Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anita Cione Tavares Ferreira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27523
Resumo: Esta dissertação trata de um estudo de caso envolvendo a condução e análise de oficinas de teatro produzidas e ministradas pela pesquisadora com um grupo de teatro de uma comunidade socialmente vulnerável na área do parque de Pituaçu em Salvador, Bahia, a companhia teatral Na Boca de Cena. Procurou-se compreender os potenciais emancipatórios do método de investigação, como processo de conscientização e aprimoramento da linguagem teatral do grupo pela via da Educação Não Formal. O trabalho é vinculado à linha de pesquisa de Processos Educacionais em Artes Cênicas, fundamentado em pedagogias críticas e dialógicas como a Peça didática de Brecht, a Poética do oprimido de Boal e a obra do educador Paulo Freire. Foi também abordado o Teatro em Comunidades, eixo específico do campo da Pedagogia do Teatro. Na prática de campo foram utilizados jogos, improvisações e debates para o aprofundamento em questões sociais da comunidade. Concluiu-se que a metodologia empregada, além de ser de extrema utilidade em um teatro que vise estimular o desenvolvimento do artista de comunidades menos favorecidas, permite a provocação de problematizações políticas e sociais por meio do teatro como ferramenta popular para a discussão social coletiva.
id UFBA-2_476dab05df8e8b1ceea89971838bcf68
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27523
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Anita Cione Tavares Ferreira daSilva, Anita Cione Tavares Ferreira daGallo, Fabio DalGallo, Fabio DalMendonça, Célida SalumeCoutinho, Mariana Henriques2018-09-26T16:11:42Z2018-09-26T16:11:42Z2018-09-262014-02-12http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27523Esta dissertação trata de um estudo de caso envolvendo a condução e análise de oficinas de teatro produzidas e ministradas pela pesquisadora com um grupo de teatro de uma comunidade socialmente vulnerável na área do parque de Pituaçu em Salvador, Bahia, a companhia teatral Na Boca de Cena. Procurou-se compreender os potenciais emancipatórios do método de investigação, como processo de conscientização e aprimoramento da linguagem teatral do grupo pela via da Educação Não Formal. O trabalho é vinculado à linha de pesquisa de Processos Educacionais em Artes Cênicas, fundamentado em pedagogias críticas e dialógicas como a Peça didática de Brecht, a Poética do oprimido de Boal e a obra do educador Paulo Freire. Foi também abordado o Teatro em Comunidades, eixo específico do campo da Pedagogia do Teatro. Na prática de campo foram utilizados jogos, improvisações e debates para o aprofundamento em questões sociais da comunidade. Concluiu-se que a metodologia empregada, além de ser de extrema utilidade em um teatro que vise estimular o desenvolvimento do artista de comunidades menos favorecidas, permite a provocação de problematizações políticas e sociais por meio do teatro como ferramenta popular para a discussão social coletiva.This dissertation is about a study of case which deals with the performance and analyses of theater workshops produced and conducted by the researcher with a theater group of a socially vulnerable community in the area of Pituaçu Park in Salvador, Bahia state, named Na Boca de Cena. The goal was trying to understand the emancipatory potentials of the investigation method as a process of consciousness and improvement of the group via nonformal education. The work is linked to the line of research of Educational Processes in Performing Arts and based upon dialogical and critical pedagogies like the Learning play of Brecht, the Poetics of the oppressed of Boal and the work of the educator Paulo Freire. It was also addressed the Theater in Communities, an specific axis of study in the field of Pedagogy of Theater. In the field practice, games improvisations and debates were utilized to deepen the social issues of the community. It was concluded that the methodology employed, besides being extremelly useful in a theater method which aims to stimulate the development of the artist in underprivileged communities, allowing the raising up of political and social problematizations through theater as a tool used by the people to debate social and collective issues.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-09-25T19:21:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_de_Anita_Cione versão final mesmo (1).pdf: 9099224 bytes, checksum: 38b4804f8d0179c79a7d1e12cdd2ffa2 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-09-26T16:11:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_de_Anita_Cione versão final mesmo (1).pdf: 9099224 bytes, checksum: 38b4804f8d0179c79a7d1e12cdd2ffa2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-26T16:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_de_Anita_Cione versão final mesmo (1).pdf: 9099224 bytes, checksum: 38b4804f8d0179c79a7d1e12cdd2ffa2 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesTeatro na educaçãoTeatro do oprimidoTeatro e sociedadeTeatro - Estudo e ensinoTeatro