e as influências culturais dos países de ocupação, passando para o surgimento da geração de exalunos de Mary Wigman e Kurt Jooss, que, a partir de 1973, iniciam nova fase histórica da dança na Alemanha em Essen no âmbito da Escola Folkwang, em Wuppertal, com o desenvolvimento da dança-teatro da Pina Bausch; e em outros centros com o crescimento do teatro coreográfico de Johann Kresnik, inclusive suas experiências internacionais. Ambas essas tendências influenciaram meus trabalhos artísticos, especificamente, em aspectos interculturais e pós-dramáticos. Identificando as respectivas influências sobre a dança e o teatro coreografado no Brasil/Bahia, são analisadas duas montagens teatrais próprias, Dendê e Dengo (1990) e Merlin ou A Terra Deserta (1993). Esses trabalhos representam tanto uma síntese quanto uma recriação própria das experiências e conceitos culturais entrecruzados tratados ao longo da tese, enriquecidos pelas considerações da etnocenologia como chave complementar dessas produções baianas.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-21T10:44:46Z No. of bitstreams: 1 Tese%20Carmen%20Schaffner.pdf: 3332224 bytes, checksum: 348577fb11b5c4aa51cfa8ce880b76e0 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-05T14:43:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese%20Carmen%20Schaffner.pdf: 3332224 bytes, checksum: 348577fb11b5c4aa51cfa8ce880b76e0 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-05T14:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese%20Carmen%20Schaffner.pdf: 3332224 bytes, checksum: 348577fb11b5c4aa51cfa8ce880b76e0 (MD5) Previous issue date: 2011SalvadorAusdruckstanzDança-teatroTeatro coreografadoTeatro pós-dramáticoInterculturalidadeEtnocenologiaDa dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese%20Carmen%20Schaffner.pdfTese%20Carmen%20Schaffner.pdfapplication/pdf3332224https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9430/1/Tese%2520Carmen%2520Schaffner.pdf348577fb11b5c4aa51cfa8ce880b76e0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9430/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/94302022-07-05 14:03:01.195oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin |
title |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin |
spellingShingle |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin Schaffner, Carmen Paternostro Ausdruckstanz Dança-teatro Teatro coreografado Teatro pós-dramático Interculturalidade Etnocenologia |
title_short |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin |
title_full |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin |
title_fullStr |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin |
title_full_unstemmed |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin |
title_sort |
Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin |
author |
Schaffner, Carmen Paternostro |
author_facet |
Schaffner, Carmen Paternostro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaffner, Carmen Paternostro Schaffner, Carmen Paternostro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bião, Armindo Jorge de Carvalho |
contributor_str_mv |
Bião, Armindo Jorge de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ausdruckstanz Dança-teatro Teatro coreografado Teatro pós-dramático Interculturalidade Etnocenologia |
topic |
Ausdruckstanz Dança-teatro Teatro coreografado Teatro pós-dramático Interculturalidade Etnocenologia |
description |
457f. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-05T14:43:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-05T14:43:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9430 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9430/1/Tese%2520Carmen%2520Schaffner.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9430/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
348577fb11b5c4aa51cfa8ce880b76e0 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459426400567296 |