comunitárioNa Boca de Cena (Companhia teatral)Theater of the oppressedTheater in communitiesTheater in educationTheater and societyTheater and societyTheater - Study and teachingEducação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_de_Anita_Cione versão final mesmo (1).pdfDissertação_de_Anita_Cione versão final mesmo (1).pdfapplication/pdf9099224https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27523/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Anita_Cione%20%20vers%c3%a3o%20final%20mesmo%20%281%29.pdf38b4804f8d0179c79a7d1e12cdd2ffa2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27523/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTDissertação_de_Anita_Cione versão final mesmo (1).pdf.txtDissertação_de_Anita_Cione versão final mesmo (1).pdf.txtExtracted texttext/plain482583https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27523/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Anita_Cione%20%20vers%c3%a3o%20final%20mesmo%20%281%29.pdf.txt90d468e35f52d547d0054bb6a7ac0028MD53ri/275232022-07-05 14:03:53.469oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
title Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
spellingShingle Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
Silva, Anita Cione Tavares Ferreira da
Lingüística, Letras e Artes
Teatro na educação
Teatro do oprimido
Teatro e sociedade
Teatro - Estudo e ensino
Teatro comunitário
Na Boca de Cena (Companhia teatral)
Theater of the oppressed
Theater in communities
Theater in education
Theater and society
Theater and society
Theater - Study and teaching
title_short Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
title_full Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
title_fullStr Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
title_full_unstemmed Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
title_sort Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena
author Silva, Anita Cione Tavares Ferreira da
author_facet Silva, Anita Cione Tavares Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anita Cione Tavares Ferreira da
Silva, Anita Cione Tavares Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gallo, Fabio Dal
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gallo, Fabio Dal
Mendonça, Célida Salume
Coutinho, Mariana Henriques
contributor_str_mv Gallo, Fabio Dal
Gallo, Fabio Dal
Mendonça, Célida Salume
Coutinho, Mariana Henriques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Teatro na educação
Teatro do oprimido
Teatro e sociedade
Teatro - Estudo e ensino
Teatro comunitário
Na Boca de Cena (Companhia teatral)
Theater of the oppressed
Theater in communities
Theater in education
Theater and society
Theater and society
Theater - Study and teaching
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro na educação
Teatro do oprimido
Teatro e sociedade
Teatro - Estudo e ensino
Teatro comunitário
Na Boca de Cena (Companhia teatral)
Theater of the oppressed
Theater in communities
Theater in education
Theater and society
Theater and society
Theater - Study and teaching
description Esta dissertação trata de um estudo de caso envolvendo a condução e análise de oficinas de teatro produzidas e ministradas pela pesquisadora com um grupo de teatro de uma comunidade socialmente vulnerável na área do parque de Pituaçu em Salvador, Bahia, a companhia teatral Na Boca de Cena. Procurou-se compreender os potenciais emancipatórios do método de investigação, como processo de conscientização e aprimoramento da linguagem teatral do grupo pela via da Educação Não Formal. O trabalho é vinculado à linha de pesquisa de Processos Educacionais em Artes Cênicas, fundamentado em pedagogias críticas e dialógicas como a Peça didática de Brecht, a Poética do oprimido de Boal e a obra do educador Paulo Freire. Foi também abordado o Teatro em Comunidades, eixo específico do campo da Pedagogia do Teatro. Na prática de campo foram utilizados jogos, improvisações e debates para o aprofundamento em questões sociais da comunidade. Concluiu-se que a metodologia empregada, além de ser de extrema utilidade em um teatro que vise estimular o desenvolvimento do artista de comunidades menos favorecidas, permite a provocação de problematizações políticas e sociais por meio do teatro como ferramenta popular para a discussão social coletiva.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-26T16:11:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-26T16:11:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27523
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27523/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Anita_Cione%20%20vers%c3%a3o%20final%20mesmo%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27523/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27523/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_de_Anita_Cione%20%20vers%c3%a3o%20final%20mesmo%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38b4804f8d0179c79a7d1e12cdd2ffa2
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
90d468e35f52d547d0054bb6a7ac0028
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459358915264512